Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193
Resumo: A obra do Professor Dermeval Saviani é um marco da educação escolar brasileira. No ano de 2019 celebramos 40 anos de construção coletiva da Pedagogia histórico-crítica com a publicação do livro 'Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano novas aproximações' de autoria de Saviani. Esse fato motivou a elaboração deste artigo que enfatiza aspectos históricos da vida e obra desse importante trabalhador da educação brasileira. Salientamos o processo de construção coletiva da Pedagogia histórico-crítica e evidenciamos a importância de três obras fundamentais do Professor Saviani: 'Escola e democracia', Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações e a obra acima citada comemorativa dos 40 anos dessa corrente pedagógica. Tais obras oferecem os pressupostos teóricos e metodológicos dessa corrente pedagógica de natureza crítica e revolucionária.
id UFMS-5_bb5ef1750123420664b9bc12570b40a6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17193
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-CríticaA obra do Professor Dermeval Saviani é um marco da educação escolar brasileira. No ano de 2019 celebramos 40 anos de construção coletiva da Pedagogia histórico-crítica com a publicação do livro 'Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano novas aproximações' de autoria de Saviani. Esse fato motivou a elaboração deste artigo que enfatiza aspectos históricos da vida e obra desse importante trabalhador da educação brasileira. Salientamos o processo de construção coletiva da Pedagogia histórico-crítica e evidenciamos a importância de três obras fundamentais do Professor Saviani: 'Escola e democracia', Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações e a obra acima citada comemorativa dos 40 anos dessa corrente pedagógica. Tais obras oferecem os pressupostos teóricos e metodológicos dessa corrente pedagógica de natureza crítica e revolucionária.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1719310.55028/gd.v6i01-24.17193 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193/11401https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193/11526Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTuim Viotto Filho, Irineu Aliprando2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17193Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica
title Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica
spellingShingle Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica
Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
title_short Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica
title_full Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica
title_fullStr Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica
title_full_unstemmed Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica
title_sort Dermeval Saviani: Um trabalhador da Educação Brasileira e Idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica
author Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
author_facet Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
description A obra do Professor Dermeval Saviani é um marco da educação escolar brasileira. No ano de 2019 celebramos 40 anos de construção coletiva da Pedagogia histórico-crítica com a publicação do livro 'Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano novas aproximações' de autoria de Saviani. Esse fato motivou a elaboração deste artigo que enfatiza aspectos históricos da vida e obra desse importante trabalhador da educação brasileira. Salientamos o processo de construção coletiva da Pedagogia histórico-crítica e evidenciamos a importância de três obras fundamentais do Professor Saviani: 'Escola e democracia', Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações e a obra acima citada comemorativa dos 40 anos dessa corrente pedagógica. Tais obras oferecem os pressupostos teóricos e metodológicos dessa corrente pedagógica de natureza crítica e revolucionária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193
10.55028/gd.v6i01-24.17193
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193
identifier_str_mv 10.55028/gd.v6i01-24.17193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193/11401
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17193/11526
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/x-wav
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857324490752