APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/356 |
Resumo: | O propósito desse artigo é apresentar a experiência vivenciada no Projeto da Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) que ocorreu num Colégio Municipal na sala de alfabetização. A presença dos jogos e brincadeiras como estratégia pedagógica para a aprendizagem das crianças do ensino fundamental é assunto que tem conquistado espaço nas práticas dos educadores. O desafio da RP partiu da ideia de que é possível conjugar a alfabetização das crianças com jogos e brincadeiras, num diálogo profícuo em que o lazer e prazer pelo aprender torna conhecimento mais significativo para as crianças. Podemos considerar que a alfabetização e o letramento das crianças pautados na aprendizagem lúdica promove nas crianças a ampliação de competências e habilidades para entender o mundo, por meio das atividades prazerosas. |
id |
UNIPLAC_dfa2da9ea6cd3f4c1774206bd4385cf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/356 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRASAlfabetização. Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem lúdica.O propósito desse artigo é apresentar a experiência vivenciada no Projeto da Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) que ocorreu num Colégio Municipal na sala de alfabetização. A presença dos jogos e brincadeiras como estratégia pedagógica para a aprendizagem das crianças do ensino fundamental é assunto que tem conquistado espaço nas práticas dos educadores. O desafio da RP partiu da ideia de que é possível conjugar a alfabetização das crianças com jogos e brincadeiras, num diálogo profícuo em que o lazer e prazer pelo aprender torna conhecimento mais significativo para as crianças. Podemos considerar que a alfabetização e o letramento das crianças pautados na aprendizagem lúdica promove nas crianças a ampliação de competências e habilidades para entender o mundo, por meio das atividades prazerosas.Editora ICEPFernandes, FernandaSilvestri, Sônia2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/356Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/356/186info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/356Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS |
title |
APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS Fernandes, Fernanda Alfabetização. Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem lúdica. |
title_short |
APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS |
title_full |
APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS |
title_sort |
APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS |
author |
Fernandes, Fernanda |
author_facet |
Fernandes, Fernanda Silvestri, Sônia |
author_role |
author |
author2 |
Silvestri, Sônia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Fernanda Silvestri, Sônia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem lúdica. |
topic |
Alfabetização. Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem lúdica. |
description |
O propósito desse artigo é apresentar a experiência vivenciada no Projeto da Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) que ocorreu num Colégio Municipal na sala de alfabetização. A presença dos jogos e brincadeiras como estratégia pedagógica para a aprendizagem das crianças do ensino fundamental é assunto que tem conquistado espaço nas práticas dos educadores. O desafio da RP partiu da ideia de que é possível conjugar a alfabetização das crianças com jogos e brincadeiras, num diálogo profícuo em que o lazer e prazer pelo aprender torna conhecimento mais significativo para as crianças. Podemos considerar que a alfabetização e o letramento das crianças pautados na aprendizagem lúdica promove nas crianças a ampliação de competências e habilidades para entender o mundo, por meio das atividades prazerosas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/356 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/356/186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699427364864 |