A vez e a voz das crianças: protagonismo na dinâmica das práticas pedagógicas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12768 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões de um estudo que tem como objetivo analisar os conflitos e os aspectos de resistência dos docentes quando se deparam com normatizações referentes ao trabalho pedagógico ao compreender as crianças como centro da prática educativa. Para a coleta de dados, debruçamos sobre as situações cotidianas narradas pelas professoras nos momentos de formações, realizadas nos encontros mensais de estudos, lançando mão da teoria de Norbert Elias (1994; 2006) olhando as relações de poder entre as crianças e as professoras, observando gatilhos que desequilibram o poder ora para o adulto ora para a criança em uma relação de instabilidade e conflitos de interesses. Os resultados indicam que o protagonismo das crianças se restringe apenas nas práticas pedagógicas quando suas professoras vão planejar o que irão desenvolver com elas e que não percebem que estão à margem dos processos de construção das aprendizagens, das relações interpessoais, ocupações dos espaços, organização da rotina e do tempo na instituição. Analisando as narrativas das professoras, percebemos que nos entremeios do cotidiano, nos detalhes das relações do dia a dia o que prevalece de fato, são as opiniões, ritmos e interesses não só da professora, mas dos demais adultos da instituição. Disso compreendemos que não basta contemplar no papel os interesses da criança, é preciso um olhar refinado e vigilante sobre a prática, sobre as relações que priorizem o exercício por parte dos pequenos de sua independência e protagonismo na construção das aprendizagens, das relações com o outro e com o meio. |
id |
UFMS-2_f49cdc703bdb2a1eee4bdfa7929561b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/12768 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A vez e a voz das crianças: protagonismo na dinâmica das práticas pedagógicas?Este artigo apresenta reflexões de um estudo que tem como objetivo analisar os conflitos e os aspectos de resistência dos docentes quando se deparam com normatizações referentes ao trabalho pedagógico ao compreender as crianças como centro da prática educativa. Para a coleta de dados, debruçamos sobre as situações cotidianas narradas pelas professoras nos momentos de formações, realizadas nos encontros mensais de estudos, lançando mão da teoria de Norbert Elias (1994; 2006) olhando as relações de poder entre as crianças e as professoras, observando gatilhos que desequilibram o poder ora para o adulto ora para a criança em uma relação de instabilidade e conflitos de interesses. Os resultados indicam que o protagonismo das crianças se restringe apenas nas práticas pedagógicas quando suas professoras vão planejar o que irão desenvolver com elas e que não percebem que estão à margem dos processos de construção das aprendizagens, das relações interpessoais, ocupações dos espaços, organização da rotina e do tempo na instituição. Analisando as narrativas das professoras, percebemos que nos entremeios do cotidiano, nos detalhes das relações do dia a dia o que prevalece de fato, são as opiniões, ritmos e interesses não só da professora, mas dos demais adultos da instituição. Disso compreendemos que não basta contemplar no papel os interesses da criança, é preciso um olhar refinado e vigilante sobre a prática, sobre as relações que priorizem o exercício por parte dos pequenos de sua independência e protagonismo na construção das aprendizagens, das relações com o outro e com o meio.Editora UFMS2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1276810.55028/pdres.v8i17.12768Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 17 (2021): Pesquisas com Norbert Elias e outros Diálogos; 286-3012358-184010.55028/pdres.v8i17reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12768/9139Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Eliana MariaRomualdo Souza Gomes , Cindy 2023-08-19T03:53:56Zoai:periodicos.ufms.br:article/12768Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:53:56Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A vez e a voz das crianças: protagonismo na dinâmica das práticas pedagógicas? |
title |
A vez e a voz das crianças: protagonismo na dinâmica das práticas pedagógicas? |
spellingShingle |
A vez e a voz das crianças: protagonismo na dinâmica das práticas pedagógicas? Ferreira, Eliana Maria |
title_short |
A vez e a voz das crianças: protagonismo na dinâmica das práticas pedagógicas? |
title_full |
A vez e a voz das crianças: protagonismo na dinâmica das práticas pedagógicas? |
title_fullStr |
A vez e a voz das crianças: protagonismo na dinâmica das práticas pedagógicas? |
title_full_unstemmed |
A vez e a voz das crianças: protagonismo na dinâmica das práticas pedagógicas? |
title_sort |
A vez e a voz das crianças: protagonismo na dinâmica das práticas pedagógicas? |
author |
Ferreira, Eliana Maria |
author_facet |
Ferreira, Eliana Maria Romualdo Souza Gomes , Cindy |
author_role |
author |
author2 |
Romualdo Souza Gomes , Cindy |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Eliana Maria Romualdo Souza Gomes , Cindy |
description |
Este artigo apresenta reflexões de um estudo que tem como objetivo analisar os conflitos e os aspectos de resistência dos docentes quando se deparam com normatizações referentes ao trabalho pedagógico ao compreender as crianças como centro da prática educativa. Para a coleta de dados, debruçamos sobre as situações cotidianas narradas pelas professoras nos momentos de formações, realizadas nos encontros mensais de estudos, lançando mão da teoria de Norbert Elias (1994; 2006) olhando as relações de poder entre as crianças e as professoras, observando gatilhos que desequilibram o poder ora para o adulto ora para a criança em uma relação de instabilidade e conflitos de interesses. Os resultados indicam que o protagonismo das crianças se restringe apenas nas práticas pedagógicas quando suas professoras vão planejar o que irão desenvolver com elas e que não percebem que estão à margem dos processos de construção das aprendizagens, das relações interpessoais, ocupações dos espaços, organização da rotina e do tempo na instituição. Analisando as narrativas das professoras, percebemos que nos entremeios do cotidiano, nos detalhes das relações do dia a dia o que prevalece de fato, são as opiniões, ritmos e interesses não só da professora, mas dos demais adultos da instituição. Disso compreendemos que não basta contemplar no papel os interesses da criança, é preciso um olhar refinado e vigilante sobre a prática, sobre as relações que priorizem o exercício por parte dos pequenos de sua independência e protagonismo na construção das aprendizagens, das relações com o outro e com o meio. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12768 10.55028/pdres.v8i17.12768 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12768 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v8i17.12768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12768/9139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 17 (2021): Pesquisas com Norbert Elias e outros Diálogos; 286-301 2358-1840 10.55028/pdres.v8i17 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245900709888 |