Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Da Costa Jacinto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165
Resumo: A Pedagogia Histórico-crítica (PHC) é uma teoria criada pelo pedagogo Dermeval Saviani e tem por objetivo a transmissão dos conteúdos científicos elaborados historicamente pela humanidade, no âmbito educacional, sem que está seja conteudista. Desta maneira, é de suma importância o uso dessa teoria na prática na sala de aula. Está pesquisa teve por objetivo realizar a primeira parte de uma revisão Integrativa de literatura, tendo por finalidade encontra evidências que comprovem os benefícios da PHC na prática docente da Educação Infantil. Desta forma, optou-se para a essa revisão realizar o levantamento de periódicos no portal da CAPES que tratassem da referida temática. Sendo assim, foi possível constatar que a PHC é uma importante teoria utilizada na prática docente nas aulas de educação infantil. Assim como ficou nítido a ausência de pesquisadores que abordem a PHC enquanto prática educativa na educação infantil em seus trabalhos.
id UFMS-5_5df1d07c97872d2d51af8a7cf92743a2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17165
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação InfantilA Pedagogia Histórico-crítica (PHC) é uma teoria criada pelo pedagogo Dermeval Saviani e tem por objetivo a transmissão dos conteúdos científicos elaborados historicamente pela humanidade, no âmbito educacional, sem que está seja conteudista. Desta maneira, é de suma importância o uso dessa teoria na prática na sala de aula. Está pesquisa teve por objetivo realizar a primeira parte de uma revisão Integrativa de literatura, tendo por finalidade encontra evidências que comprovem os benefícios da PHC na prática docente da Educação Infantil. Desta forma, optou-se para a essa revisão realizar o levantamento de periódicos no portal da CAPES que tratassem da referida temática. Sendo assim, foi possível constatar que a PHC é uma importante teoria utilizada na prática docente nas aulas de educação infantil. Assim como ficou nítido a ausência de pesquisadores que abordem a PHC enquanto prática educativa na educação infantil em seus trabalhos.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-hx-aac-adtshttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1716510.55028/gd.v6i01-24.17165 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165/11384https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165/11503Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristiane Da Costa JacintoVanessa Campos Mariano Ruckstadter2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17165Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil
title Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil
spellingShingle Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil
Cristiane Da Costa Jacinto
title_short Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil
title_full Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil
title_fullStr Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil
title_full_unstemmed Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil
title_sort Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil
author Cristiane Da Costa Jacinto
author_facet Cristiane Da Costa Jacinto
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
author_role author
author2 Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Da Costa Jacinto
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
description A Pedagogia Histórico-crítica (PHC) é uma teoria criada pelo pedagogo Dermeval Saviani e tem por objetivo a transmissão dos conteúdos científicos elaborados historicamente pela humanidade, no âmbito educacional, sem que está seja conteudista. Desta maneira, é de suma importância o uso dessa teoria na prática na sala de aula. Está pesquisa teve por objetivo realizar a primeira parte de uma revisão Integrativa de literatura, tendo por finalidade encontra evidências que comprovem os benefícios da PHC na prática docente da Educação Infantil. Desta forma, optou-se para a essa revisão realizar o levantamento de periódicos no portal da CAPES que tratassem da referida temática. Sendo assim, foi possível constatar que a PHC é uma importante teoria utilizada na prática docente nas aulas de educação infantil. Assim como ficou nítido a ausência de pesquisadores que abordem a PHC enquanto prática educativa na educação infantil em seus trabalhos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165
10.55028/gd.v6i01-24.17165
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165
identifier_str_mv 10.55028/gd.v6i01-24.17165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165/11384
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17165/11503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/x-hx-aac-adts
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857302470656