Motivação para a prática e não prática do desporto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granja, Pedro Miguel Coelho Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7312
Resumo: Objetivou-se caracterizar uma pequena amostra de jovens, segundo as suas motivações para a prática e não prática do desporto escolar, tendo em conta o sexo e o ciclo escolar que frequentam. A amostra foi recolhida numa escola secundária da zona norte do país, tendo participado no estudo 98 alunos, de ambos os sexos, sendo 58 praticantes e os restantes 40 não praticantes. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) e o Inquérito de Motivações para a Ausência de Atividade Desportiva (IMAAD). Apesar de não terem sido detetadas diferenças significativas, os resultados evidenciaram como motivos mais importantes para a prática desportiva o desenvolvimento da tarefa e o estatuto social que essa mesma prática lhes promove e os menos importantes o prazer e a forma física. Relativamente aos jovens que não praticam desporto, os principais motivos para tal facto devem-se à falta de tempo e ao desinteresse pelo esforço físico. No geral, os motivos realçados por esta amostra não são os mesmos encontrados por outros estudos.
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