Propriedades da educação em saúde no âmbito escolar: um ensaio reflexivo de seu conceito e natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Dartel Ferrari de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Souza, Dayane Cristina de, Sampaio, Adelar Aparecido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18946
Resumo: O artigo objetiva ampliar o conhecimento exploratório sobre a educação em saúde, examinar os conceitos, as perspectivas e os significados de promover a saúde por meio da educação em âmbito escolar, por meio de ensaio acadêmico reflexivo, visto que a evolução da educação em saúde assumiu várias formas ao longo das últimas décadas. O surgimento de novos conceitos, como promoção da saúde e alfabetização em saúde, ajudou a moldar e refinar a compreensão de como o propósito, o conteúdo e os métodos de educação em saúde podem se adaptar às novas necessidades e prioridades de saúde pública. Ver a educação em saúde através das lentes da alfabetização em saúde tem sido particularmente útil para diferenciar entre a educação em saúde focada em tarefas e a educação em saúde focada em habilidades projetadas para desenvolver destrezas mais genéricas e transferíveis, ampliando o foco do pessoal para o coletivo. O advento das mídias digitais possibilitou um acesso inédito à informação em saúde, mas trouxe consigo novos desafios. Gerenciar o volume de informações disponíveis e avaliar sua qualidade e confiabilidade, tornaram-se habilidades essenciais de alfabetização em saúde digital na era da informação, desafiando os educadores de saúde a se adaptarem e adaptar as práticas a essas novas oportunidades e entender os desafios que as acompanham.
id UFMS-2_d5e635e1bb94310bb9911536cc58784b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/18946
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Propriedades da educação em saúde no âmbito escolar: um ensaio reflexivo de seu conceito e naturezaO artigo objetiva ampliar o conhecimento exploratório sobre a educação em saúde, examinar os conceitos, as perspectivas e os significados de promover a saúde por meio da educação em âmbito escolar, por meio de ensaio acadêmico reflexivo, visto que a evolução da educação em saúde assumiu várias formas ao longo das últimas décadas. O surgimento de novos conceitos, como promoção da saúde e alfabetização em saúde, ajudou a moldar e refinar a compreensão de como o propósito, o conteúdo e os métodos de educação em saúde podem se adaptar às novas necessidades e prioridades de saúde pública. Ver a educação em saúde através das lentes da alfabetização em saúde tem sido particularmente útil para diferenciar entre a educação em saúde focada em tarefas e a educação em saúde focada em habilidades projetadas para desenvolver destrezas mais genéricas e transferíveis, ampliando o foco do pessoal para o coletivo. O advento das mídias digitais possibilitou um acesso inédito à informação em saúde, mas trouxe consigo novos desafios. Gerenciar o volume de informações disponíveis e avaliar sua qualidade e confiabilidade, tornaram-se habilidades essenciais de alfabetização em saúde digital na era da informação, desafiando os educadores de saúde a se adaptarem e adaptar as práticas a essas novas oportunidades e entender os desafios que as acompanham.Editora UFMS2024-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1894610.55028/pdres.v11i26.18946Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 135-1472358-184010.55028/pdres.v11i26reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18946/13477Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Dartel Ferrari deSouza, Dayane Cristina deSampaio, Adelar Aparecido2024-01-03T19:05:46Zoai:periodicos.ufms.br:article/18946Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2024-01-03T19:05:46Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades da educação em saúde no âmbito escolar: um ensaio reflexivo de seu conceito e natureza
title Propriedades da educação em saúde no âmbito escolar: um ensaio reflexivo de seu conceito e natureza
spellingShingle Propriedades da educação em saúde no âmbito escolar: um ensaio reflexivo de seu conceito e natureza
Lima, Dartel Ferrari de
title_short Propriedades da educação em saúde no âmbito escolar: um ensaio reflexivo de seu conceito e natureza
title_full Propriedades da educação em saúde no âmbito escolar: um ensaio reflexivo de seu conceito e natureza
title_fullStr Propriedades da educação em saúde no âmbito escolar: um ensaio reflexivo de seu conceito e natureza
title_full_unstemmed Propriedades da educação em saúde no âmbito escolar: um ensaio reflexivo de seu conceito e natureza
title_sort Propriedades da educação em saúde no âmbito escolar: um ensaio reflexivo de seu conceito e natureza
author Lima, Dartel Ferrari de
author_facet Lima, Dartel Ferrari de
Souza, Dayane Cristina de
Sampaio, Adelar Aparecido
author_role author
author2 Souza, Dayane Cristina de
Sampaio, Adelar Aparecido
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Dartel Ferrari de
Souza, Dayane Cristina de
Sampaio, Adelar Aparecido
description O artigo objetiva ampliar o conhecimento exploratório sobre a educação em saúde, examinar os conceitos, as perspectivas e os significados de promover a saúde por meio da educação em âmbito escolar, por meio de ensaio acadêmico reflexivo, visto que a evolução da educação em saúde assumiu várias formas ao longo das últimas décadas. O surgimento de novos conceitos, como promoção da saúde e alfabetização em saúde, ajudou a moldar e refinar a compreensão de como o propósito, o conteúdo e os métodos de educação em saúde podem se adaptar às novas necessidades e prioridades de saúde pública. Ver a educação em saúde através das lentes da alfabetização em saúde tem sido particularmente útil para diferenciar entre a educação em saúde focada em tarefas e a educação em saúde focada em habilidades projetadas para desenvolver destrezas mais genéricas e transferíveis, ampliando o foco do pessoal para o coletivo. O advento das mídias digitais possibilitou um acesso inédito à informação em saúde, mas trouxe consigo novos desafios. Gerenciar o volume de informações disponíveis e avaliar sua qualidade e confiabilidade, tornaram-se habilidades essenciais de alfabetização em saúde digital na era da informação, desafiando os educadores de saúde a se adaptarem e adaptar as práticas a essas novas oportunidades e entender os desafios que as acompanham.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18946
10.55028/pdres.v11i26.18946
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18946
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v11i26.18946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18946/13477
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 135-147
2358-1840
10.55028/pdres.v11i26
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247776612352