Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193 |
Resumo: | A obra do Professor Dermeval Saviani é um marco da educação escolar brasileira. No ano de 2019 celebramos 40 anos de construção coletiva da Pedagogia histórico-crítica com a publicação do livro 'Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano novas aproximações' de autoria de Saviani. Esse fato motivou a elaboração deste artigo que enfatiza aspectos históricos da vida e obra desse importante trabalhador da educação brasileira. Salientamos o processo de construção coletiva da Pedagogia histórico-crítica e evidenciamos a importância de três obras fundamentais do Professor Saviani: 'Escola e democracia', Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações e a obra acima citada comemorativa dos 40 anos dessa corrente pedagógica. Tais obras oferecem os pressupostos teóricos e metodológicos dessa corrente pedagógica de natureza crítica e revolucionária. |
id |
UFMS-5_bb5ef1750123420664b9bc12570b40a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17193 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-CríticaA obra do Professor Dermeval Saviani é um marco da educação escolar brasileira. No ano de 2019 celebramos 40 anos de construção coletiva da Pedagogia histórico-crítica com a publicação do livro 'Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano novas aproximações' de autoria de Saviani. Esse fato motivou a elaboração deste artigo que enfatiza aspectos históricos da vida e obra desse importante trabalhador da educação brasileira. Salientamos o processo de construção coletiva da Pedagogia histórico-crítica e evidenciamos a importância de três obras fundamentais do Professor Saviani: 'Escola e democracia', Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações e a obra acima citada comemorativa dos 40 anos dessa corrente pedagógica. Tais obras oferecem os pressupostos teóricos e metodológicos dessa corrente pedagógica de natureza crítica e revolucionária.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1719310.55028/gd.v6i01-24.17193 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193/11401https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193/11526Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTuim Viotto Filho, Irineu Aliprando2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17193Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica |
title |
Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica |
spellingShingle |
Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando |
title_short |
Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_full |
Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_fullStr |
Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_full_unstemmed |
Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica |
title_sort |
Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica |
author |
Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando |
author_facet |
Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando |
description |
A obra do Professor Dermeval Saviani é um marco da educação escolar brasileira. No ano de 2019 celebramos 40 anos de construção coletiva da Pedagogia histórico-crítica com a publicação do livro 'Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano novas aproximações' de autoria de Saviani. Esse fato motivou a elaboração deste artigo que enfatiza aspectos históricos da vida e obra desse importante trabalhador da educação brasileira. Salientamos o processo de construção coletiva da Pedagogia histórico-crítica e evidenciamos a importância de três obras fundamentais do Professor Saviani: 'Escola e democracia', Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações e a obra acima citada comemorativa dos 40 anos dessa corrente pedagógica. Tais obras oferecem os pressupostos teóricos e metodológicos dessa corrente pedagógica de natureza crítica e revolucionária. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193 10.55028/gd.v6i01-24.17193 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193 |
identifier_str_mv |
10.55028/gd.v6i01-24.17193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193/11401 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193/11526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/x-wav |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857324490752 |