CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta as práticas pedagógicas realizadas na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, fundamentada em revisão bibliográfica e em uma pesquisa participativa realizada na referida instituição. Apresenta a metodologia realizada pelo projeto de Iniciação à Docência “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Modalidades de Atendimento em Educação Especial”, do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da UERJ e pelo Programa de Classe Hospitalar da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação de Duque de Caxias desenvolvido nesta instituição. Num primeiro momento, o estudo discorre sobre a prática pedagógica realizada neste espaço. A seguir, através da apresentação de estudo de caso as autoras discutem a implementação e o desenvolvimento de propostas educacionais que promovem uma significativa melhora no desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno/paciente. Para posteriormente debater os resultados obtidos que possibilitou às crianças a adaptação, a motivação, e a ocupação sadia do tempo ocioso através de atividades diversas.A existência da Classe Hospitalar promove uma educação que possibilita à criança ressignificar sua vida e o espaço hospitalar no qual se encontra. Assim, ao proporcionar momentos de construção, expressão e reelaboração de pensamentos, a educação tem um importante papel a desempenhar no resgate da saúde da criança hospitalizada. |
id |
UFMS-2_d13d4f358c235597b5e1397c419e0d21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/781 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTILClasse HospitalarPratica PedagógicaEducaçãoO presente trabalho apresenta as práticas pedagógicas realizadas na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, fundamentada em revisão bibliográfica e em uma pesquisa participativa realizada na referida instituição. Apresenta a metodologia realizada pelo projeto de Iniciação à Docência “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Modalidades de Atendimento em Educação Especial”, do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da UERJ e pelo Programa de Classe Hospitalar da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação de Duque de Caxias desenvolvido nesta instituição. Num primeiro momento, o estudo discorre sobre a prática pedagógica realizada neste espaço. A seguir, através da apresentação de estudo de caso as autoras discutem a implementação e o desenvolvimento de propostas educacionais que promovem uma significativa melhora no desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno/paciente. Para posteriormente debater os resultados obtidos que possibilitou às crianças a adaptação, a motivação, e a ocupação sadia do tempo ocioso através de atividades diversas.A existência da Classe Hospitalar promove uma educação que possibilita à criança ressignificar sua vida e o espaço hospitalar no qual se encontra. Assim, ao proporcionar momentos de construção, expressão e reelaboração de pensamentos, a educação tem um importante papel a desempenhar no resgate da saúde da criança hospitalizada.Editora UFMS2015-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/mswordapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 50-602358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/524https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/544https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/549https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/6462Issa, Renata MarquesFernandes, Ediclea MascarenhasOliveira, Viviane Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T05:11:10Zoai:periodicos.ufms.br:article/781Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-12-21T05:11:10Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL |
title |
CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL |
spellingShingle |
CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL Issa, Renata Marques Classe Hospitalar Pratica Pedagógica Educação |
title_short |
CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL |
title_full |
CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL |
title_fullStr |
CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL |
title_full_unstemmed |
CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL |
title_sort |
CLASSE HOSPITALAR: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM HOSPITAL INFANTIL |
author |
Issa, Renata Marques |
author_facet |
Issa, Renata Marques Fernandes, Ediclea Mascarenhas Oliveira, Viviane Souza |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Ediclea Mascarenhas Oliveira, Viviane Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Issa, Renata Marques Fernandes, Ediclea Mascarenhas Oliveira, Viviane Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classe Hospitalar Pratica Pedagógica Educação |
topic |
Classe Hospitalar Pratica Pedagógica Educação |
description |
O presente trabalho apresenta as práticas pedagógicas realizadas na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, fundamentada em revisão bibliográfica e em uma pesquisa participativa realizada na referida instituição. Apresenta a metodologia realizada pelo projeto de Iniciação à Docência “Atendimento Pedagógico Hospitalar e Modalidades de Atendimento em Educação Especial”, do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da UERJ e pelo Programa de Classe Hospitalar da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação de Duque de Caxias desenvolvido nesta instituição. Num primeiro momento, o estudo discorre sobre a prática pedagógica realizada neste espaço. A seguir, através da apresentação de estudo de caso as autoras discutem a implementação e o desenvolvimento de propostas educacionais que promovem uma significativa melhora no desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno/paciente. Para posteriormente debater os resultados obtidos que possibilitou às crianças a adaptação, a motivação, e a ocupação sadia do tempo ocioso através de atividades diversas.A existência da Classe Hospitalar promove uma educação que possibilita à criança ressignificar sua vida e o espaço hospitalar no qual se encontra. Assim, ao proporcionar momentos de construção, expressão e reelaboração de pensamentos, a educação tem um importante papel a desempenhar no resgate da saúde da criança hospitalizada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/524 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/544 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/549 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/781/6462 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 50-60 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245939507200 |