A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15864 |
Resumo: | A síndrome do impostor é um transtorno psicológico vinculado às experiências de dúvida doentia manifestada por pessoas que percebem o sucesso como acidental. É baseada na impressão de camuflar o medo de ver a suposta incompetência descoberta. A intensificação do problema tende de arrastar comorbidades e suas consequências. Apesar de sua alta prevalência, há poucas informações sobre a natureza dessa síndrome e a oferta de ferramentas preventivas. Este ensaio teórico pretende ampliar a compreensão da dimensão cognitiva manifestada por professores impostores, destacando o sofrimento emocional e a autoimagem negativa associada à essa síndrome; ampliando a conscientização desse transtorno e fornecendo rotas de enfrentamento, baseadas na (re)educação das manifestações da síndrome; no fortalecimento de um estilo racional de (re)pensar a docência diante os fracassos; na redução de atitudes comparativas de busca de aprovação externa; no estabelecimento de formas mais realista de prever as metas do desempenho acadêmico e na autoaceitação incondicional de si mesmo. |
id |
UFMS-2_c7635984644e8d0e2888fa132dd618b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/15864 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professoresA síndrome do impostor é um transtorno psicológico vinculado às experiências de dúvida doentia manifestada por pessoas que percebem o sucesso como acidental. É baseada na impressão de camuflar o medo de ver a suposta incompetência descoberta. A intensificação do problema tende de arrastar comorbidades e suas consequências. Apesar de sua alta prevalência, há poucas informações sobre a natureza dessa síndrome e a oferta de ferramentas preventivas. Este ensaio teórico pretende ampliar a compreensão da dimensão cognitiva manifestada por professores impostores, destacando o sofrimento emocional e a autoimagem negativa associada à essa síndrome; ampliando a conscientização desse transtorno e fornecendo rotas de enfrentamento, baseadas na (re)educação das manifestações da síndrome; no fortalecimento de um estilo racional de (re)pensar a docência diante os fracassos; na redução de atitudes comparativas de busca de aprovação externa; no estabelecimento de formas mais realista de prever as metas do desempenho acadêmico e na autoaceitação incondicional de si mesmo.Editora UFMS2023-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1586410.55028/pdres.v10i23.15864Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 144-1582358-184010.55028/pdres.v10i22reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15864/12379Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Dartel Ferrari2023-02-06T11:17:36Zoai:periodicos.ufms.br:article/15864Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-02-06T11:17:36Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores |
title |
A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores |
spellingShingle |
A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores Lima, Dartel Ferrari |
title_short |
A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores |
title_full |
A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores |
title_fullStr |
A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores |
title_full_unstemmed |
A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores |
title_sort |
A síndrome do impostor: um olhar para a saúde mental de professores |
author |
Lima, Dartel Ferrari |
author_facet |
Lima, Dartel Ferrari |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Dartel Ferrari |
description |
A síndrome do impostor é um transtorno psicológico vinculado às experiências de dúvida doentia manifestada por pessoas que percebem o sucesso como acidental. É baseada na impressão de camuflar o medo de ver a suposta incompetência descoberta. A intensificação do problema tende de arrastar comorbidades e suas consequências. Apesar de sua alta prevalência, há poucas informações sobre a natureza dessa síndrome e a oferta de ferramentas preventivas. Este ensaio teórico pretende ampliar a compreensão da dimensão cognitiva manifestada por professores impostores, destacando o sofrimento emocional e a autoimagem negativa associada à essa síndrome; ampliando a conscientização desse transtorno e fornecendo rotas de enfrentamento, baseadas na (re)educação das manifestações da síndrome; no fortalecimento de um estilo racional de (re)pensar a docência diante os fracassos; na redução de atitudes comparativas de busca de aprovação externa; no estabelecimento de formas mais realista de prever as metas do desempenho acadêmico e na autoaceitação incondicional de si mesmo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15864 10.55028/pdres.v10i23.15864 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15864 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i23.15864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15864/12379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 144-158 2358-1840 10.55028/pdres.v10i22 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247362424832 |