ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PICADEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanotto, Luana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza Junior, Osmar Moreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4308
Resumo: O estudo objetivou analisar a implementação de uma unidade didática de atividades circenses em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do interior paulista. Utilizou-se da pesquisa-ação, consolidada em dez aulas-intervenções. Para coletas de dados foram elaborados diários de aula e roda de conversas na perspectiva do grupo focal. A análise dos dados revelou duas categorias temáticas: i) a unidade didática das atividades circenses e a participação dos alunos; ii) as dificuldades, limitações e possibilidades. Observamos o potencial educativo na dimensão procedimental do conteúdo, bem como as conquistas em âmbito conceitual e atitudinal, possibilitando às crianças o direito de conhecer, vivenciar e recriar as experiências corporais como fenômeno cultural do movimento.
id UFMS-4_877c898c319540eb12434d4464993902
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4308
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PICADEIROEducação física escolarconteúdoatividades circensesO estudo objetivou analisar a implementação de uma unidade didática de atividades circenses em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do interior paulista. Utilizou-se da pesquisa-ação, consolidada em dez aulas-intervenções. Para coletas de dados foram elaborados diários de aula e roda de conversas na perspectiva do grupo focal. A análise dos dados revelou duas categorias temáticas: i) a unidade didática das atividades circenses e a participação dos alunos; ii) as dificuldades, limitações e possibilidades. Observamos o potencial educativo na dimensão procedimental do conteúdo, bem como as conquistas em âmbito conceitual e atitudinal, possibilitando às crianças o direito de conhecer, vivenciar e recriar as experiências corporais como fenômeno cultural do movimento.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4308Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº2, mai./ago., 2016; 23-322178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4308/2985Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessZanotto, LuanaSouza Junior, Osmar Moreira de2017-03-15T20:58:36Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4308Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T20:58:36Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PICADEIRO
title ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PICADEIRO
spellingShingle ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PICADEIRO
Zanotto, Luana
Educação física escolar
conteúdo
atividades circenses
title_short ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PICADEIRO
title_full ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PICADEIRO
title_fullStr ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PICADEIRO
title_full_unstemmed ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PICADEIRO
title_sort ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRANSFORMANDO A ESCOLA EM PICADEIRO
author Zanotto, Luana
author_facet Zanotto, Luana
Souza Junior, Osmar Moreira de
author_role author
author2 Souza Junior, Osmar Moreira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanotto, Luana
Souza Junior, Osmar Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
conteúdo
atividades circenses
topic Educação física escolar
conteúdo
atividades circenses
description O estudo objetivou analisar a implementação de uma unidade didática de atividades circenses em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do interior paulista. Utilizou-se da pesquisa-ação, consolidada em dez aulas-intervenções. Para coletas de dados foram elaborados diários de aula e roda de conversas na perspectiva do grupo focal. A análise dos dados revelou duas categorias temáticas: i) a unidade didática das atividades circenses e a participação dos alunos; ii) as dificuldades, limitações e possibilidades. Observamos o potencial educativo na dimensão procedimental do conteúdo, bem como as conquistas em âmbito conceitual e atitudinal, possibilitando às crianças o direito de conhecer, vivenciar e recriar as experiências corporais como fenômeno cultural do movimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4308
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4308/2985
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº2, mai./ago., 2016; 23-32
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459053707264