Índice de dissimilaridade entre estudantes com necessidades educacionais específicas em Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17476 |
Resumo: | Este estudo objetiva verificar se existiu ou não segregação de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) em relação a alunos sem NEE no estado de Mato Grosso do Sul (MS) no período entre 2011 a 2020. Para atender a tal objetivo, a segregação foi calculada por meio do índice de dissimilaridade – utilizado para medir o quanto duas populações estão segregadas, em duas ou mais unidades espaciais – considerando estudantes com e sem NEE como populações e as escolas como unidades espaciais. Esse índice foi calculado para cada município de MS nos últimos 10 anos, com base nos microdados do Censo Escolar. Os resultados indicam para uma diminuição na curva de segregação dos alunos com NEE no estado em geral com notável redução dentro dos municípios polo da educação inclusiva. Entretanto, em municípios como Aquidauana, Anaurilândia, Camapuã, Ivinhema, entre outras, observou-se um significativo aumento no índice calculado. |
id |
UFMS-2_b3384abb53911b3d996e7539e9cab381 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17476 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Índice de dissimilaridade entre estudantes com necessidades educacionais específicas em Mato Grosso do SulEste estudo objetiva verificar se existiu ou não segregação de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) em relação a alunos sem NEE no estado de Mato Grosso do Sul (MS) no período entre 2011 a 2020. Para atender a tal objetivo, a segregação foi calculada por meio do índice de dissimilaridade – utilizado para medir o quanto duas populações estão segregadas, em duas ou mais unidades espaciais – considerando estudantes com e sem NEE como populações e as escolas como unidades espaciais. Esse índice foi calculado para cada município de MS nos últimos 10 anos, com base nos microdados do Censo Escolar. Os resultados indicam para uma diminuição na curva de segregação dos alunos com NEE no estado em geral com notável redução dentro dos municípios polo da educação inclusiva. Entretanto, em municípios como Aquidauana, Anaurilândia, Camapuã, Ivinhema, entre outras, observou-se um significativo aumento no índice calculado.Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1747610.55028/pdres.v10i25.17476Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 289-3062358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17476/13309Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVerão Françozo, RafaelMendes Fonseca, FabicianaPedrosa de Camargo, Flávia2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/17476Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Índice de dissimilaridade entre estudantes com necessidades educacionais específicas em Mato Grosso do Sul |
title |
Índice de dissimilaridade entre estudantes com necessidades educacionais específicas em Mato Grosso do Sul |
spellingShingle |
Índice de dissimilaridade entre estudantes com necessidades educacionais específicas em Mato Grosso do Sul Verão Françozo, Rafael |
title_short |
Índice de dissimilaridade entre estudantes com necessidades educacionais específicas em Mato Grosso do Sul |
title_full |
Índice de dissimilaridade entre estudantes com necessidades educacionais específicas em Mato Grosso do Sul |
title_fullStr |
Índice de dissimilaridade entre estudantes com necessidades educacionais específicas em Mato Grosso do Sul |
title_full_unstemmed |
Índice de dissimilaridade entre estudantes com necessidades educacionais específicas em Mato Grosso do Sul |
title_sort |
Índice de dissimilaridade entre estudantes com necessidades educacionais específicas em Mato Grosso do Sul |
author |
Verão Françozo, Rafael |
author_facet |
Verão Françozo, Rafael Mendes Fonseca, Fabiciana Pedrosa de Camargo, Flávia |
author_role |
author |
author2 |
Mendes Fonseca, Fabiciana Pedrosa de Camargo, Flávia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verão Françozo, Rafael Mendes Fonseca, Fabiciana Pedrosa de Camargo, Flávia |
description |
Este estudo objetiva verificar se existiu ou não segregação de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) em relação a alunos sem NEE no estado de Mato Grosso do Sul (MS) no período entre 2011 a 2020. Para atender a tal objetivo, a segregação foi calculada por meio do índice de dissimilaridade – utilizado para medir o quanto duas populações estão segregadas, em duas ou mais unidades espaciais – considerando estudantes com e sem NEE como populações e as escolas como unidades espaciais. Esse índice foi calculado para cada município de MS nos últimos 10 anos, com base nos microdados do Censo Escolar. Os resultados indicam para uma diminuição na curva de segregação dos alunos com NEE no estado em geral com notável redução dentro dos municípios polo da educação inclusiva. Entretanto, em municípios como Aquidauana, Anaurilândia, Camapuã, Ivinhema, entre outras, observou-se um significativo aumento no índice calculado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17476 10.55028/pdres.v10i25.17476 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17476 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i25.17476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17476/13309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 289-306 2358-1840 10.55028/pdres.v10i25 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247638200320 |