DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Edsanra Dutra Da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Coffani, Márcia Cristina R. da Silva Coffani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18229
Resumo: Investigou-se as dificuldades pedagógicas que professores de Educação Física enfrentampara ensinar dança, no Ensino Fundamental II, em escolas estaduais de S. J. dos QuatroMarcos/MT. O estudo é qualitativo-descritivo. Aplicou-se roteiro de entrevista semiestruturadacom três professores, organizado em: a) perfil pessoal; b) formação profissional;c) atuação profissional; d) o ensino de dança. Encontraram-se dados sobre a formaçãoprofissional dos professores; a presença de estereótipos sobre a dança como elemento daformação educacional; e as dificuldades pedagógicas. A investigação contribuiu paradiscussão da dança numa perspectiva emancipatória, que ultrapasse a dimensão técnicaprocedimentalda aprendizagem do movimento.
id UFSM-16_39f07d2245e40f64a37551f11d73ad1f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18229
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL IIDançaEducação FísicaEnsino Fundamental II.Investigou-se as dificuldades pedagógicas que professores de Educação Física enfrentampara ensinar dança, no Ensino Fundamental II, em escolas estaduais de S. J. dos QuatroMarcos/MT. O estudo é qualitativo-descritivo. Aplicou-se roteiro de entrevista semiestruturadacom três professores, organizado em: a) perfil pessoal; b) formação profissional;c) atuação profissional; d) o ensino de dança. Encontraram-se dados sobre a formaçãoprofissional dos professores; a presença de estereótipos sobre a dança como elemento daformação educacional; e as dificuldades pedagógicas. A investigação contribuiu paradiscussão da dança numa perspectiva emancipatória, que ultrapasse a dimensão técnicaprocedimentalda aprendizagem do movimento.Universidade Federal de Santa Maria2015-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/1822910.5902/2316546418229Kinesis; Vol. 33 No. 1 (2015)Kinesis; Vol. 33 Núm. 1 (2015)Kinesis; v. 33 n. 1 (2015)2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18229/10797Cruz, Edsanra Dutra DaCoffani, Márcia Cristina R. da Silva Coffaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-16T23:49:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18229Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2015-06-16T23:49:19Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II
title DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II
spellingShingle DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Cruz, Edsanra Dutra Da
Dança
Educação Física
Ensino Fundamental II.
title_short DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_full DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_fullStr DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_full_unstemmed DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II
title_sort DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II
author Cruz, Edsanra Dutra Da
author_facet Cruz, Edsanra Dutra Da
Coffani, Márcia Cristina R. da Silva Coffani
author_role author
author2 Coffani, Márcia Cristina R. da Silva Coffani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Edsanra Dutra Da
Coffani, Márcia Cristina R. da Silva Coffani
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação Física
Ensino Fundamental II.
topic Dança
Educação Física
Ensino Fundamental II.
description Investigou-se as dificuldades pedagógicas que professores de Educação Física enfrentampara ensinar dança, no Ensino Fundamental II, em escolas estaduais de S. J. dos QuatroMarcos/MT. O estudo é qualitativo-descritivo. Aplicou-se roteiro de entrevista semiestruturadacom três professores, organizado em: a) perfil pessoal; b) formação profissional;c) atuação profissional; d) o ensino de dança. Encontraram-se dados sobre a formaçãoprofissional dos professores; a presença de estereótipos sobre a dança como elemento daformação educacional; e as dificuldades pedagógicas. A investigação contribuiu paradiscussão da dança numa perspectiva emancipatória, que ultrapasse a dimensão técnicaprocedimentalda aprendizagem do movimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18229
10.5902/2316546418229
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18229
identifier_str_mv 10.5902/2316546418229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/18229/10797
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Vol. 33 No. 1 (2015)
Kinesis; Vol. 33 Núm. 1 (2015)
Kinesis; v. 33 n. 1 (2015)
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944083713556480