Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17099 |
Resumo: | O presente artigo objetiva apontar contribuições acerca do currículo, com ênfase ao trato com o conhecimento, na perspectiva histórico-crítica em articulação com a abordagem crítico-superadora. Faz-se necessário avançarmos nos estudos acerca do currículo, tendo em vista a necessidade e possibilidade de refletirmos sobre que rumos dar aos currículos, num período de crise estrutural do capital em que se coloca pungente uma formulação curricular concatenada às necessidades histórias da classe trabalhadora. É fundamental forjarmos no marco referencial do capital uma formação necessária à transição, que enfrente e coloque em cheque a formação unilateral da qual dispomos. Recuperamos as formulações de Dermeval Saviani acerca da pedagogia histórico-crítica e as elaborações da abordagem crítico-superadora da educação física, nas quais explicitam-se princípios curriculares para o trato com o conhecimento. |
id |
UFMS-5_8f5278bfb0deb3d1705286af2770d69e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17099 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-SuperadoraO presente artigo objetiva apontar contribuições acerca do currículo, com ênfase ao trato com o conhecimento, na perspectiva histórico-crítica em articulação com a abordagem crítico-superadora. Faz-se necessário avançarmos nos estudos acerca do currículo, tendo em vista a necessidade e possibilidade de refletirmos sobre que rumos dar aos currículos, num período de crise estrutural do capital em que se coloca pungente uma formulação curricular concatenada às necessidades histórias da classe trabalhadora. É fundamental forjarmos no marco referencial do capital uma formação necessária à transição, que enfrente e coloque em cheque a formação unilateral da qual dispomos. Recuperamos as formulações de Dermeval Saviani acerca da pedagogia histórico-crítica e as elaborações da abordagem crítico-superadora da educação física, nas quais explicitam-se princípios curriculares para o trato com o conhecimento.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17099 Revista GESTO-Debate; v. 4 n. 01-09 (2020): 20202595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17099/11362Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessNozella Gama, CarolinaCotrim Prates, Ailton2022-09-22T00:56:40Zoai:periodicos.ufms.br:article/17099Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-09-22T00:56:40GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora |
title |
Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora |
spellingShingle |
Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora Nozella Gama, Carolina |
title_short |
Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora |
title_full |
Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora |
title_fullStr |
Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora |
title_full_unstemmed |
Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora |
title_sort |
Currículo e Trato com o Conhecimento: Contribuições à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora |
author |
Nozella Gama, Carolina |
author_facet |
Nozella Gama, Carolina Cotrim Prates, Ailton |
author_role |
author |
author2 |
Cotrim Prates, Ailton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nozella Gama, Carolina Cotrim Prates, Ailton |
description |
O presente artigo objetiva apontar contribuições acerca do currículo, com ênfase ao trato com o conhecimento, na perspectiva histórico-crítica em articulação com a abordagem crítico-superadora. Faz-se necessário avançarmos nos estudos acerca do currículo, tendo em vista a necessidade e possibilidade de refletirmos sobre que rumos dar aos currículos, num período de crise estrutural do capital em que se coloca pungente uma formulação curricular concatenada às necessidades histórias da classe trabalhadora. É fundamental forjarmos no marco referencial do capital uma formação necessária à transição, que enfrente e coloque em cheque a formação unilateral da qual dispomos. Recuperamos as formulações de Dermeval Saviani acerca da pedagogia histórico-crítica e as elaborações da abordagem crítico-superadora da educação física, nas quais explicitam-se princípios curriculares para o trato com o conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17099 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17099/11362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 4 n. 01-09 (2020): 2020 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857506942976 |