DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18229 |
Resumo: | Investigou-se as dificuldades pedagógicas que professores de Educação Física enfrentampara ensinar dança, no Ensino Fundamental II, em escolas estaduais de S. J. dos QuatroMarcos/MT. O estudo é qualitativo-descritivo. Aplicou-se roteiro de entrevista semiestruturadacom três professores, organizado em: a) perfil pessoal; b) formação profissional;c) atuação profissional; d) o ensino de dança. Encontraram-se dados sobre a formaçãoprofissional dos professores; a presença de estereótipos sobre a dança como elemento daformação educacional; e as dificuldades pedagógicas. A investigação contribuiu paradiscussão da dança numa perspectiva emancipatória, que ultrapasse a dimensão técnicaprocedimentalda aprendizagem do movimento. |
id |
UFSM-16_39f07d2245e40f64a37551f11d73ad1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18229 |
network_acronym_str |
UFSM-16 |
network_name_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL IIDançaEducação FísicaEnsino Fundamental II.Investigou-se as dificuldades pedagógicas que professores de Educação Física enfrentampara ensinar dança, no Ensino Fundamental II, em escolas estaduais de S. J. dos QuatroMarcos/MT. O estudo é qualitativo-descritivo. Aplicou-se roteiro de entrevista semiestruturadacom três professores, organizado em: a) perfil pessoal; b) formação profissional;c) atuação profissional; d) o ensino de dança. Encontraram-se dados sobre a formaçãoprofissional dos professores; a presença de estereótipos sobre a dança como elemento daformação educacional; e as dificuldades pedagógicas. A investigação contribuiu paradiscussão da dança numa perspectiva emancipatória, que ultrapasse a dimensão técnicaprocedimentalda aprendizagem do movimento.Universidade Federal de Santa Maria2015-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1822910.5902/2316546418229Kinesis; Vol. 33 No. 1 (2015)Kinesis; Vol. 33 Núm. 1 (2015)Kinesis; v. 33 n. 1 (2015)2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18229/10797Cruz, Edsanra Dutra DaCoffani, Márcia Cristina R. da Silva Coffaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-16T23:49:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18229Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2015-06-16T23:49:19Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title |
DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
spellingShingle |
DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II Cruz, Edsanra Dutra Da Dança Educação Física Ensino Fundamental II. |
title_short |
DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title_full |
DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title_fullStr |
DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title_full_unstemmed |
DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
title_sort |
DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
author |
Cruz, Edsanra Dutra Da |
author_facet |
Cruz, Edsanra Dutra Da Coffani, Márcia Cristina R. da Silva Coffani |
author_role |
author |
author2 |
Coffani, Márcia Cristina R. da Silva Coffani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Edsanra Dutra Da Coffani, Márcia Cristina R. da Silva Coffani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Educação Física Ensino Fundamental II. |
topic |
Dança Educação Física Ensino Fundamental II. |
description |
Investigou-se as dificuldades pedagógicas que professores de Educação Física enfrentampara ensinar dança, no Ensino Fundamental II, em escolas estaduais de S. J. dos QuatroMarcos/MT. O estudo é qualitativo-descritivo. Aplicou-se roteiro de entrevista semiestruturadacom três professores, organizado em: a) perfil pessoal; b) formação profissional;c) atuação profissional; d) o ensino de dança. Encontraram-se dados sobre a formaçãoprofissional dos professores; a presença de estereótipos sobre a dança como elemento daformação educacional; e as dificuldades pedagógicas. A investigação contribuiu paradiscussão da dança numa perspectiva emancipatória, que ultrapasse a dimensão técnicaprocedimentalda aprendizagem do movimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18229 10.5902/2316546418229 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18229 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316546418229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18229/10797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Kinesis; Vol. 33 No. 1 (2015) Kinesis; Vol. 33 Núm. 1 (2015) Kinesis; v. 33 n. 1 (2015) 2316-5464 0102-8308 reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
collection |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com |
_version_ |
1799944083713556480 |