ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Rafael
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751
Resumo: O presente artigo é uma mediação por meio da qual abordamos a importância do ensino de geografia para o desenvolvimento intelectual dos alunos, com a contribuição da pesquisa e do estudo sobre práticas sustentáveis realizadas pelo agronegócio. Essa reflexão é oriunda de nossa atuação enquanto docente no curso de Pedagogia de uma universidade federal e, também, das investigações científicas que realizamos a respeito do desenvolvimento sustentável na formação de professores. Demonstramos a amplitude do conceito de desenvolvimento sustentável e a importância do ensino de geografia com o debate e o estudo a respeito do agronegócio em uma perspectiva sustentável. Concluímos que a compreensão da realidade espacial é um requisito indispensável para futuros pedagogos e a análise geográfica do agronegócio sustentável apresenta potencialidades relevantes para o ensino e a pesquisa acadêmica.
id UFMS-5_8a78bc633a321aa968e0f14068e74395
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/20751
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIAEnsino de GeografiaAgronegócioDesenvolvimento SustentávelEducaçãoO presente artigo é uma mediação por meio da qual abordamos a importância do ensino de geografia para o desenvolvimento intelectual dos alunos, com a contribuição da pesquisa e do estudo sobre práticas sustentáveis realizadas pelo agronegócio. Essa reflexão é oriunda de nossa atuação enquanto docente no curso de Pedagogia de uma universidade federal e, também, das investigações científicas que realizamos a respeito do desenvolvimento sustentável na formação de professores. Demonstramos a amplitude do conceito de desenvolvimento sustentável e a importância do ensino de geografia com o debate e o estudo a respeito do agronegócio em uma perspectiva sustentável. Concluímos que a compreensão da realidade espacial é um requisito indispensável para futuros pedagogos e a análise geográfica do agronegócio sustentável apresenta potencialidades relevantes para o ensino e a pesquisa acadêmica.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2024-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/2075110.55028/gd.v8i01.20751 Revista GESTO-Debate; v. 8 n. 01 (2024): Fluxo Contínuo2595-310910.55028/gd.v8i01reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751/13820https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751/13821Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Rafael 2024-04-15T19:17:11Zoai:periodicos.ufms.br:article/20751Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2024-04-15T19:17:11GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
title ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
spellingShingle ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
Rossi, Rafael
Ensino de Geografia
Agronegócio
Desenvolvimento Sustentável
Educação
title_short ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
title_full ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
title_fullStr ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
title_full_unstemmed ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
title_sort ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
author Rossi, Rafael
author_facet Rossi, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Agronegócio
Desenvolvimento Sustentável
Educação
topic Ensino de Geografia
Agronegócio
Desenvolvimento Sustentável
Educação
description O presente artigo é uma mediação por meio da qual abordamos a importância do ensino de geografia para o desenvolvimento intelectual dos alunos, com a contribuição da pesquisa e do estudo sobre práticas sustentáveis realizadas pelo agronegócio. Essa reflexão é oriunda de nossa atuação enquanto docente no curso de Pedagogia de uma universidade federal e, também, das investigações científicas que realizamos a respeito do desenvolvimento sustentável na formação de professores. Demonstramos a amplitude do conceito de desenvolvimento sustentável e a importância do ensino de geografia com o debate e o estudo a respeito do agronegócio em uma perspectiva sustentável. Concluímos que a compreensão da realidade espacial é um requisito indispensável para futuros pedagogos e a análise geográfica do agronegócio sustentável apresenta potencialidades relevantes para o ensino e a pesquisa acadêmica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751
10.55028/gd.v8i01.20751
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751
identifier_str_mv 10.55028/gd.v8i01.20751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751/13820
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751/13821
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/mpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 8 n. 01 (2024): Fluxo Contínuo
2595-3109
10.55028/gd.v8i01
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857401036800