O PIBID NA ÓTICA DOS COORDENADORES DE ÁREA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA: IMPRESSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Adriano Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carneiro, Kleber Tuxen, Barreto, Thamires Aparecida Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5674
Resumo: O presente trabalho analisou as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação dos alunos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Lavras, a partir do olhar dos professores do departamento de Educação Física que atuam ou oportunamente atuaram no programa enquanto coordenadores de área. O estudo assentou-se em uma perspectiva qualitativa, de natureza exploratório-descritivo-interpretativa e contou com dois instrumentos: revisão bibliográfica e a realização de entrevistas por meio de um questionário semiestruturado. Em linhas gerais os dados erigidos sinalizaram que o programa contribuiu efetivamente para a formação docente, ao articular a relação entre a fundamentação teórica e o cotidiano da escola pública.
id UFMS-4_3f94218cd6d5e28e9cb5c7ad441cbbba
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5674
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling O PIBID NA ÓTICA DOS COORDENADORES DE ÁREA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA: IMPRESSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIALPolítica de Educação SuperiorEducação BásicaFormação ProfissionalEducação FísicaO presente trabalho analisou as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação dos alunos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Lavras, a partir do olhar dos professores do departamento de Educação Física que atuam ou oportunamente atuaram no programa enquanto coordenadores de área. O estudo assentou-se em uma perspectiva qualitativa, de natureza exploratório-descritivo-interpretativa e contou com dois instrumentos: revisão bibliográfica e a realização de entrevistas por meio de um questionário semiestruturado. Em linhas gerais os dados erigidos sinalizaram que o programa contribuiu efetivamente para a formação docente, ao articular a relação entre a fundamentação teórica e o cotidiano da escola pública.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5674Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº3, set./dez., 2017; 66-812178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5674/3803Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bruno Adriano RodriguesCarneiro, Kleber TuxenBarreto, Thamires Aparecida Gonçalves2017-12-01T07:11:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5674Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-12-01T07:11:25Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID NA ÓTICA DOS COORDENADORES DE ÁREA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA: IMPRESSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
title O PIBID NA ÓTICA DOS COORDENADORES DE ÁREA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA: IMPRESSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
spellingShingle O PIBID NA ÓTICA DOS COORDENADORES DE ÁREA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA: IMPRESSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
Silva, Bruno Adriano Rodrigues
Política de Educação Superior
Educação Básica
Formação Profissional
Educação Física
title_short O PIBID NA ÓTICA DOS COORDENADORES DE ÁREA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA: IMPRESSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
title_full O PIBID NA ÓTICA DOS COORDENADORES DE ÁREA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA: IMPRESSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
title_fullStr O PIBID NA ÓTICA DOS COORDENADORES DE ÁREA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA: IMPRESSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
title_full_unstemmed O PIBID NA ÓTICA DOS COORDENADORES DE ÁREA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA: IMPRESSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
title_sort O PIBID NA ÓTICA DOS COORDENADORES DE ÁREA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA: IMPRESSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL
author Silva, Bruno Adriano Rodrigues
author_facet Silva, Bruno Adriano Rodrigues
Carneiro, Kleber Tuxen
Barreto, Thamires Aparecida Gonçalves
author_role author
author2 Carneiro, Kleber Tuxen
Barreto, Thamires Aparecida Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Adriano Rodrigues
Carneiro, Kleber Tuxen
Barreto, Thamires Aparecida Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Política de Educação Superior
Educação Básica
Formação Profissional
Educação Física
topic Política de Educação Superior
Educação Básica
Formação Profissional
Educação Física
description O presente trabalho analisou as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação dos alunos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Lavras, a partir do olhar dos professores do departamento de Educação Física que atuam ou oportunamente atuaram no programa enquanto coordenadores de área. O estudo assentou-se em uma perspectiva qualitativa, de natureza exploratório-descritivo-interpretativa e contou com dois instrumentos: revisão bibliográfica e a realização de entrevistas por meio de um questionário semiestruturado. Em linhas gerais os dados erigidos sinalizaram que o programa contribuiu efetivamente para a formação docente, ao articular a relação entre a fundamentação teórica e o cotidiano da escola pública.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5674
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5674/3803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº3, set./dez., 2017; 66-81
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459941851136