Educação física escolar: a dança em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3493 |
Resumo: | O ensino fundamental escolar, no tocante à Educação Física, vem se apresentando na atualidade com um contexto ligado às aulas de Educação Física desapegadas de elementos culturais fundamentais para a amplitude do ensino, voltado exclusivamente ao esporte. Porém, ao desenvolver a dança, este profissional necessita de um melhor entendimento do que se trata. O foco deste estudo consiste em elucidar a relação dança e educação física no seu emprego no ensino formal. O problema elaborado para a pesquisa reside na seguinte questão: Como o profissional de Educação Física pode desenvolver o conteúdo dança na sua prática docente para o ensino escolar fundamental? Diante deste panorama, teve-se como objetivo geral nesta pesquisa aprofundar o conhecimento da dança no contexto da educação física, identificando formas de trabalhar dança nas aulas de Educação Física, e como objetivos específicos verificar os significados que a dança vem disseminando nas sociedades ao longo dos anos; verificar o contexto da dança enquanto conteúdo da área da Educação Física. Enquanto procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica fundamentada em categoriais teóricas de análise, estas respaldadas por informações a partir de fontes como livros, revistas científicas especializadas nacionais e internacionais, anais de encontros temáticos, teses/dissertações, documentos ligados ao setor da educação no governo federal brasileiro. Concluímos que existe um caráter educacional entre as áreas de dança e educação física, em que a dança pode ser desenvolvida nas aulas de educação física quando considerada como manifestação cultural. Cabe aos profissionais da área o estudo nas danças, populares, folclóricas de forma aprofundada, contextualizada, desapegadas de técnicas. Soma-se a isso a necessidade do estudo dos movimentos relacionados a essa prática, se apropriando desses conhecimentos para formar cidadãos críticos, conscientes de seu papel na sociedade, salientando o valor que a dança tem nesta formação. |
id |
UFMS-4_a9ba0a0aaad0c161f4115c4b35b5830f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3493 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física escolar: a dança em questãoDançaEducação FísicaEnsino fundamental O ensino fundamental escolar, no tocante à Educação Física, vem se apresentando na atualidade com um contexto ligado às aulas de Educação Física desapegadas de elementos culturais fundamentais para a amplitude do ensino, voltado exclusivamente ao esporte. Porém, ao desenvolver a dança, este profissional necessita de um melhor entendimento do que se trata. O foco deste estudo consiste em elucidar a relação dança e educação física no seu emprego no ensino formal. O problema elaborado para a pesquisa reside na seguinte questão: Como o profissional de Educação Física pode desenvolver o conteúdo dança na sua prática docente para o ensino escolar fundamental? Diante deste panorama, teve-se como objetivo geral nesta pesquisa aprofundar o conhecimento da dança no contexto da educação física, identificando formas de trabalhar dança nas aulas de Educação Física, e como objetivos específicos verificar os significados que a dança vem disseminando nas sociedades ao longo dos anos; verificar o contexto da dança enquanto conteúdo da área da Educação Física. Enquanto procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica fundamentada em categoriais teóricas de análise, estas respaldadas por informações a partir de fontes como livros, revistas científicas especializadas nacionais e internacionais, anais de encontros temáticos, teses/dissertações, documentos ligados ao setor da educação no governo federal brasileiro. Concluímos que existe um caráter educacional entre as áreas de dança e educação física, em que a dança pode ser desenvolvida nas aulas de educação física quando considerada como manifestação cultural. Cabe aos profissionais da área o estudo nas danças, populares, folclóricas de forma aprofundada, contextualizada, desapegadas de técnicas. Soma-se a isso a necessidade do estudo dos movimentos relacionados a essa prática, se apropriando desses conhecimentos para formar cidadãos críticos, conscientes de seu papel na sociedade, salientando o valor que a dança tem nesta formação.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2010-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3493Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 12, nº2, jul./dez., 2008; 17-262178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3493/2436Toneto, Livia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:10:04Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3493Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:10:04Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física escolar: a dança em questão |
title |
Educação física escolar: a dança em questão |
spellingShingle |
Educação física escolar: a dança em questão Toneto, Livia Cristina Dança Educação Física Ensino fundamental |
title_short |
Educação física escolar: a dança em questão |
title_full |
Educação física escolar: a dança em questão |
title_fullStr |
Educação física escolar: a dança em questão |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar: a dança em questão |
title_sort |
Educação física escolar: a dança em questão |
author |
Toneto, Livia Cristina |
author_facet |
Toneto, Livia Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toneto, Livia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Educação Física Ensino fundamental |
topic |
Dança Educação Física Ensino fundamental |
description |
O ensino fundamental escolar, no tocante à Educação Física, vem se apresentando na atualidade com um contexto ligado às aulas de Educação Física desapegadas de elementos culturais fundamentais para a amplitude do ensino, voltado exclusivamente ao esporte. Porém, ao desenvolver a dança, este profissional necessita de um melhor entendimento do que se trata. O foco deste estudo consiste em elucidar a relação dança e educação física no seu emprego no ensino formal. O problema elaborado para a pesquisa reside na seguinte questão: Como o profissional de Educação Física pode desenvolver o conteúdo dança na sua prática docente para o ensino escolar fundamental? Diante deste panorama, teve-se como objetivo geral nesta pesquisa aprofundar o conhecimento da dança no contexto da educação física, identificando formas de trabalhar dança nas aulas de Educação Física, e como objetivos específicos verificar os significados que a dança vem disseminando nas sociedades ao longo dos anos; verificar o contexto da dança enquanto conteúdo da área da Educação Física. Enquanto procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica fundamentada em categoriais teóricas de análise, estas respaldadas por informações a partir de fontes como livros, revistas científicas especializadas nacionais e internacionais, anais de encontros temáticos, teses/dissertações, documentos ligados ao setor da educação no governo federal brasileiro. Concluímos que existe um caráter educacional entre as áreas de dança e educação física, em que a dança pode ser desenvolvida nas aulas de educação física quando considerada como manifestação cultural. Cabe aos profissionais da área o estudo nas danças, populares, folclóricas de forma aprofundada, contextualizada, desapegadas de técnicas. Soma-se a isso a necessidade do estudo dos movimentos relacionados a essa prática, se apropriando desses conhecimentos para formar cidadãos críticos, conscientes de seu papel na sociedade, salientando o valor que a dança tem nesta formação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3493 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3493/2436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 12, nº2, jul./dez., 2008; 17-26 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325459165904896 |