O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14998 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar o que diz a literatura sobre o cuidar e o educar exercidos por professores homens na educação infantil, bem como apresentar os desafios encontrados por eles no exercício cotidiano do magistério. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de palavras-chave constantes na pesquisa e suas combinações. Após a análise interpretativa de oito artigos selecionados, emergiram como núcleos temáticos: os desafios que os professores homens enfrentam no processo de cuidar e educar crianças e o crivo por qual passam para a sua aceitação enquanto docente da educação infantil. Ao final de nosso trabalho, consideramos que a docência nas escolas infantis requer conhecimentos próprios, que abarquem as complexidades das ações que ali se desenrolam, com objetivos de proporcionar o melhor desenvolvimento das crianças. Ressaltamos que o cuidar e o educar podem ser exercidos por qualquer docente, desde que estejam bem-preparados, pois aqui tratamos de profissionalismo frente à atuação e não de estereótipos sociais. Nisso, consideramos que, independentemente do gênero, qualquer professor pode executar a tarefa do cuidar e educar na educação infantil. |
id |
UFMS-2_b72916fa4be497420639299d032788c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/14998 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizadoEste trabalho tem por objetivo analisar o que diz a literatura sobre o cuidar e o educar exercidos por professores homens na educação infantil, bem como apresentar os desafios encontrados por eles no exercício cotidiano do magistério. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de palavras-chave constantes na pesquisa e suas combinações. Após a análise interpretativa de oito artigos selecionados, emergiram como núcleos temáticos: os desafios que os professores homens enfrentam no processo de cuidar e educar crianças e o crivo por qual passam para a sua aceitação enquanto docente da educação infantil. Ao final de nosso trabalho, consideramos que a docência nas escolas infantis requer conhecimentos próprios, que abarquem as complexidades das ações que ali se desenrolam, com objetivos de proporcionar o melhor desenvolvimento das crianças. Ressaltamos que o cuidar e o educar podem ser exercidos por qualquer docente, desde que estejam bem-preparados, pois aqui tratamos de profissionalismo frente à atuação e não de estereótipos sociais. Nisso, consideramos que, independentemente do gênero, qualquer professor pode executar a tarefa do cuidar e educar na educação infantil.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1499810.55028/pdres.v9i20.14998Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 91-1062358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14998/10830Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Duarte, Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Rodrigo GonçalvesGimenez, Roberto Martins, Ida Carneiro2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/14998Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado |
title |
O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado |
spellingShingle |
O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado Duarte, Leonardo Felipe Gonçalves |
title_short |
O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado |
title_full |
O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado |
title_fullStr |
O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado |
title_full_unstemmed |
O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado |
title_sort |
O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado |
author |
Duarte, Leonardo Felipe Gonçalves |
author_facet |
Duarte, Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Rodrigo Gonçalves Gimenez, Roberto Martins, Ida Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Rodrigo Gonçalves Gimenez, Roberto Martins, Ida Carneiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Rodrigo Gonçalves Gimenez, Roberto Martins, Ida Carneiro |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar o que diz a literatura sobre o cuidar e o educar exercidos por professores homens na educação infantil, bem como apresentar os desafios encontrados por eles no exercício cotidiano do magistério. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de palavras-chave constantes na pesquisa e suas combinações. Após a análise interpretativa de oito artigos selecionados, emergiram como núcleos temáticos: os desafios que os professores homens enfrentam no processo de cuidar e educar crianças e o crivo por qual passam para a sua aceitação enquanto docente da educação infantil. Ao final de nosso trabalho, consideramos que a docência nas escolas infantis requer conhecimentos próprios, que abarquem as complexidades das ações que ali se desenrolam, com objetivos de proporcionar o melhor desenvolvimento das crianças. Ressaltamos que o cuidar e o educar podem ser exercidos por qualquer docente, desde que estejam bem-preparados, pois aqui tratamos de profissionalismo frente à atuação e não de estereótipos sociais. Nisso, consideramos que, independentemente do gênero, qualquer professor pode executar a tarefa do cuidar e educar na educação infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14998 10.55028/pdres.v9i20.14998 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14998 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v9i20.14998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14998/10830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 91-106 2358-1840 10.55028/pdres.v9i20 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247281684480 |