A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Dartel Ferrari
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15864
Resumo: A síndrome do impostor é um transtorno psicológico vinculado às experiências de dúvida doentia manifestada por pessoas que percebem o sucesso como acidental. É baseada na impressão de camuflar o medo de ver a suposta incompetência descoberta. A intensificação do problema tende de arrastar comorbidades e suas consequências. Apesar de sua alta prevalência, há poucas informações sobre a natureza dessa síndrome e a oferta de ferramentas preventivas. Este ensaio teórico pretende ampliar a compreensão da dimensão cognitiva manifestada por professores impostores, destacando o sofrimento emocional e a autoimagem negativa associada à essa síndrome; ampliando a conscientização desse transtorno e fornecendo rotas de enfrentamento, baseadas na (re)educação das manifestações da síndrome; no fortalecimento de um estilo racional de (re)pensar a docência diante os fracassos; na redução de atitudes comparativas de busca de aprovação externa; no estabelecimento de formas mais realista de prever as metas do desempenho acadêmico e na autoaceitação incondicional de si mesmo.
id UFMS-2_c7635984644e8d0e2888fa132dd618b8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/15864
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professoresA síndrome do impostor é um transtorno psicológico vinculado às experiências de dúvida doentia manifestada por pessoas que percebem o sucesso como acidental. É baseada na impressão de camuflar o medo de ver a suposta incompetência descoberta. A intensificação do problema tende de arrastar comorbidades e suas consequências. Apesar de sua alta prevalência, há poucas informações sobre a natureza dessa síndrome e a oferta de ferramentas preventivas. Este ensaio teórico pretende ampliar a compreensão da dimensão cognitiva manifestada por professores impostores, destacando o sofrimento emocional e a autoimagem negativa associada à essa síndrome; ampliando a conscientização desse transtorno e fornecendo rotas de enfrentamento, baseadas na (re)educação das manifestações da síndrome; no fortalecimento de um estilo racional de (re)pensar a docência diante os fracassos; na redução de atitudes comparativas de busca de aprovação externa; no estabelecimento de formas mais realista de prever as metas do desempenho acadêmico e na autoaceitação incondicional de si mesmo.Editora UFMS2023-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1586410.55028/pdres.v10i23.15864Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 144-1582358-184010.55028/pdres.v10i22reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15864/12379Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Dartel Ferrari2023-02-06T11:17:36Zoai:periodicos.ufms.br:article/15864Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-02-06T11:17:36Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores
title A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores
spellingShingle A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores
Lima, Dartel Ferrari
title_short A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores
title_full A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores
title_fullStr A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores
title_full_unstemmed A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores
title_sort A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores
author Lima, Dartel Ferrari
author_facet Lima, Dartel Ferrari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Dartel Ferrari
description A síndrome do impostor é um transtorno psicológico vinculado às experiências de dúvida doentia manifestada por pessoas que percebem o sucesso como acidental. É baseada na impressão de camuflar o medo de ver a suposta incompetência descoberta. A intensificação do problema tende de arrastar comorbidades e suas consequências. Apesar de sua alta prevalência, há poucas informações sobre a natureza dessa síndrome e a oferta de ferramentas preventivas. Este ensaio teórico pretende ampliar a compreensão da dimensão cognitiva manifestada por professores impostores, destacando o sofrimento emocional e a autoimagem negativa associada à essa síndrome; ampliando a conscientização desse transtorno e fornecendo rotas de enfrentamento, baseadas na (re)educação das manifestações da síndrome; no fortalecimento de um estilo racional de (re)pensar a docência diante os fracassos; na redução de atitudes comparativas de busca de aprovação externa; no estabelecimento de formas mais realista de prever as metas do desempenho acadêmico e na autoaceitação incondicional de si mesmo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15864
10.55028/pdres.v10i23.15864
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15864
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i23.15864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15864/12379
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 144-158
2358-1840
10.55028/pdres.v10i22
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247362424832