Contribuições de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional de professores da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12977
Resumo: Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática na Educação Infantil e participam de um grupo de estudos em Educação Matemática com características colaborativas. O objetivo foi analisar indícios de desenvolvimento profissional que tal participação proporciona aos docentes experientes e aos que estão em início de carreira. O enquadramento metodológico e os procedimentos de análise estão ancorados na pesquisa narrativa, entendida como uma forma de compreender a experiência e apresentá-la ao leitor. O corpus de análise foi constituído por transcrições de excertos das videogravações dos encontros, diferentes textos produzidos pelos professores e pela transcrição de entrevista com duas participantes. O texto de pesquisa foi elaborado de modo narrativo e diz respeito ao desenvolvimento profissional de duas professoras, uma experiente e outra iniciante, focando especialmente no que se refere às interferências e convergências observadas nas interações entre essas docentes no grupo de estudos. A análise do material empírico e das interlocuções com as professoras permitiu depreender que o contexto colaborativo se configurou como um ambiente de problematização e desnaturalização de algumas práticas e apoio às mudanças que reverberaram nas escolas de atuação das respectivas professoras, contribuindo para seu desenvolvimento profissional. Foi possível constatar que a interlocução com pessoas com diferentes saberes e excedentes de visão, em distintos momentos da carreira profissional, propicia uma condição favorável para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática na Educação Infantil
id CAMP_a24eded4f882aff406a55971e7674ca9
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361228
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Contribuições de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional de professores da infânciaContributions of a collaborative group for the professional development of early childhood teachersEducação matemáticaDesenvolvimento profissionalMathematics educationProfessional developmentGrupos ColaborativosArtigo originalResumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática na Educação Infantil e participam de um grupo de estudos em Educação Matemática com características colaborativas. O objetivo foi analisar indícios de desenvolvimento profissional que tal participação proporciona aos docentes experientes e aos que estão em início de carreira. O enquadramento metodológico e os procedimentos de análise estão ancorados na pesquisa narrativa, entendida como uma forma de compreender a experiência e apresentá-la ao leitor. O corpus de análise foi constituído por transcrições de excertos das videogravações dos encontros, diferentes textos produzidos pelos professores e pela transcrição de entrevista com duas participantes. O texto de pesquisa foi elaborado de modo narrativo e diz respeito ao desenvolvimento profissional de duas professoras, uma experiente e outra iniciante, focando especialmente no que se refere às interferências e convergências observadas nas interações entre essas docentes no grupo de estudos. A análise do material empírico e das interlocuções com as professoras permitiu depreender que o contexto colaborativo se configurou como um ambiente de problematização e desnaturalização de algumas práticas e apoio às mudanças que reverberaram nas escolas de atuação das respectivas professoras, contribuindo para seu desenvolvimento profissional. Foi possível constatar que a interlocução com pessoas com diferentes saberes e excedentes de visão, em distintos momentos da carreira profissional, propicia uma condição favorável para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática na Educação InfantilAbstract: This article is the result of a research regarding the professional development of teachers in Early Childhood Mathematical Education, who take part in a Mathematics Education study group that has a collaborative aspect. The aim of this study was to analyse signs of professional development that such participation provides to experienced professionals and those at the beginning of their careers. The methodical framework and analytical procedures are based on a narrative research, which is recognized as a possible course of action to understand the experience and bring forward to the reader. The corpus of analyses was composed of transcripts and passages of the recordings of the meetings, different writings produced by the teachers and the interview transcript with two participants. The research was produced in a narrative manner and pertains to the professional development of two teachers; an experienced and a novice one, focusing mainly on the interferences and correspondences observed in the interactions between both professionals in the study group. The analysis of the empirical research and the dialogues with the teachers allowed to infer that the collaborative setting would create problems and modifications about some teaching practices and support changes that resonate within their own schools, contributing to their professional development. It was possible to confirm that the discussions with people with distinct background knowledge and additional visions, in different stages of their professional career, provides a favourable condition to the professional development of the teacher who works in Early Childhood Mathematical EducationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12977ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de. Contribuições de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional de professores da infância. Com a Palavra, o Professor. Vitória da Conquista, BA : Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2021. Vol. 6. n. 14, pt. Número Temático: Grupos Colaborativos e Cooperativos na Educação Matemática (jan./abr., 2021), p. 271-291 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12977. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361228porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-09T16:48:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361228Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-09T16:48:22Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional de professores da infância
Contributions of a collaborative group for the professional development of early childhood teachers
title Contribuições de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional de professores da infância
spellingShingle Contribuições de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional de professores da infância
Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-
Educação matemática
Desenvolvimento profissional
Mathematics education
Professional development
Grupos Colaborativos
Artigo original
title_short Contribuições de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional de professores da infância
title_full Contribuições de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional de professores da infância
title_fullStr Contribuições de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional de professores da infância
title_full_unstemmed Contribuições de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional de professores da infância
title_sort Contribuições de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional de professores da infância
author Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-
author_facet Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Desenvolvimento profissional
Mathematics education
Professional development
Grupos Colaborativos
Artigo original
topic Educação matemática
Desenvolvimento profissional
Mathematics education
Professional development
Grupos Colaborativos
Artigo original
description Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática na Educação Infantil e participam de um grupo de estudos em Educação Matemática com características colaborativas. O objetivo foi analisar indícios de desenvolvimento profissional que tal participação proporciona aos docentes experientes e aos que estão em início de carreira. O enquadramento metodológico e os procedimentos de análise estão ancorados na pesquisa narrativa, entendida como uma forma de compreender a experiência e apresentá-la ao leitor. O corpus de análise foi constituído por transcrições de excertos das videogravações dos encontros, diferentes textos produzidos pelos professores e pela transcrição de entrevista com duas participantes. O texto de pesquisa foi elaborado de modo narrativo e diz respeito ao desenvolvimento profissional de duas professoras, uma experiente e outra iniciante, focando especialmente no que se refere às interferências e convergências observadas nas interações entre essas docentes no grupo de estudos. A análise do material empírico e das interlocuções com as professoras permitiu depreender que o contexto colaborativo se configurou como um ambiente de problematização e desnaturalização de algumas práticas e apoio às mudanças que reverberaram nas escolas de atuação das respectivas professoras, contribuindo para seu desenvolvimento profissional. Foi possível constatar que a interlocução com pessoas com diferentes saberes e excedentes de visão, em distintos momentos da carreira profissional, propicia uma condição favorável para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática na Educação Infantil
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12977
ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de. Contribuições de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional de professores da infância. Com a Palavra, o Professor. Vitória da Conquista, BA : Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2021. Vol. 6. n. 14, pt. Número Temático: Grupos Colaborativos e Cooperativos na Educação Matemática (jan./abr., 2021), p. 271-291 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12977. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12977
identifier_str_mv ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de. Contribuições de um grupo colaborativo no desenvolvimento profissional de professores da infância. Com a Palavra, o Professor. Vitória da Conquista, BA : Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2021. Vol. 6. n. 14, pt. Número Temático: Grupos Colaborativos e Cooperativos na Educação Matemática (jan./abr., 2021), p. 271-291 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12977. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361228
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832613031936