Educação física escolar: a dança em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toneto, Livia Cristina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3493
Resumo: O ensino fundamental escolar, no tocante à Educação Física, vem se apresentando na atualidade com um contexto ligado às aulas de Educação Física desapegadas de elementos culturais fundamentais para a amplitude do ensino, voltado exclusivamente ao esporte. Porém, ao desenvolver a dança, este profissional necessita de um melhor entendimento do que se trata. O foco deste estudo consiste em elucidar a relação dança e educação física no seu emprego no ensino formal. O problema elaborado para a pesquisa reside na seguinte questão: Como o profissional de Educação Física pode desenvolver o conteúdo dança na sua prática docente para o ensino escolar fundamental?  Diante deste panorama, teve-se como objetivo geral nesta pesquisa aprofundar o conhecimento da dança no contexto da educação física, identificando formas de trabalhar dança nas aulas de Educação Física, e como objetivos específicos verificar os significados que a dança vem disseminando nas sociedades ao longo dos anos; verificar o contexto da dança enquanto conteúdo da área da Educação Física. Enquanto procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica fundamentada em categoriais teóricas de análise, estas respaldadas por informações a partir de fontes como livros, revistas científicas especializadas nacionais e internacionais, anais de encontros temáticos, teses/dissertações, documentos ligados ao setor da educação no governo federal brasileiro. Concluímos que existe um caráter educacional entre as áreas de dança e educação física, em que a dança pode ser desenvolvida nas aulas de educação física quando considerada como manifestação cultural. Cabe aos profissionais da área o estudo nas danças, populares, folclóricas de forma aprofundada, contextualizada, desapegadas de técnicas. Soma-se a isso a necessidade do estudo dos movimentos relacionados a essa prática, se apropriando desses conhecimentos para formar cidadãos críticos, conscientes de seu papel na sociedade, salientando o valor que a dança tem nesta formação.
id UFMS-4_a9ba0a0aaad0c161f4115c4b35b5830f
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3493
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling Educação física escolar: a dança em questãoDançaEducação FísicaEnsino fundamental O ensino fundamental escolar, no tocante à Educação Física, vem se apresentando na atualidade com um contexto ligado às aulas de Educação Física desapegadas de elementos culturais fundamentais para a amplitude do ensino, voltado exclusivamente ao esporte. Porém, ao desenvolver a dança, este profissional necessita de um melhor entendimento do que se trata. O foco deste estudo consiste em elucidar a relação dança e educação física no seu emprego no ensino formal. O problema elaborado para a pesquisa reside na seguinte questão: Como o profissional de Educação Física pode desenvolver o conteúdo dança na sua prática docente para o ensino escolar fundamental?  Diante deste panorama, teve-se como objetivo geral nesta pesquisa aprofundar o conhecimento da dança no contexto da educação física, identificando formas de trabalhar dança nas aulas de Educação Física, e como objetivos específicos verificar os significados que a dança vem disseminando nas sociedades ao longo dos anos; verificar o contexto da dança enquanto conteúdo da área da Educação Física. Enquanto procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica fundamentada em categoriais teóricas de análise, estas respaldadas por informações a partir de fontes como livros, revistas científicas especializadas nacionais e internacionais, anais de encontros temáticos, teses/dissertações, documentos ligados ao setor da educação no governo federal brasileiro. Concluímos que existe um caráter educacional entre as áreas de dança e educação física, em que a dança pode ser desenvolvida nas aulas de educação física quando considerada como manifestação cultural. Cabe aos profissionais da área o estudo nas danças, populares, folclóricas de forma aprofundada, contextualizada, desapegadas de técnicas. Soma-se a isso a necessidade do estudo dos movimentos relacionados a essa prática, se apropriando desses conhecimentos para formar cidadãos críticos, conscientes de seu papel na sociedade, salientando o valor que a dança tem nesta formação.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2010-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3493Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 12, nº2, jul./dez., 2008; 17-262178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3493/2436Toneto, Livia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:10:04Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3493Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:10:04Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar: a dança em questão
title Educação física escolar: a dança em questão
spellingShingle Educação física escolar: a dança em questão
Toneto, Livia Cristina
Dança
Educação Física
Ensino fundamental
title_short Educação física escolar: a dança em questão
title_full Educação física escolar: a dança em questão
title_fullStr Educação física escolar: a dança em questão
title_full_unstemmed Educação física escolar: a dança em questão
title_sort Educação física escolar: a dança em questão
author Toneto, Livia Cristina
author_facet Toneto, Livia Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toneto, Livia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação Física
Ensino fundamental
topic Dança
Educação Física
Ensino fundamental
description O ensino fundamental escolar, no tocante à Educação Física, vem se apresentando na atualidade com um contexto ligado às aulas de Educação Física desapegadas de elementos culturais fundamentais para a amplitude do ensino, voltado exclusivamente ao esporte. Porém, ao desenvolver a dança, este profissional necessita de um melhor entendimento do que se trata. O foco deste estudo consiste em elucidar a relação dança e educação física no seu emprego no ensino formal. O problema elaborado para a pesquisa reside na seguinte questão: Como o profissional de Educação Física pode desenvolver o conteúdo dança na sua prática docente para o ensino escolar fundamental?  Diante deste panorama, teve-se como objetivo geral nesta pesquisa aprofundar o conhecimento da dança no contexto da educação física, identificando formas de trabalhar dança nas aulas de Educação Física, e como objetivos específicos verificar os significados que a dança vem disseminando nas sociedades ao longo dos anos; verificar o contexto da dança enquanto conteúdo da área da Educação Física. Enquanto procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica fundamentada em categoriais teóricas de análise, estas respaldadas por informações a partir de fontes como livros, revistas científicas especializadas nacionais e internacionais, anais de encontros temáticos, teses/dissertações, documentos ligados ao setor da educação no governo federal brasileiro. Concluímos que existe um caráter educacional entre as áreas de dança e educação física, em que a dança pode ser desenvolvida nas aulas de educação física quando considerada como manifestação cultural. Cabe aos profissionais da área o estudo nas danças, populares, folclóricas de forma aprofundada, contextualizada, desapegadas de técnicas. Soma-se a isso a necessidade do estudo dos movimentos relacionados a essa prática, se apropriando desses conhecimentos para formar cidadãos críticos, conscientes de seu papel na sociedade, salientando o valor que a dança tem nesta formação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3493
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3493/2436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 12, nº2, jul./dez., 2008; 17-26
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459165904896