Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165 |
Resumo: | A Pedagogia Histórico-crítica (PHC) é uma teoria criada pelo pedagogo Dermeval Saviani e tem por objetivo a transmissão dos conteúdos científicos elaborados historicamente pela humanidade, no âmbito educacional, sem que está seja conteudista. Desta maneira, é de suma importância o uso dessa teoria na prática na sala de aula. Está pesquisa teve por objetivo realizar a primeira parte de uma revisão Integrativa de literatura, tendo por finalidade encontra evidências que comprovem os benefícios da PHC na prática docente da Educação Infantil. Desta forma, optou-se para a essa revisão realizar o levantamento de periódicos no portal da CAPES que tratassem da referida temática. Sendo assim, foi possível constatar que a PHC é uma importante teoria utilizada na prática docente nas aulas de educação infantil. Assim como ficou nítido a ausência de pesquisadores que abordem a PHC enquanto prática educativa na educação infantil em seus trabalhos. |
id |
UFMS-5_5df1d07c97872d2d51af8a7cf92743a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17165 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação InfantilA Pedagogia Histórico-crítica (PHC) é uma teoria criada pelo pedagogo Dermeval Saviani e tem por objetivo a transmissão dos conteúdos científicos elaborados historicamente pela humanidade, no âmbito educacional, sem que está seja conteudista. Desta maneira, é de suma importância o uso dessa teoria na prática na sala de aula. Está pesquisa teve por objetivo realizar a primeira parte de uma revisão Integrativa de literatura, tendo por finalidade encontra evidências que comprovem os benefícios da PHC na prática docente da Educação Infantil. Desta forma, optou-se para a essa revisão realizar o levantamento de periódicos no portal da CAPES que tratassem da referida temática. Sendo assim, foi possível constatar que a PHC é uma importante teoria utilizada na prática docente nas aulas de educação infantil. Assim como ficou nítido a ausência de pesquisadores que abordem a PHC enquanto prática educativa na educação infantil em seus trabalhos.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-hx-aac-adtshttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1716510.55028/gd.v6i01-24.17165 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165/11384https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165/11503Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristiane Da Costa JacintoVanessa Campos Mariano Ruckstadter2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17165Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil |
title |
Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil |
spellingShingle |
Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil Cristiane Da Costa Jacinto |
title_short |
Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil |
title_full |
Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil |
title_fullStr |
Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil |
title_sort |
Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil |
author |
Cristiane Da Costa Jacinto |
author_facet |
Cristiane Da Costa Jacinto Vanessa Campos Mariano Ruckstadter |
author_role |
author |
author2 |
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristiane Da Costa Jacinto Vanessa Campos Mariano Ruckstadter |
description |
A Pedagogia Histórico-crítica (PHC) é uma teoria criada pelo pedagogo Dermeval Saviani e tem por objetivo a transmissão dos conteúdos científicos elaborados historicamente pela humanidade, no âmbito educacional, sem que está seja conteudista. Desta maneira, é de suma importância o uso dessa teoria na prática na sala de aula. Está pesquisa teve por objetivo realizar a primeira parte de uma revisão Integrativa de literatura, tendo por finalidade encontra evidências que comprovem os benefícios da PHC na prática docente da Educação Infantil. Desta forma, optou-se para a essa revisão realizar o levantamento de periódicos no portal da CAPES que tratassem da referida temática. Sendo assim, foi possível constatar que a PHC é uma importante teoria utilizada na prática docente nas aulas de educação infantil. Assim como ficou nítido a ausência de pesquisadores que abordem a PHC enquanto prática educativa na educação infantil em seus trabalhos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165 10.55028/gd.v6i01-24.17165 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165 |
identifier_str_mv |
10.55028/gd.v6i01-24.17165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165/11384 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165/11503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/x-hx-aac-adts |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857302470656 |