Classe hospitalar: outro olhar sobre a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danielle de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1849
Resumo: As classes hospitalares foram criadas para assegurar a continuidade dos conteúdos escolares a crianças e adolescentes hospitalizados, possibilitando um retorno sem prejuízo à escola de origem após a alta. Pretendo, ao escrever este trabalho, mostrar como funciona esta prática pedagógica e a importância que esta modalidade de ensino tem para vida de crianças que, por circunstâncias da vida estão impossibilitadas de ir à escola, em qual lugar se ocupa essa modalidade de ensino na prática pedagógica nos sistemas de educação da Angra dos Reis. Para isso apresento, de forma clara, relato sobre a classe hospitalar bem como sua história e desafios que encontramos até hoje, e em cidade que não dispõe deste atendimento especializado. Acredito que se deveria dar mais atenção a esta modalidade, para que fossem criadas classes hospitalares em todos os locais da saúde
id UFF-2_7d64a698a3c25509c31a5c5a5bee0450
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1849
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Classe hospitalar: outro olhar sobre a prática pedagógicaClasse hospitalarPrática pedagógicaEducaçãoClasse hospitalarPrática pedagógicaClass HospitalPractice pedagogicalEducationAs classes hospitalares foram criadas para assegurar a continuidade dos conteúdos escolares a crianças e adolescentes hospitalizados, possibilitando um retorno sem prejuízo à escola de origem após a alta. Pretendo, ao escrever este trabalho, mostrar como funciona esta prática pedagógica e a importância que esta modalidade de ensino tem para vida de crianças que, por circunstâncias da vida estão impossibilitadas de ir à escola, em qual lugar se ocupa essa modalidade de ensino na prática pedagógica nos sistemas de educação da Angra dos Reis. Para isso apresento, de forma clara, relato sobre a classe hospitalar bem como sua história e desafios que encontramos até hoje, e em cidade que não dispõe deste atendimento especializado. Acredito que se deveria dar mais atenção a esta modalidade, para que fossem criadas classes hospitalares em todos os locais da saúdeThe hospital classes were created to ensure continuity of educational contents to hospitalized children and adolescents, allowing a return without prejudice to the school of origin after discharge. I intend to write this work, show better how this pedagogical practice and importance of this type of education has to lives of children who, by circumstances of life are unable to attend school functions, in which it takes place this type of education in pedagogical practice in the education systems of Angra dos Reis. To present it clearly, reporting on hospital class as well as its history and challenges we encounter today, and city that does not have this specialized care. I believe that we should give more attention to this circumstance, for they were created hospital classes in all health sitesAngra dos ReisGonçalves, Anderson Xavier TibauBergo, Renata da SilvaRequião, Luciana Pires de SáSilva, Danielle de Sousa2016-07-04T15:24:18Z2016-07-04T15:24:18Z2016-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1849Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T21:25:07Zoai:app.uff.br:1/1849Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:00.539482Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Classe hospitalar: outro olhar sobre a prática pedagógica
title Classe hospitalar: outro olhar sobre a prática pedagógica
spellingShingle Classe hospitalar: outro olhar sobre a prática pedagógica
Silva, Danielle de Sousa
Classe hospitalar
Prática pedagógica
Educação
Classe hospitalar
Prática pedagógica
Class Hospital
Practice pedagogical
Education
title_short Classe hospitalar: outro olhar sobre a prática pedagógica
title_full Classe hospitalar: outro olhar sobre a prática pedagógica
title_fullStr Classe hospitalar: outro olhar sobre a prática pedagógica
title_full_unstemmed Classe hospitalar: outro olhar sobre a prática pedagógica
title_sort Classe hospitalar: outro olhar sobre a prática pedagógica
author Silva, Danielle de Sousa
author_facet Silva, Danielle de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Anderson Xavier Tibau
Bergo, Renata da Silva
Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Danielle de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Classe hospitalar
Prática pedagógica
Educação
Classe hospitalar
Prática pedagógica
Class Hospital
Practice pedagogical
Education
topic Classe hospitalar
Prática pedagógica
Educação
Classe hospitalar
Prática pedagógica
Class Hospital
Practice pedagogical
Education
description As classes hospitalares foram criadas para assegurar a continuidade dos conteúdos escolares a crianças e adolescentes hospitalizados, possibilitando um retorno sem prejuízo à escola de origem após a alta. Pretendo, ao escrever este trabalho, mostrar como funciona esta prática pedagógica e a importância que esta modalidade de ensino tem para vida de crianças que, por circunstâncias da vida estão impossibilitadas de ir à escola, em qual lugar se ocupa essa modalidade de ensino na prática pedagógica nos sistemas de educação da Angra dos Reis. Para isso apresento, de forma clara, relato sobre a classe hospitalar bem como sua história e desafios que encontramos até hoje, e em cidade que não dispõe deste atendimento especializado. Acredito que se deveria dar mais atenção a esta modalidade, para que fossem criadas classes hospitalares em todos os locais da saúde
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-04T15:24:18Z
2016-07-04T15:24:18Z
2016-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1849
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1849
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823668504821760