ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751 |
Resumo: | O presente artigo é uma mediação por meio da qual abordamos a importância do ensino de geografia para o desenvolvimento intelectual dos alunos, com a contribuição da pesquisa e do estudo sobre práticas sustentáveis realizadas pelo agronegócio. Essa reflexão é oriunda de nossa atuação enquanto docente no curso de Pedagogia de uma universidade federal e, também, das investigações científicas que realizamos a respeito do desenvolvimento sustentável na formação de professores. Demonstramos a amplitude do conceito de desenvolvimento sustentável e a importância do ensino de geografia com o debate e o estudo a respeito do agronegócio em uma perspectiva sustentável. Concluímos que a compreensão da realidade espacial é um requisito indispensável para futuros pedagogos e a análise geográfica do agronegócio sustentável apresenta potencialidades relevantes para o ensino e a pesquisa acadêmica. |
id |
UFMS-5_8a78bc633a321aa968e0f14068e74395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/20751 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIAEnsino de GeografiaAgronegócioDesenvolvimento SustentávelEducaçãoO presente artigo é uma mediação por meio da qual abordamos a importância do ensino de geografia para o desenvolvimento intelectual dos alunos, com a contribuição da pesquisa e do estudo sobre práticas sustentáveis realizadas pelo agronegócio. Essa reflexão é oriunda de nossa atuação enquanto docente no curso de Pedagogia de uma universidade federal e, também, das investigações científicas que realizamos a respeito do desenvolvimento sustentável na formação de professores. Demonstramos a amplitude do conceito de desenvolvimento sustentável e a importância do ensino de geografia com o debate e o estudo a respeito do agronegócio em uma perspectiva sustentável. Concluímos que a compreensão da realidade espacial é um requisito indispensável para futuros pedagogos e a análise geográfica do agronegócio sustentável apresenta potencialidades relevantes para o ensino e a pesquisa acadêmica.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2024-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/2075110.55028/gd.v8i01.20751 Revista GESTO-Debate; v. 8 n. 01 (2024): Fluxo Contínuo2595-310910.55028/gd.v8i01reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751/13820https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751/13821Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Rafael 2024-04-15T19:17:11Zoai:periodicos.ufms.br:article/20751Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2024-04-15T19:17:11GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA |
title |
ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA |
spellingShingle |
ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA Rossi, Rafael Ensino de Geografia Agronegócio Desenvolvimento Sustentável Educação |
title_short |
ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA |
title_full |
ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA |
title_fullStr |
ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA |
title_sort |
ENSINO DE GEOGRAFIA, AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA |
author |
Rossi, Rafael |
author_facet |
Rossi, Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Agronegócio Desenvolvimento Sustentável Educação |
topic |
Ensino de Geografia Agronegócio Desenvolvimento Sustentável Educação |
description |
O presente artigo é uma mediação por meio da qual abordamos a importância do ensino de geografia para o desenvolvimento intelectual dos alunos, com a contribuição da pesquisa e do estudo sobre práticas sustentáveis realizadas pelo agronegócio. Essa reflexão é oriunda de nossa atuação enquanto docente no curso de Pedagogia de uma universidade federal e, também, das investigações científicas que realizamos a respeito do desenvolvimento sustentável na formação de professores. Demonstramos a amplitude do conceito de desenvolvimento sustentável e a importância do ensino de geografia com o debate e o estudo a respeito do agronegócio em uma perspectiva sustentável. Concluímos que a compreensão da realidade espacial é um requisito indispensável para futuros pedagogos e a análise geográfica do agronegócio sustentável apresenta potencialidades relevantes para o ensino e a pesquisa acadêmica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751 10.55028/gd.v8i01.20751 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751 |
identifier_str_mv |
10.55028/gd.v8i01.20751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751/13820 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/20751/13821 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/mpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 8 n. 01 (2024): Fluxo Contínuo 2595-3109 10.55028/gd.v8i01 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857401036800 |