Mapeamento da produção científica veiculada em periódicos sobre a temática APAE (2000-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2855 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo analisar as produções científicas em formato de artigos veiculados em períodos sobre a temática Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Trata-se de um estudo quali-quantitativo, de abordagem metodológica bibliométrica e de análise de conteúdo. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em três etapas que incluem a fase de preparação teórica e metodológica, de coleta e registro de dados, e de sistematização e análise dos resultados. Os resultados apontaram que 61 artigos publicados em 38 diferentes periódicos e elaborados por 171 autores, 178 contribuições, entre o período de 2000-2015. Foram identificadas 46 diferentes instituições, que prestam serviços de ensino concentradas nas regiões sul e sudeste do país. Constatou-se também que as temáticas se versam na área da Saúde e Educação. A produção acadêmica analisada apresenta diferentes objetivos e resultados obtidos sobre a APAE. O foco das pesquisas abrange temas relacionados à subjetividade humana, à relação família e instituições, à inclusão social e ao processo educacional das pessoas com deficiência. Os achados dos artigos desdobram os objetivos dos trabalhos, mostrando a relevância das ações desenvolvidas no interior das unidades apaeanas e as influencias do ambiente familiar e político. Portanto, reitera-se que a APAE é uma instituição filantrópica que procura desenvolver ações na área da saúde, educação e assistencial social, para as pessoas com deficiência. |
id |
UFMS-2_fa646f8625340940fc5eeb0bcb47d3d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/2855 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeamento da produção científica veiculada em periódicos sobre a temática APAE (2000-2015)Educação EspecialAssociação de Pais e Amigos dos ExcepcionaisAnálise bibliométrica.A presente pesquisa teve por objetivo analisar as produções científicas em formato de artigos veiculados em períodos sobre a temática Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Trata-se de um estudo quali-quantitativo, de abordagem metodológica bibliométrica e de análise de conteúdo. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em três etapas que incluem a fase de preparação teórica e metodológica, de coleta e registro de dados, e de sistematização e análise dos resultados. Os resultados apontaram que 61 artigos publicados em 38 diferentes periódicos e elaborados por 171 autores, 178 contribuições, entre o período de 2000-2015. Foram identificadas 46 diferentes instituições, que prestam serviços de ensino concentradas nas regiões sul e sudeste do país. Constatou-se também que as temáticas se versam na área da Saúde e Educação. A produção acadêmica analisada apresenta diferentes objetivos e resultados obtidos sobre a APAE. O foco das pesquisas abrange temas relacionados à subjetividade humana, à relação família e instituições, à inclusão social e ao processo educacional das pessoas com deficiência. Os achados dos artigos desdobram os objetivos dos trabalhos, mostrando a relevância das ações desenvolvidas no interior das unidades apaeanas e as influencias do ambiente familiar e político. Portanto, reitera-se que a APAE é uma instituição filantrópica que procura desenvolver ações na área da saúde, educação e assistencial social, para as pessoas com deficiência. Editora UFMS2017-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2855Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 4 n. 7 (2017); 64-792358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2855/3280https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2855/6587https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2855/6588Silva, João Henrique dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-16T08:39:38Zoai:periodicos.ufms.br:article/2855Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2017-07-16T08:39:38Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento da produção científica veiculada em periódicos sobre a temática APAE (2000-2015) |
title |
Mapeamento da produção científica veiculada em periódicos sobre a temática APAE (2000-2015) |
spellingShingle |
Mapeamento da produção científica veiculada em periódicos sobre a temática APAE (2000-2015) Silva, João Henrique da Educação Especial Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Análise bibliométrica. |
title_short |
Mapeamento da produção científica veiculada em periódicos sobre a temática APAE (2000-2015) |
title_full |
Mapeamento da produção científica veiculada em periódicos sobre a temática APAE (2000-2015) |
title_fullStr |
Mapeamento da produção científica veiculada em periódicos sobre a temática APAE (2000-2015) |
title_full_unstemmed |
Mapeamento da produção científica veiculada em periódicos sobre a temática APAE (2000-2015) |
title_sort |
Mapeamento da produção científica veiculada em periódicos sobre a temática APAE (2000-2015) |
author |
Silva, João Henrique da |
author_facet |
Silva, João Henrique da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Henrique da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Análise bibliométrica. |
topic |
Educação Especial Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Análise bibliométrica. |
description |
A presente pesquisa teve por objetivo analisar as produções científicas em formato de artigos veiculados em períodos sobre a temática Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Trata-se de um estudo quali-quantitativo, de abordagem metodológica bibliométrica e de análise de conteúdo. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em três etapas que incluem a fase de preparação teórica e metodológica, de coleta e registro de dados, e de sistematização e análise dos resultados. Os resultados apontaram que 61 artigos publicados em 38 diferentes periódicos e elaborados por 171 autores, 178 contribuições, entre o período de 2000-2015. Foram identificadas 46 diferentes instituições, que prestam serviços de ensino concentradas nas regiões sul e sudeste do país. Constatou-se também que as temáticas se versam na área da Saúde e Educação. A produção acadêmica analisada apresenta diferentes objetivos e resultados obtidos sobre a APAE. O foco das pesquisas abrange temas relacionados à subjetividade humana, à relação família e instituições, à inclusão social e ao processo educacional das pessoas com deficiência. Os achados dos artigos desdobram os objetivos dos trabalhos, mostrando a relevância das ações desenvolvidas no interior das unidades apaeanas e as influencias do ambiente familiar e político. Portanto, reitera-se que a APAE é uma instituição filantrópica que procura desenvolver ações na área da saúde, educação e assistencial social, para as pessoas com deficiência. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2855 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2855/3280 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2855/6587 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2855/6588 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 4 n. 7 (2017); 64-79 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246001373184 |