A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS ATIVIDADES CIRCENSES SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes Martins Yogui, Bianca
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Toledo, Eliana, Coelho Bortoleto, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4593
Resumo: A fragilidade na formação profissional tem sido apontada como um fator inibidor das práticas esportivas e culturais para pessoas com deficiências. Uma das práticas que fazem interface com essas áreas é o circo. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou analisar a inclusão do aluno com deficiência visual nas práticas circenses, com base na concepção dos professores. Considerando esta uma pesquisa exploratória, utilizamos como instrumento um questionário aplicado a 15 professores que atuam nessa área. Os dados apontaram que os professores consideram a prática do circo por pessoas com deficiência visual possível, porém não se sentem preparados para atuar, mostrando-se dispostos a buscar conhecimentos e criar meios para viabilizar essa participação. Podemos concluir que ainda é um desafio a inclusão de pessoas com deficiência visual no circo de uma forma segura e eficiente.
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