Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é propor argumentos que responda à questão: Por que a Etnomatemática pode contribuir para o processo de Inclusão Escolar? Para tanto, serão revisitados alguns percursos teórico-metodológicos da pesquisa de mestrado A Etnomatemática no contexto do Ensino Inclusivo: possibilidades e desafios, finalizada em 2008, abordando conceitos da Etnomatemática e da Educação Inclusiva. Além disso, serão exercitadas algumas ligações entre estas duas áreas, ressaltando a importância das posturas de respeito, cooperação, solidariedade e diálogo simétrico. Esses pressupostos teóricos, corroborados com os dados produzidos no trabalho de campo, irão nos permitir ressaltar algumas práticas educativas, que alinhadas à Etnomatemática, podem contribuir para a Inclusão Escolar. A pretensão não é ter a prescrição de receitas a serem executadas, mas vislumbrar algumas possibilidades para Inclusão Escolar. |
id |
UFMS-2_b7eb100996776c3091a2dbb450738a97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/5151 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar?Educação Matemática. Educação Inclusiva. Exclusão.O objetivo deste ensaio é propor argumentos que responda à questão: Por que a Etnomatemática pode contribuir para o processo de Inclusão Escolar? Para tanto, serão revisitados alguns percursos teórico-metodológicos da pesquisa de mestrado A Etnomatemática no contexto do Ensino Inclusivo: possibilidades e desafios, finalizada em 2008, abordando conceitos da Etnomatemática e da Educação Inclusiva. Além disso, serão exercitadas algumas ligações entre estas duas áreas, ressaltando a importância das posturas de respeito, cooperação, solidariedade e diálogo simétrico. Esses pressupostos teóricos, corroborados com os dados produzidos no trabalho de campo, irão nos permitir ressaltar algumas práticas educativas, que alinhadas à Etnomatemática, podem contribuir para a Inclusão Escolar. A pretensão não é ter a prescrição de receitas a serem executadas, mas vislumbrar algumas possibilidades para Inclusão Escolar.Editora UFMS2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 120-1332358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151/4668https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151/6684https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151/6685Rodrigues, Thiago Dondainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T17:40:00Zoai:periodicos.ufms.br:article/5151Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2018-08-18T17:40Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar? |
title |
Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar? |
spellingShingle |
Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar? Rodrigues, Thiago Donda Educação Matemática. Educação Inclusiva. Exclusão. |
title_short |
Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar? |
title_full |
Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar? |
title_fullStr |
Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar? |
title_full_unstemmed |
Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar? |
title_sort |
Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar? |
author |
Rodrigues, Thiago Donda |
author_facet |
Rodrigues, Thiago Donda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Thiago Donda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Educação Inclusiva. Exclusão. |
topic |
Educação Matemática. Educação Inclusiva. Exclusão. |
description |
O objetivo deste ensaio é propor argumentos que responda à questão: Por que a Etnomatemática pode contribuir para o processo de Inclusão Escolar? Para tanto, serão revisitados alguns percursos teórico-metodológicos da pesquisa de mestrado A Etnomatemática no contexto do Ensino Inclusivo: possibilidades e desafios, finalizada em 2008, abordando conceitos da Etnomatemática e da Educação Inclusiva. Além disso, serão exercitadas algumas ligações entre estas duas áreas, ressaltando a importância das posturas de respeito, cooperação, solidariedade e diálogo simétrico. Esses pressupostos teóricos, corroborados com os dados produzidos no trabalho de campo, irão nos permitir ressaltar algumas práticas educativas, que alinhadas à Etnomatemática, podem contribuir para a Inclusão Escolar. A pretensão não é ter a prescrição de receitas a serem executadas, mas vislumbrar algumas possibilidades para Inclusão Escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151/4668 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151/6684 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151/6685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 120-133 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246296023040 |