O uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Faria, Amanda Santos, Silva, Eduarda Rodrigues, Milagre, Maria Elizabeth Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19212
Resumo: A contribuição de jogos e brincadeiras na educação infantil no processo de ensino e aprendizagem proporciona à criança o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, social e da linguagem a partir da inserção de atividades lúdicas nos ambientes educacionais. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a importância dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento e suas contribuições na percepção dos professores. A justificativa baseia-se no referencial teórico da Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996), tendo como principais autores Soares (2003), Todero (2017), Almeida (2017) e Maluf (2012), que discorrem sobre os jogos e brincadeiras no ambiente educacional, mais especificamente na educação infantil. A metodologia aplicada a pesquisa é de abordagem qualitativa, e trata- se de um estudo descritivo e exploratório. Foi realizada uma pesquisa de campo com um questionário com perguntas abertas com 8 professoras da educação infantil de uma escola pública.  Os resultados e discussões revelam que os jogos e brincadeiras e a ludicidade para as crianças na visão dos pesquisados são importantes ferramentas pedagógicas em suas práticas docentes e necessários no processo de alfabetização e letramento. Assim pode-se considerar que as crianças necessitam de atividades lúdicas, e que se incluídas e desenvolvidas junto com as práticas pedagógicas, proporcionará aos alunos uma aprendizagem significativa. 
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