O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Leonardo Felipe Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Duarte, Rodrigo Gonçalves, Gimenez, Roberto, Martins, Ida Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14998
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o que diz a literatura sobre o cuidar e o educar exercidos por professores homens na educação infantil, bem como apresentar os desafios encontrados por eles no exercício cotidiano do magistério. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de palavras-chave constantes na pesquisa e suas combinações. Após a análise interpretativa de oito artigos selecionados, emergiram como núcleos temáticos: os desafios que os professores homens enfrentam no processo de cuidar e educar crianças e o crivo por qual passam para a sua aceitação enquanto docente da educação infantil. Ao final de nosso trabalho, consideramos que a docência nas escolas infantis requer conhecimentos próprios, que abarquem as complexidades das ações que ali se desenrolam, com objetivos de proporcionar o melhor desenvolvimento das crianças. Ressaltamos que o cuidar e o educar podem ser exercidos por qualquer docente, desde que estejam bem-preparados, pois aqui tratamos de profissionalismo frente à atuação e não de estereótipos sociais. Nisso, consideramos que, independentemente do gênero, qualquer professor pode executar a tarefa do cuidar e educar na educação infantil.
id UFMS-2_b72916fa4be497420639299d032788c5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/14998
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizadoEste trabalho tem por objetivo analisar o que diz a literatura sobre o cuidar e o educar exercidos por professores homens na educação infantil, bem como apresentar os desafios encontrados por eles no exercício cotidiano do magistério. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de palavras-chave constantes na pesquisa e suas combinações. Após a análise interpretativa de oito artigos selecionados, emergiram como núcleos temáticos: os desafios que os professores homens enfrentam no processo de cuidar e educar crianças e o crivo por qual passam para a sua aceitação enquanto docente da educação infantil. Ao final de nosso trabalho, consideramos que a docência nas escolas infantis requer conhecimentos próprios, que abarquem as complexidades das ações que ali se desenrolam, com objetivos de proporcionar o melhor desenvolvimento das crianças. Ressaltamos que o cuidar e o educar podem ser exercidos por qualquer docente, desde que estejam bem-preparados, pois aqui tratamos de profissionalismo frente à atuação e não de estereótipos sociais. Nisso, consideramos que, independentemente do gênero, qualquer professor pode executar a tarefa do cuidar e educar na educação infantil.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1499810.55028/pdres.v9i20.14998Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 91-1062358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14998/10830Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Duarte, Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Rodrigo GonçalvesGimenez, Roberto Martins, Ida Carneiro2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/14998Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado
title O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado
spellingShingle O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado
Duarte, Leonardo Felipe Gonçalves
title_short O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado
title_full O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado
title_fullStr O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado
title_full_unstemmed O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado
title_sort O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado
author Duarte, Leonardo Felipe Gonçalves
author_facet Duarte, Leonardo Felipe Gonçalves
Duarte, Rodrigo Gonçalves
Gimenez, Roberto
Martins, Ida Carneiro
author_role author
author2 Duarte, Rodrigo Gonçalves
Gimenez, Roberto
Martins, Ida Carneiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Leonardo Felipe Gonçalves
Duarte, Rodrigo Gonçalves
Gimenez, Roberto
Martins, Ida Carneiro
description Este trabalho tem por objetivo analisar o que diz a literatura sobre o cuidar e o educar exercidos por professores homens na educação infantil, bem como apresentar os desafios encontrados por eles no exercício cotidiano do magistério. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de palavras-chave constantes na pesquisa e suas combinações. Após a análise interpretativa de oito artigos selecionados, emergiram como núcleos temáticos: os desafios que os professores homens enfrentam no processo de cuidar e educar crianças e o crivo por qual passam para a sua aceitação enquanto docente da educação infantil. Ao final de nosso trabalho, consideramos que a docência nas escolas infantis requer conhecimentos próprios, que abarquem as complexidades das ações que ali se desenrolam, com objetivos de proporcionar o melhor desenvolvimento das crianças. Ressaltamos que o cuidar e o educar podem ser exercidos por qualquer docente, desde que estejam bem-preparados, pois aqui tratamos de profissionalismo frente à atuação e não de estereótipos sociais. Nisso, consideramos que, independentemente do gênero, qualquer professor pode executar a tarefa do cuidar e educar na educação infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14998
10.55028/pdres.v9i20.14998
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14998
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i20.14998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14998/10830
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 91-106
2358-1840
10.55028/pdres.v9i20
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247281684480