PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jessiane Pereira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4583
Resumo: O estudo objetivou investigar a percepção de alunos dos cursos de licenciatura em Educação Física sobre a disciplina de Jogos e Brincadeiras no processo de formação profissional e no futuro campo de intervenção profissional. O estudo possui caráter descritivo e abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa alunos dos cursos de licenciatura em Educação Física de Cuiabá e Várzea Grande, utilizando um questionário como instrumento. A análise de dados consistiu na técnica de análise de conteúdo. De acordo com os resultados, os futuros professores compreendem a importância de abordar os jogos e as brincadeiras na escola por ser um conteúdo que favorece o desenvolvimento do aluno, amplia as possibilidades no campo da Educação Física Escolar, além de contribuir no processo de aprendizagem e na diversificação das aulas.
id UFMS-4_d01fd23cc4a5e05b254a50b924af2a32
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4583
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAJogos e BrincadeirasFormação de professoresEducação Física escolarO estudo objetivou investigar a percepção de alunos dos cursos de licenciatura em Educação Física sobre a disciplina de Jogos e Brincadeiras no processo de formação profissional e no futuro campo de intervenção profissional. O estudo possui caráter descritivo e abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa alunos dos cursos de licenciatura em Educação Física de Cuiabá e Várzea Grande, utilizando um questionário como instrumento. A análise de dados consistiu na técnica de análise de conteúdo. De acordo com os resultados, os futuros professores compreendem a importância de abordar os jogos e as brincadeiras na escola por ser um conteúdo que favorece o desenvolvimento do aluno, amplia as possibilidades no campo da Educação Física Escolar, além de contribuir no processo de aprendizagem e na diversificação das aulas.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2017-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4583Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº3, set./dez, 2016; 92-982178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4583/3105Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Jessiane Pereira da2017-03-15T20:57:46Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4583Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T20:57:46Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Costa, Jessiane Pereira da
Jogos e Brincadeiras
Formação de professores
Educação Física escolar
title_short PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
author Costa, Jessiane Pereira da
author_facet Costa, Jessiane Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jessiane Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e Brincadeiras
Formação de professores
Educação Física escolar
topic Jogos e Brincadeiras
Formação de professores
Educação Física escolar
description O estudo objetivou investigar a percepção de alunos dos cursos de licenciatura em Educação Física sobre a disciplina de Jogos e Brincadeiras no processo de formação profissional e no futuro campo de intervenção profissional. O estudo possui caráter descritivo e abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa alunos dos cursos de licenciatura em Educação Física de Cuiabá e Várzea Grande, utilizando um questionário como instrumento. A análise de dados consistiu na técnica de análise de conteúdo. De acordo com os resultados, os futuros professores compreendem a importância de abordar os jogos e as brincadeiras na escola por ser um conteúdo que favorece o desenvolvimento do aluno, amplia as possibilidades no campo da Educação Física Escolar, além de contribuir no processo de aprendizagem e na diversificação das aulas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4583
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4583/3105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Corpoconsciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 20, nº3, set./dez, 2016; 92-98
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459881033728