Desenvolvimento profissional docente em um grupo colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães Teixeira, Paulo Jorge
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10651
Resumo: É um desafio escrever sobre formação de professores pela diversidade de correntes de pesquisadores - cada qual defendendo seu espaço político e ideológico-, e pela amplitude de temas que se conectam entre si. Mas, é preciso avançar e levantar novas questões de estudo - como é o propósito deste artigo ao abordar questões no universo da formação continuada de professores, em uma perspectiva crítico-reflexiva em um grupo colaborativo, indicado como espaço propício ao desenvolvimento de uma formação continuada. Traz-se à tona as dificuldades, preocupações e concepções de duas professoras recém formadas no exercício de pouco mais de um mês de docência. Trata-se de um estudo qualitativo, no seio de uma pesquisa-ação estratégica, com o lócus dos relatos feitos em um grupo colaborativo já consolidado. A coleta de dados objeto deste recorte foi feita por meio de perguntas dos membros do grupo colaborativo às duas professoras durante o encontro no qual elas se apresentaram, e feitas as primeiras colocações.  O estudo mostrou a necessidade de haver participação de professores – principalmente os recém ingressos no magistério – em grupos colaborativos, uma vez que nestes grupos encontram-se ambientes propícios ao desenvolvimento profissional. Nestes grupos as angústias e ansiedades – próprias do início da docência – encontram espaço para serem colocadas, ouvidas e refletidas em conjunto com professores mais experientes, fomentando trocas de saberes, conhecimentos e experiências formativas.
id UFMS-2_b7daa8239ab24f8624e43be50db06e9c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/10651
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional docente em um grupo colaborativoÉ um desafio escrever sobre formação de professores pela diversidade de correntes de pesquisadores - cada qual defendendo seu espaço político e ideológico-, e pela amplitude de temas que se conectam entre si. Mas, é preciso avançar e levantar novas questões de estudo - como é o propósito deste artigo ao abordar questões no universo da formação continuada de professores, em uma perspectiva crítico-reflexiva em um grupo colaborativo, indicado como espaço propício ao desenvolvimento de uma formação continuada. Traz-se à tona as dificuldades, preocupações e concepções de duas professoras recém formadas no exercício de pouco mais de um mês de docência. Trata-se de um estudo qualitativo, no seio de uma pesquisa-ação estratégica, com o lócus dos relatos feitos em um grupo colaborativo já consolidado. A coleta de dados objeto deste recorte foi feita por meio de perguntas dos membros do grupo colaborativo às duas professoras durante o encontro no qual elas se apresentaram, e feitas as primeiras colocações.  O estudo mostrou a necessidade de haver participação de professores – principalmente os recém ingressos no magistério – em grupos colaborativos, uma vez que nestes grupos encontram-se ambientes propícios ao desenvolvimento profissional. Nestes grupos as angústias e ansiedades – próprias do início da docência – encontram espaço para serem colocadas, ouvidas e refletidas em conjunto com professores mais experientes, fomentando trocas de saberes, conhecimentos e experiências formativas.Editora UFMS2021-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1065110.55028/pdres.v8i16.10651Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 25-402358-184010.55028/pdres.v8i16reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10651/8768Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães Teixeira, Paulo Jorge2022-05-27T01:40:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/10651Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:40:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente em um grupo colaborativo
title Desenvolvimento profissional docente em um grupo colaborativo
spellingShingle Desenvolvimento profissional docente em um grupo colaborativo
Magalhães Teixeira, Paulo Jorge
title_short Desenvolvimento profissional docente em um grupo colaborativo
title_full Desenvolvimento profissional docente em um grupo colaborativo
title_fullStr Desenvolvimento profissional docente em um grupo colaborativo
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional docente em um grupo colaborativo
title_sort Desenvolvimento profissional docente em um grupo colaborativo
author Magalhães Teixeira, Paulo Jorge
author_facet Magalhães Teixeira, Paulo Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães Teixeira, Paulo Jorge
description É um desafio escrever sobre formação de professores pela diversidade de correntes de pesquisadores - cada qual defendendo seu espaço político e ideológico-, e pela amplitude de temas que se conectam entre si. Mas, é preciso avançar e levantar novas questões de estudo - como é o propósito deste artigo ao abordar questões no universo da formação continuada de professores, em uma perspectiva crítico-reflexiva em um grupo colaborativo, indicado como espaço propício ao desenvolvimento de uma formação continuada. Traz-se à tona as dificuldades, preocupações e concepções de duas professoras recém formadas no exercício de pouco mais de um mês de docência. Trata-se de um estudo qualitativo, no seio de uma pesquisa-ação estratégica, com o lócus dos relatos feitos em um grupo colaborativo já consolidado. A coleta de dados objeto deste recorte foi feita por meio de perguntas dos membros do grupo colaborativo às duas professoras durante o encontro no qual elas se apresentaram, e feitas as primeiras colocações.  O estudo mostrou a necessidade de haver participação de professores – principalmente os recém ingressos no magistério – em grupos colaborativos, uma vez que nestes grupos encontram-se ambientes propícios ao desenvolvimento profissional. Nestes grupos as angústias e ansiedades – próprias do início da docência – encontram espaço para serem colocadas, ouvidas e refletidas em conjunto com professores mais experientes, fomentando trocas de saberes, conhecimentos e experiências formativas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10651
10.55028/pdres.v8i16.10651
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10651
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v8i16.10651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10651/8768
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 25-40
2358-1840
10.55028/pdres.v8i16
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246747959296