O pensamento queer nos escritos de Guacira Lopes Louro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15870 |
Resumo: | O artigo é de perspectiva documental e bibliográfica, apresentando pistas teóricas sobre o pensamento educacional queer de Guacira Lopes Louro, com fins de problematizar a educação sexual, a escola e a formação de professoras e professores. Entendemos que o dispositivo da pedagogia normalizadora, através de suas operações heteronormativas, produz assujeitamentos violentos, aviltantes e sistemáticos para realizar o apagamento e a subalternização das sexualidades qualificadas como abjetas, periféricas ou anormais. A educação problematizadora, com disposição queer, sinaliza possibilidades para a educação e a educação sexual em uma perspectiva Pós-crítica de cidadania. |
id |
UFMS-2_c288a7a370931ab9ab08b1eda6955497 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/15870 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
O pensamento queer nos escritos de Guacira Lopes LouroO artigo é de perspectiva documental e bibliográfica, apresentando pistas teóricas sobre o pensamento educacional queer de Guacira Lopes Louro, com fins de problematizar a educação sexual, a escola e a formação de professoras e professores. Entendemos que o dispositivo da pedagogia normalizadora, através de suas operações heteronormativas, produz assujeitamentos violentos, aviltantes e sistemáticos para realizar o apagamento e a subalternização das sexualidades qualificadas como abjetas, periféricas ou anormais. A educação problematizadora, com disposição queer, sinaliza possibilidades para a educação e a educação sexual em uma perspectiva Pós-crítica de cidadania.Editora UFMS2023-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1587010.55028/pdres.v10i23.15870Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 428-4482358-184010.55028/pdres.v10i22reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15870/12363Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Alexsandra Gomes Sá-Silva, Jackson Ronie 2023-02-06T11:17:36Zoai:periodicos.ufms.br:article/15870Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-02-06T11:17:36Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pensamento queer nos escritos de Guacira Lopes Louro |
title |
O pensamento queer nos escritos de Guacira Lopes Louro |
spellingShingle |
O pensamento queer nos escritos de Guacira Lopes Louro Barros, Alexsandra Gomes |
title_short |
O pensamento queer nos escritos de Guacira Lopes Louro |
title_full |
O pensamento queer nos escritos de Guacira Lopes Louro |
title_fullStr |
O pensamento queer nos escritos de Guacira Lopes Louro |
title_full_unstemmed |
O pensamento queer nos escritos de Guacira Lopes Louro |
title_sort |
O pensamento queer nos escritos de Guacira Lopes Louro |
author |
Barros, Alexsandra Gomes |
author_facet |
Barros, Alexsandra Gomes Sá-Silva, Jackson Ronie |
author_role |
author |
author2 |
Sá-Silva, Jackson Ronie |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Alexsandra Gomes Sá-Silva, Jackson Ronie |
description |
O artigo é de perspectiva documental e bibliográfica, apresentando pistas teóricas sobre o pensamento educacional queer de Guacira Lopes Louro, com fins de problematizar a educação sexual, a escola e a formação de professoras e professores. Entendemos que o dispositivo da pedagogia normalizadora, através de suas operações heteronormativas, produz assujeitamentos violentos, aviltantes e sistemáticos para realizar o apagamento e a subalternização das sexualidades qualificadas como abjetas, periféricas ou anormais. A educação problematizadora, com disposição queer, sinaliza possibilidades para a educação e a educação sexual em uma perspectiva Pós-crítica de cidadania. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15870 10.55028/pdres.v10i23.15870 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15870 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i23.15870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15870/12363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 428-448 2358-1840 10.55028/pdres.v10i22 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247366619136 |