A vez e a voz das crianças e jovens: olhares sobre a multiculturalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Accioly, Iana Mamede
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/9197
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
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spelling A vez e a voz das crianças e jovens: olhares sobre a multiculturalidadeMulticulturalidadeMulticulturalismoEducação multiculturalDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da EducaçãoO presente estudo tem como objectivo principal conhecer e analisar o olhar das crianças e jovens a respeito do conceito “multiculturalidade” e das problemáticas subjacentes às relações interculturais. A investigação encontra justificativa no facto do mundo estar cada vez mais multicultural e da sua intensificação em decorrência principalmente da mundialização e dos consequentes acordos internacionais. Desse modo faz-se necessário compreendermos as dinâmicas geradas pelos processos multiculturais e pelas ações e olhares das próprias crianças e jovens e percebermos as implicações nas interacções com pessoas de outras culturas. Assim, nosso intento é que o presente trabalho possa contribuir para ampliar a discussão junto a educadores acerca das questões subjacentes ao fenômeno gerado pela multiculturalidade, a fim de que estes possam desenvolver uma práxis pedagógica mais consciente e preocupada em promover um ambiente aprazível, respeitoso e equitativo em termos educacionais. A investigação foi dividida em duas partes: a teórica e a empírica. A primeira tratou de conceitos referentes às compreensões de cultura, contextualização da multiculturalidade, discussões acerca do multiculturalismo, educação multicultural e outras questões implicadas na problemática gerada pela multiculturalidade, como a construção da identidade e de comportamentos preconceituosos. A segunda parte, metodologicamente falando, ancorou-se na abordagem qualitativa, na perspectiva fenomenológica e teve como público-alvo três grupos de crianças e jovens provenientes de diferentes intituições de ensino em Lisboa, divididos de acordo com os níveis escolares: 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino Secundário realizada em novembro e dezembro de 2011. Teve como instrumentalização de coleta dos dados o questionário sócio-demográfico, imagens e gravações em áudio da técnica do Grupo Focal. Os resultados acerca dos sentimentos positivos ou negativos despertados pelas imagens mostradas relativamente às três culturas escolhidas, constataram que concernente à cultura indiana 14/18 afirmam terem um sentimento positivo, em relação à cultura portuguesa somam-se 13/18 e da cultura africana 11/18 têm esse sentimento. Quanto ao Grupo Focal constatamos que os pais comumente orientam seus filhos a não discriminarem ninguém e com exceção de um caso, os pais de uma maneira geral não impedem o convívio dos seus filhos com pessoas de outras culturas. Todos os entrevistados conhecem e acreditam ser importante conviver com pessoas de outras culturas, embora aleguem que as diferenças culturais não importam, alguns testemunhos apontam para a dificuldade de convivência e interacção por conta dessas diferenças, justificando serem culturas “estranhas”, questões religiosas e não ser falante da língua. A realização dessa investigação parece permitir-nos afirmar que entre os grupos há um misto de sentimentos, hora apontando para a importância e valorização da pluralidade cultural, ou seja, da multiculturalidade, e consequentemente o convívio entre todos, e por outro lado a problemática desta interacção tendo em vista as especificidades de cada grupo cultural e dos estereótipos incorporados, não obstante, em vários casos, inconscientes.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNAccioly, Iana Mamede2013-03-26T11:33:42Z2012-052012-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:06Zoai:run.unl.pt:10362/9197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:36.752526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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