Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Thiago Donda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151
Resumo: O objetivo deste ensaio é propor argumentos que responda à questão: Por que a Etnomatemática pode contribuir para o processo de Inclusão Escolar? Para tanto, serão revisitados alguns percursos teórico-metodológicos da pesquisa de mestrado A Etnomatemática no contexto do Ensino Inclusivo: possibilidades e desafios, finalizada em 2008, abordando conceitos da Etnomatemática e da Educação Inclusiva. Além disso, serão exercitadas algumas ligações entre estas duas áreas, ressaltando a importância das posturas de respeito, cooperação, solidariedade e diálogo simétrico. Esses pressupostos teóricos, corroborados com os dados produzidos no trabalho de campo, irão nos permitir ressaltar algumas práticas educativas, que alinhadas à Etnomatemática, podem contribuir para a Inclusão Escolar. A pretensão não é ter a prescrição de receitas a serem executadas, mas vislumbrar algumas possibilidades para Inclusão Escolar.
id UFMS-2_b7eb100996776c3091a2dbb450738a97
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/5151
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar?Educação Matemática. Educação Inclusiva. Exclusão.O objetivo deste ensaio é propor argumentos que responda à questão: Por que a Etnomatemática pode contribuir para o processo de Inclusão Escolar? Para tanto, serão revisitados alguns percursos teórico-metodológicos da pesquisa de mestrado A Etnomatemática no contexto do Ensino Inclusivo: possibilidades e desafios, finalizada em 2008, abordando conceitos da Etnomatemática e da Educação Inclusiva. Além disso, serão exercitadas algumas ligações entre estas duas áreas, ressaltando a importância das posturas de respeito, cooperação, solidariedade e diálogo simétrico. Esses pressupostos teóricos, corroborados com os dados produzidos no trabalho de campo, irão nos permitir ressaltar algumas práticas educativas, que alinhadas à Etnomatemática, podem contribuir para a Inclusão Escolar. A pretensão não é ter a prescrição de receitas a serem executadas, mas vislumbrar algumas possibilidades para Inclusão Escolar.Editora UFMS2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 120-1332358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151/4668https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151/6684https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151/6685Rodrigues, Thiago Dondainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T17:40:00Zoai:periodicos.ufms.br:article/5151Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2018-08-18T17:40Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar?
title Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar?
spellingShingle Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar?
Rodrigues, Thiago Donda
Educação Matemática. Educação Inclusiva. Exclusão.
title_short Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar?
title_full Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar?
title_fullStr Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar?
title_full_unstemmed Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar?
title_sort Por que a Etnomatemática Pode Contribuir para o processo de inclusão escolar?
author Rodrigues, Thiago Donda
author_facet Rodrigues, Thiago Donda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Thiago Donda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Educação Inclusiva. Exclusão.
topic Educação Matemática. Educação Inclusiva. Exclusão.
description O objetivo deste ensaio é propor argumentos que responda à questão: Por que a Etnomatemática pode contribuir para o processo de Inclusão Escolar? Para tanto, serão revisitados alguns percursos teórico-metodológicos da pesquisa de mestrado A Etnomatemática no contexto do Ensino Inclusivo: possibilidades e desafios, finalizada em 2008, abordando conceitos da Etnomatemática e da Educação Inclusiva. Além disso, serão exercitadas algumas ligações entre estas duas áreas, ressaltando a importância das posturas de respeito, cooperação, solidariedade e diálogo simétrico. Esses pressupostos teóricos, corroborados com os dados produzidos no trabalho de campo, irão nos permitir ressaltar algumas práticas educativas, que alinhadas à Etnomatemática, podem contribuir para a Inclusão Escolar. A pretensão não é ter a prescrição de receitas a serem executadas, mas vislumbrar algumas possibilidades para Inclusão Escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151/4668
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151/6684
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5151/6685
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 120-133
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246296023040