A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433 |
Resumo: | Com o objetivo de garantir a criança e adolescente hospitalizado um programa de educação, recreação e acompanhamento curricular durante sua permanência no hospital, o Atendimento Educacional em Ambiente hospitalar surge em meados do século XX. Com isso, buscamos discutir a Política Nacional de Educação focada no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar os desafios e possibilidades de atuação dos professores no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar, pontuando de forma breve o seu momento histórico no Brasil, o funcionamento neste ambiente dentro do estado de Mato Grosso do Sul e a atuação dos professores neste contexto hospitalar. O levantamento bibliográfico realizado inicialmente na metodologia da pesquisa contempla a legislação existente sobre a garantia do atendimento as crianças e jovens hospitalizados, porém pouco reconhecido como um direito da criança e do adolescente. A pesquisa de campo investigativa exploratória foi realizada no município de Campo Grande/MS, com 20 professores, mediante utilização de um questionário semiaberto. A reflexão é feita por meio das narrativas dos professores entrevistados e, a partir da atuação pedagógica no ambiente hospitalar, priorizando a formação continuada para professores atuarem neste contexto. Consideramos que possuir uma especialização não é o suficiente, é necessária formação continuada a estes professores. Existem garantias em leis de formação continuada a estes profissionais, porém existem lacunas para o amparo relacionado a formação desses profissionais. Verificamos a necessidade de ampliar e investir na capacitação dos professores hospitalares, sendo uma necessidade constante, que precisa ter um olhar das políticas públicas, pois pouco tem sido feito para as práticas educacionais da Classe Hospitalar. |
id |
UFMS-2_cc65bc1ee778a3df979e5e94615d3f0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/8433 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidadesAtendimento Educacional em Ambiente HospitalarEducaçãoFormação Continuada.Com o objetivo de garantir a criança e adolescente hospitalizado um programa de educação, recreação e acompanhamento curricular durante sua permanência no hospital, o Atendimento Educacional em Ambiente hospitalar surge em meados do século XX. Com isso, buscamos discutir a Política Nacional de Educação focada no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar os desafios e possibilidades de atuação dos professores no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar, pontuando de forma breve o seu momento histórico no Brasil, o funcionamento neste ambiente dentro do estado de Mato Grosso do Sul e a atuação dos professores neste contexto hospitalar. O levantamento bibliográfico realizado inicialmente na metodologia da pesquisa contempla a legislação existente sobre a garantia do atendimento as crianças e jovens hospitalizados, porém pouco reconhecido como um direito da criança e do adolescente. A pesquisa de campo investigativa exploratória foi realizada no município de Campo Grande/MS, com 20 professores, mediante utilização de um questionário semiaberto. A reflexão é feita por meio das narrativas dos professores entrevistados e, a partir da atuação pedagógica no ambiente hospitalar, priorizando a formação continuada para professores atuarem neste contexto. Consideramos que possuir uma especialização não é o suficiente, é necessária formação continuada a estes professores. Existem garantias em leis de formação continuada a estes profissionais, porém existem lacunas para o amparo relacionado a formação desses profissionais. Verificamos a necessidade de ampliar e investir na capacitação dos professores hospitalares, sendo uma necessidade constante, que precisa ter um olhar das políticas públicas, pois pouco tem sido feito para as práticas educacionais da Classe Hospitalar.Editora UFMS2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 6-282358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433/7071Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMontanari, Elen Saluana da Silva BuffoSilva, Milene BartolomeiMaciel, Carina Elisabeth2022-05-27T01:35:44Zoai:periodicos.ufms.br:article/8433Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:35:44Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades |
title |
A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades |
spellingShingle |
A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades Montanari, Elen Saluana da Silva Buffo Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar Educação Formação Continuada. |
title_short |
A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades |
title_full |
A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades |
title_fullStr |
A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades |
title_sort |
A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades |
author |
Montanari, Elen Saluana da Silva Buffo |
author_facet |
Montanari, Elen Saluana da Silva Buffo Silva, Milene Bartolomei Maciel, Carina Elisabeth |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Milene Bartolomei Maciel, Carina Elisabeth |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montanari, Elen Saluana da Silva Buffo Silva, Milene Bartolomei Maciel, Carina Elisabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar Educação Formação Continuada. |
topic |
Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar Educação Formação Continuada. |
description |
Com o objetivo de garantir a criança e adolescente hospitalizado um programa de educação, recreação e acompanhamento curricular durante sua permanência no hospital, o Atendimento Educacional em Ambiente hospitalar surge em meados do século XX. Com isso, buscamos discutir a Política Nacional de Educação focada no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar os desafios e possibilidades de atuação dos professores no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar, pontuando de forma breve o seu momento histórico no Brasil, o funcionamento neste ambiente dentro do estado de Mato Grosso do Sul e a atuação dos professores neste contexto hospitalar. O levantamento bibliográfico realizado inicialmente na metodologia da pesquisa contempla a legislação existente sobre a garantia do atendimento as crianças e jovens hospitalizados, porém pouco reconhecido como um direito da criança e do adolescente. A pesquisa de campo investigativa exploratória foi realizada no município de Campo Grande/MS, com 20 professores, mediante utilização de um questionário semiaberto. A reflexão é feita por meio das narrativas dos professores entrevistados e, a partir da atuação pedagógica no ambiente hospitalar, priorizando a formação continuada para professores atuarem neste contexto. Consideramos que possuir uma especialização não é o suficiente, é necessária formação continuada a estes professores. Existem garantias em leis de formação continuada a estes profissionais, porém existem lacunas para o amparo relacionado a formação desses profissionais. Verificamos a necessidade de ampliar e investir na capacitação dos professores hospitalares, sendo uma necessidade constante, que precisa ter um olhar das políticas públicas, pois pouco tem sido feito para as práticas educacionais da Classe Hospitalar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433/7071 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 6-28 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246364180480 |