MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caruzzo, Nayara Malheiros
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Belem, Isabella Caroline, Codonhato, Renan, Moreira, Caio Rosas, Sitoe, Selso Ananias, Rodrigues, João Carlos, Fiorese, Lenamar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5683
Resumo: Este estudo objetivou investigar a motivação para prática de atividades desportivas de escolares da região noroeste do Paraná. Foram sujeitos 268 alunos do Ensino Fundamental e Médio do noroeste do Paraná. Para avaliar a motivação utilizou-se o QMAD. Os dados foram analisados pelos testes Kolmogorov-Smirnov, Kruskal-Wallis, U de Mann-Whitney e Regressão Logística Binária. Evidenciou-se maior motivação por Status (p=0,02) e Desenvolvimento de competências para os meninos (p=0,000); alunos da rede pública apresentaram maiores chances de serem motivados por Status (RC=2,52), Prazer (RC=2,02), Desenvolvimento de competências (RC=2,02), Afiliação Geral (RC=2,64) e Afiliação específica (RC=3,07) (p<0,05); os alunos da rede privada apresentaram RC=1,89 para serem motivados pelas Emoções (p<0,05). Pôde-se concluir que os alunos mais novos recebem mais influências externas e buscam relacionamento social por meio da prática desportiva. Alunos da rede privada são motivados intrinsicamente, enquanto que alunos da rede pública além de apresentar motivações autodeterminadas, também apontaram motivações controladas (extrínsecas).
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