Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nozella Gama, Carolina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cotrim Prates, Ailton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17099
Resumo: O presente artigo objetiva apontar contribuições acerca do currículo, com ênfase ao trato com o conhecimento, na perspectiva histórico-crítica em articulação com a abordagem crítico-superadora. Faz-se necessário avançarmos nos estudos acerca do currículo, tendo em vista a necessidade e possibilidade de refletirmos sobre que rumos dar aos currículos, num período de crise estrutural do capital em que se coloca pungente uma formulação curricular concatenada às necessidades histórias da classe trabalhadora. É fundamental forjarmos no marco referencial do capital uma formação necessária à transição, que enfrente e coloque em cheque a formação unilateral da qual dispomos. Recuperamos as formulações de Dermeval Saviani acerca da pedagogia histórico-crítica e as elaborações da abordagem crítico-superadora da educação física, nas quais explicitam-se princípios curriculares para o trato com o conhecimento.
id UFMS-5_8f5278bfb0deb3d1705286af2770d69e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17099
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-SuperadoraO presente artigo objetiva apontar contribuições acerca do currículo, com ênfase ao trato com o conhecimento, na perspectiva histórico-crítica em articulação com a abordagem crítico-superadora. Faz-se necessário avançarmos nos estudos acerca do currículo, tendo em vista a necessidade e possibilidade de refletirmos sobre que rumos dar aos currículos, num período de crise estrutural do capital em que se coloca pungente uma formulação curricular concatenada às necessidades histórias da classe trabalhadora. É fundamental forjarmos no marco referencial do capital uma formação necessária à transição, que enfrente e coloque em cheque a formação unilateral da qual dispomos. Recuperamos as formulações de Dermeval Saviani acerca da pedagogia histórico-crítica e as elaborações da abordagem crítico-superadora da educação física, nas quais explicitam-se princípios curriculares para o trato com o conhecimento.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17099 Revista GESTO-Debate; v. 4 n. 01-09 (2020): 20202595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17099/11362Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessNozella Gama, CarolinaCotrim Prates, Ailton2022-09-22T00:56:40Zoai:periodicos.ufms.br:article/17099Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-09-22T00:56:40GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora
title Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora
spellingShingle Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora
Nozella Gama, Carolina
title_short Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora
title_full Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora
title_fullStr Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora
title_full_unstemmed Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora
title_sort Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora
author Nozella Gama, Carolina
author_facet Nozella Gama, Carolina
Cotrim Prates, Ailton
author_role author
author2 Cotrim Prates, Ailton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nozella Gama, Carolina
Cotrim Prates, Ailton
description O presente artigo objetiva apontar contribuições acerca do currículo, com ênfase ao trato com o conhecimento, na perspectiva histórico-crítica em articulação com a abordagem crítico-superadora. Faz-se necessário avançarmos nos estudos acerca do currículo, tendo em vista a necessidade e possibilidade de refletirmos sobre que rumos dar aos currículos, num período de crise estrutural do capital em que se coloca pungente uma formulação curricular concatenada às necessidades histórias da classe trabalhadora. É fundamental forjarmos no marco referencial do capital uma formação necessária à transição, que enfrente e coloque em cheque a formação unilateral da qual dispomos. Recuperamos as formulações de Dermeval Saviani acerca da pedagogia histórico-crítica e as elaborações da abordagem crítico-superadora da educação física, nas quais explicitam-se princípios curriculares para o trato com o conhecimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17099
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17099/11362
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 4 n. 01-09 (2020): 2020
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857506942976