CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Issa, Renata Marques
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes, Ediclea Mascarenhas, Oliveira, Viviane Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781
Resumo: O presente trabalho apresenta as práticas pedagógicas realizadas na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, fundamentada em revisão bibliográfica e em uma pesquisa participativa realizada na referida instituição. Apresenta a metodologia realizada pelo projeto de Iniciação à Docência “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Modalidades de Atendimento em Educação Especial”, do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da UERJ e pelo Programa de Classe Hospitalar da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação de Duque de Caxias desenvolvido nesta instituição. Num primeiro momento, o estudo discorre sobre a prática pedagógica realizada neste espaço. A seguir, através da apresentação de estudo de caso as autoras discutem a implementação e o desenvolvimento de propostas educacionais que promovem uma significativa melhora no desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno/paciente. Para posteriormente debater os resultados obtidos que possibilitou às crianças a adaptação, a motivação, e a ocupação sadia do tempo ocioso através de atividades diversas.A existência da Classe Hospitalar promove uma educação que possibilita à criança ressignificar sua vida e o espaço hospitalar no qual se encontra. Assim, ao proporcionar momentos de construção, expressão e reelaboração de pensamentos, a educação tem um importante papel a desempenhar no resgate da saúde da criança hospitalizada.
id UFMS-2_d13d4f358c235597b5e1397c419e0d21
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/781
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTILClasse HospitalarPratica PedagógicaEducaçãoO presente trabalho apresenta as práticas pedagógicas realizadas na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, fundamentada em revisão bibliográfica e em uma pesquisa participativa realizada na referida instituição. Apresenta a metodologia realizada pelo projeto de Iniciação à Docência “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Modalidades de Atendimento em Educação Especial”, do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da UERJ e pelo Programa de Classe Hospitalar da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação de Duque de Caxias desenvolvido nesta instituição. Num primeiro momento, o estudo discorre sobre a prática pedagógica realizada neste espaço. A seguir, através da apresentação de estudo de caso as autoras discutem a implementação e o desenvolvimento de propostas educacionais que promovem uma significativa melhora no desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno/paciente. Para posteriormente debater os resultados obtidos que possibilitou às crianças a adaptação, a motivação, e a ocupação sadia do tempo ocioso através de atividades diversas.A existência da Classe Hospitalar promove uma educação que possibilita à criança ressignificar sua vida e o espaço hospitalar no qual se encontra. Assim, ao proporcionar momentos de construção, expressão e reelaboração de pensamentos, a educação tem um importante papel a desempenhar no resgate da saúde da criança hospitalizada.Editora UFMS2015-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/mswordapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 50-602358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/524https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/544https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/549https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/6462Issa, Renata MarquesFernandes, Ediclea MascarenhasOliveira, Viviane Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T05:11:10Zoai:periodicos.ufms.br:article/781Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-12-21T05:11:10Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL
title CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL
spellingShingle CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL
Issa, Renata Marques
Classe Hospitalar
Pratica Pedagógica
Educação
title_short CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL
title_full CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL
title_fullStr CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL
title_full_unstemmed CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL
title_sort CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL
author Issa, Renata Marques
author_facet Issa, Renata Marques
Fernandes, Ediclea Mascarenhas
Oliveira, Viviane Souza
author_role author
author2 Fernandes, Ediclea Mascarenhas
Oliveira, Viviane Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Issa, Renata Marques
Fernandes, Ediclea Mascarenhas
Oliveira, Viviane Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Classe Hospitalar
Pratica Pedagógica
Educação
topic Classe Hospitalar
Pratica Pedagógica
Educação
description O presente trabalho apresenta as práticas pedagógicas realizadas na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, fundamentada em revisão bibliográfica e em uma pesquisa participativa realizada na referida instituição. Apresenta a metodologia realizada pelo projeto de Iniciação à Docência “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Modalidades de Atendimento em Educação Especial”, do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da UERJ e pelo Programa de Classe Hospitalar da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação de Duque de Caxias desenvolvido nesta instituição. Num primeiro momento, o estudo discorre sobre a prática pedagógica realizada neste espaço. A seguir, através da apresentação de estudo de caso as autoras discutem a implementação e o desenvolvimento de propostas educacionais que promovem uma significativa melhora no desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno/paciente. Para posteriormente debater os resultados obtidos que possibilitou às crianças a adaptação, a motivação, e a ocupação sadia do tempo ocioso através de atividades diversas.A existência da Classe Hospitalar promove uma educação que possibilita à criança ressignificar sua vida e o espaço hospitalar no qual se encontra. Assim, ao proporcionar momentos de construção, expressão e reelaboração de pensamentos, a educação tem um importante papel a desempenhar no resgate da saúde da criança hospitalizada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/524
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/544
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/549
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/6462
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 50-60
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245939507200