EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5524 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é apresentar uma proposta de unidade didática para o ensino para a práticas corporais (de aventura) nas aulas de educação física no ensino médio. Para tal o presente texto faz uma breve análise sobre quem são os sujeitos que frequentam esta etapa de ensino e o que estamos entendendo por práticas corporais (de aventura). Feito isso, propomos a construção de uma unidade didática a partir de uma nova classificação das práticas corporais de aventura pautada por um elemento comum, qual seja: o equilíbrio. Por fim, conclui-se que devemos nos atentar para o caráter educativo que o ensino das práticas corporais oferecem considerando que a proposta de unidade didática não procura engessar o processo de ensino/aprendizagem; ao contrário, tenta sugerir novas possibilidades de ensino desse conteúdo para além, simplesmente, dos equipamentos “adequados” e das possíveis falhas na estrutura física das escolas brasileiras. |
id |
UFMS-4_6a1f07b9570f2550bbd3aa0012b401db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5524 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA)Educação FísicaAventuraPráticas CorporaisEnsino MédioO objetivo deste ensaio é apresentar uma proposta de unidade didática para o ensino para a práticas corporais (de aventura) nas aulas de educação física no ensino médio. Para tal o presente texto faz uma breve análise sobre quem são os sujeitos que frequentam esta etapa de ensino e o que estamos entendendo por práticas corporais (de aventura). Feito isso, propomos a construção de uma unidade didática a partir de uma nova classificação das práticas corporais de aventura pautada por um elemento comum, qual seja: o equilíbrio. Por fim, conclui-se que devemos nos atentar para o caráter educativo que o ensino das práticas corporais oferecem considerando que a proposta de unidade didática não procura engessar o processo de ensino/aprendizagem; ao contrário, tenta sugerir novas possibilidades de ensino desse conteúdo para além, simplesmente, dos equipamentos “adequados” e das possíveis falhas na estrutura física das escolas brasileiras.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5524Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº3, set./dez., 2017; 29-402178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5524/3735Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBungenstab, Gabriel CarvalhoSantos, Wemerton MartinsSilva, Lorraine Torresdos Santos, Rívia Maria AlvesHolanda, George Ivan da SilvaRamos, Johnattan Stiv DiasGuedes, Diogo Geraldo da Silva2017-12-02T07:36:02Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5524Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-12-02T07:36:02Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA) |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA) |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA) Bungenstab, Gabriel Carvalho Educação Física Aventura Práticas Corporais Ensino Médio |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA) |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA) |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA) |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA) |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA) |
author |
Bungenstab, Gabriel Carvalho |
author_facet |
Bungenstab, Gabriel Carvalho Santos, Wemerton Martins Silva, Lorraine Torres dos Santos, Rívia Maria Alves Holanda, George Ivan da Silva Ramos, Johnattan Stiv Dias Guedes, Diogo Geraldo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Wemerton Martins Silva, Lorraine Torres dos Santos, Rívia Maria Alves Holanda, George Ivan da Silva Ramos, Johnattan Stiv Dias Guedes, Diogo Geraldo da Silva |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bungenstab, Gabriel Carvalho Santos, Wemerton Martins Silva, Lorraine Torres dos Santos, Rívia Maria Alves Holanda, George Ivan da Silva Ramos, Johnattan Stiv Dias Guedes, Diogo Geraldo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Aventura Práticas Corporais Ensino Médio |
topic |
Educação Física Aventura Práticas Corporais Ensino Médio |
description |
O objetivo deste ensaio é apresentar uma proposta de unidade didática para o ensino para a práticas corporais (de aventura) nas aulas de educação física no ensino médio. Para tal o presente texto faz uma breve análise sobre quem são os sujeitos que frequentam esta etapa de ensino e o que estamos entendendo por práticas corporais (de aventura). Feito isso, propomos a construção de uma unidade didática a partir de uma nova classificação das práticas corporais de aventura pautada por um elemento comum, qual seja: o equilíbrio. Por fim, conclui-se que devemos nos atentar para o caráter educativo que o ensino das práticas corporais oferecem considerando que a proposta de unidade didática não procura engessar o processo de ensino/aprendizagem; ao contrário, tenta sugerir novas possibilidades de ensino desse conteúdo para além, simplesmente, dos equipamentos “adequados” e das possíveis falhas na estrutura física das escolas brasileiras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5524 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5524/3735 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 21, nº3, set./dez., 2017; 29-40 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325459936608256 |