A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montanari, Elen Saluana da Silva Buffo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Milene Bartolomei, Maciel, Carina Elisabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433
Resumo: Com o objetivo de garantir a criança e adolescente hospitalizado um programa de educação, recreação e acompanhamento curricular durante sua permanência no hospital, o Atendimento Educacional em Ambiente hospitalar surge em meados do século XX. Com isso, buscamos discutir a Política Nacional de Educação focada no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar os desafios e possibilidades de atuação dos professores no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar, pontuando de forma breve o seu momento histórico no Brasil, o funcionamento neste ambiente dentro do estado de Mato Grosso do Sul e a atuação dos professores neste contexto hospitalar. O levantamento bibliográfico realizado inicialmente na metodologia da pesquisa contempla a legislação existente sobre a garantia do atendimento as crianças e jovens hospitalizados, porém pouco reconhecido como um direito da criança e do adolescente. A pesquisa de campo investigativa exploratória foi realizada no município de Campo Grande/MS, com 20 professores, mediante utilização de um questionário semiaberto. A reflexão é feita por meio das narrativas dos professores entrevistados e, a partir da atuação pedagógica no ambiente hospitalar, priorizando a formação continuada para professores atuarem neste contexto. Consideramos que possuir uma especialização não é o suficiente, é necessária formação continuada a estes professores. Existem garantias em leis de formação continuada a estes profissionais, porém existem lacunas para o amparo relacionado a formação desses profissionais. Verificamos a necessidade de ampliar e investir na capacitação dos professores hospitalares, sendo uma necessidade constante, que precisa ter um olhar das políticas públicas, pois pouco tem sido feito para as práticas educacionais da Classe Hospitalar.
id UFMS-2_cc65bc1ee778a3df979e5e94615d3f0e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/8433
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidadesAtendimento Educacional em Ambiente HospitalarEducaçãoFormação Continuada.Com o objetivo de garantir a criança e adolescente hospitalizado um programa de educação, recreação e acompanhamento curricular durante sua permanência no hospital, o Atendimento Educacional em Ambiente hospitalar surge em meados do século XX. Com isso, buscamos discutir a Política Nacional de Educação focada no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar os desafios e possibilidades de atuação dos professores no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar, pontuando de forma breve o seu momento histórico no Brasil, o funcionamento neste ambiente dentro do estado de Mato Grosso do Sul e a atuação dos professores neste contexto hospitalar. O levantamento bibliográfico realizado inicialmente na metodologia da pesquisa contempla a legislação existente sobre a garantia do atendimento as crianças e jovens hospitalizados, porém pouco reconhecido como um direito da criança e do adolescente. A pesquisa de campo investigativa exploratória foi realizada no município de Campo Grande/MS, com 20 professores, mediante utilização de um questionário semiaberto. A reflexão é feita por meio das narrativas dos professores entrevistados e, a partir da atuação pedagógica no ambiente hospitalar, priorizando a formação continuada para professores atuarem neste contexto. Consideramos que possuir uma especialização não é o suficiente, é necessária formação continuada a estes professores. Existem garantias em leis de formação continuada a estes profissionais, porém existem lacunas para o amparo relacionado a formação desses profissionais. Verificamos a necessidade de ampliar e investir na capacitação dos professores hospitalares, sendo uma necessidade constante, que precisa ter um olhar das políticas públicas, pois pouco tem sido feito para as práticas educacionais da Classe Hospitalar.Editora UFMS2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 6-282358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433/7071Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMontanari, Elen Saluana da Silva BuffoSilva, Milene BartolomeiMaciel, Carina Elisabeth2022-05-27T01:35:44Zoai:periodicos.ufms.br:article/8433Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:35:44Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades
title A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades
spellingShingle A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades
Montanari, Elen Saluana da Silva Buffo
Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar
Educação
Formação Continuada.
title_short A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades
title_full A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades
title_fullStr A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades
title_sort A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades
author Montanari, Elen Saluana da Silva Buffo
author_facet Montanari, Elen Saluana da Silva Buffo
Silva, Milene Bartolomei
Maciel, Carina Elisabeth
author_role author
author2 Silva, Milene Bartolomei
Maciel, Carina Elisabeth
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montanari, Elen Saluana da Silva Buffo
Silva, Milene Bartolomei
Maciel, Carina Elisabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar
Educação
Formação Continuada.
topic Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar
Educação
Formação Continuada.
description Com o objetivo de garantir a criança e adolescente hospitalizado um programa de educação, recreação e acompanhamento curricular durante sua permanência no hospital, o Atendimento Educacional em Ambiente hospitalar surge em meados do século XX. Com isso, buscamos discutir a Política Nacional de Educação focada no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar os desafios e possibilidades de atuação dos professores no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar, pontuando de forma breve o seu momento histórico no Brasil, o funcionamento neste ambiente dentro do estado de Mato Grosso do Sul e a atuação dos professores neste contexto hospitalar. O levantamento bibliográfico realizado inicialmente na metodologia da pesquisa contempla a legislação existente sobre a garantia do atendimento as crianças e jovens hospitalizados, porém pouco reconhecido como um direito da criança e do adolescente. A pesquisa de campo investigativa exploratória foi realizada no município de Campo Grande/MS, com 20 professores, mediante utilização de um questionário semiaberto. A reflexão é feita por meio das narrativas dos professores entrevistados e, a partir da atuação pedagógica no ambiente hospitalar, priorizando a formação continuada para professores atuarem neste contexto. Consideramos que possuir uma especialização não é o suficiente, é necessária formação continuada a estes professores. Existem garantias em leis de formação continuada a estes profissionais, porém existem lacunas para o amparo relacionado a formação desses profissionais. Verificamos a necessidade de ampliar e investir na capacitação dos professores hospitalares, sendo uma necessidade constante, que precisa ter um olhar das políticas públicas, pois pouco tem sido feito para as práticas educacionais da Classe Hospitalar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433/7071
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 6-28
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246364180480