EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bungenstab, Gabriel Carvalho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Wemerton Martins, Silva, Lorraine Torres, dos Santos, Rívia Maria Alves, Holanda, George Ivan da Silva, Ramos, Johnattan Stiv Dias, Guedes, Diogo Geraldo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5524
Resumo: O objetivo deste ensaio é apresentar uma proposta de unidade didática para o ensino para a práticas corporais (de aventura) nas aulas de educação física no ensino médio. Para tal o presente texto faz uma breve análise sobre quem são os sujeitos que frequentam esta etapa de ensino e o que estamos entendendo por práticas corporais (de aventura). Feito isso, propomos a construção de uma unidade didática a partir de uma nova classificação das práticas corporais de aventura pautada por um elemento comum, qual seja: o equilíbrio. Por fim, conclui-se que devemos nos atentar para o caráter educativo que o ensino das práticas corporais oferecem considerando que a proposta de unidade didática não procura engessar o processo de ensino/aprendizagem; ao contrário, tenta sugerir novas possibilidades de ensino desse conteúdo para além, simplesmente, dos equipamentos “adequados” e das possíveis falhas na estrutura física das escolas brasileiras.
id UFMS-4_6a1f07b9570f2550bbd3aa0012b401db
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5524
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA)Educação FísicaAventuraPráticas CorporaisEnsino MédioO objetivo deste ensaio é apresentar uma proposta de unidade didática para o ensino para a práticas corporais (de aventura) nas aulas de educação física no ensino médio. Para tal o presente texto faz uma breve análise sobre quem são os sujeitos que frequentam esta etapa de ensino e o que estamos entendendo por práticas corporais (de aventura). Feito isso, propomos a construção de uma unidade didática a partir de uma nova classificação das práticas corporais de aventura pautada por um elemento comum, qual seja: o equilíbrio. Por fim, conclui-se que devemos nos atentar para o caráter educativo que o ensino das práticas corporais oferecem considerando que a proposta de unidade didática não procura engessar o processo de ensino/aprendizagem; ao contrário, tenta sugerir novas possibilidades de ensino desse conteúdo para além, simplesmente, dos equipamentos “adequados” e das possíveis falhas na estrutura física das escolas brasileiras.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5524Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº3, set./dez., 2017; 29-402178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5524/3735Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBungenstab, Gabriel CarvalhoSantos, Wemerton MartinsSilva, Lorraine Torresdos Santos, Rívia Maria AlvesHolanda, George Ivan da SilvaRamos, Johnattan Stiv DiasGuedes, Diogo Geraldo da Silva2017-12-02T07:36:02Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5524Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-12-02T07:36:02Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA)
title EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA)
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA)
Bungenstab, Gabriel Carvalho
Educação Física
Aventura
Práticas Corporais
Ensino Médio
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA)
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA)
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA)
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA)
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA)
author Bungenstab, Gabriel Carvalho
author_facet Bungenstab, Gabriel Carvalho
Santos, Wemerton Martins
Silva, Lorraine Torres
dos Santos, Rívia Maria Alves
Holanda, George Ivan da Silva
Ramos, Johnattan Stiv Dias
Guedes, Diogo Geraldo da Silva
author_role author
author2 Santos, Wemerton Martins
Silva, Lorraine Torres
dos Santos, Rívia Maria Alves
Holanda, George Ivan da Silva
Ramos, Johnattan Stiv Dias
Guedes, Diogo Geraldo da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bungenstab, Gabriel Carvalho
Santos, Wemerton Martins
Silva, Lorraine Torres
dos Santos, Rívia Maria Alves
Holanda, George Ivan da Silva
Ramos, Johnattan Stiv Dias
Guedes, Diogo Geraldo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Aventura
Práticas Corporais
Ensino Médio
topic Educação Física
Aventura
Práticas Corporais
Ensino Médio
description O objetivo deste ensaio é apresentar uma proposta de unidade didática para o ensino para a práticas corporais (de aventura) nas aulas de educação física no ensino médio. Para tal o presente texto faz uma breve análise sobre quem são os sujeitos que frequentam esta etapa de ensino e o que estamos entendendo por práticas corporais (de aventura). Feito isso, propomos a construção de uma unidade didática a partir de uma nova classificação das práticas corporais de aventura pautada por um elemento comum, qual seja: o equilíbrio. Por fim, conclui-se que devemos nos atentar para o caráter educativo que o ensino das práticas corporais oferecem considerando que a proposta de unidade didática não procura engessar o processo de ensino/aprendizagem; ao contrário, tenta sugerir novas possibilidades de ensino desse conteúdo para além, simplesmente, dos equipamentos “adequados” e das possíveis falhas na estrutura física das escolas brasileiras.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5524
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5524/3735
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº3, set./dez., 2017; 29-40
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459936608256