APROPRIAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Avelar, Lucas Martins
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Paranhos, Rones de Deus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17724
Resumo: The study is part of a master's research and aims to analyze the appropriations of Historical-Cultural Theory (THC) and Historical-Critical Pedagogy (PHC) in investigations that problematize the teaching and learning of Biology in Youth and Adult Education. A bibliographic research of the State of Knowledge type was used. Fifteen dissertations defended between 2006 and 2019 were analyzed. The results indicate that the works appropriate THC and PHC without considering the epistemological radicality of their formulations and mix their concepts with two other perspectives – Freirean and cognitivist – of a different philosophical nature. The study indicates to the field of Science Education the need for research based on the theories in question, committed to the historical task of transforming reality from the Historical-Dialectical Materialism.
id UFMS-5_d5962297fb25e17e96c8d6743b942bd6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17724
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling APROPRIAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSTHCPHCBiological knowledgeEJAState of knowledgeTHCPHCConhecimento biológicoEJAEstado do ConhecimentoThe study is part of a master's research and aims to analyze the appropriations of Historical-Cultural Theory (THC) and Historical-Critical Pedagogy (PHC) in investigations that problematize the teaching and learning of Biology in Youth and Adult Education. A bibliographic research of the State of Knowledge type was used. Fifteen dissertations defended between 2006 and 2019 were analyzed. The results indicate that the works appropriate THC and PHC without considering the epistemological radicality of their formulations and mix their concepts with two other perspectives – Freirean and cognitivist – of a different philosophical nature. The study indicates to the field of Science Education the need for research based on the theories in question, committed to the historical task of transforming reality from the Historical-Dialectical Materialism.O estudo é o recorte de uma pesquisa de mestrado e objetiva analisar as apropriações da Teoria Histórico-Cultural (THC) e Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) em investigações que problematizam o ensino-aprendizagem de Biologia na Educação de Jovens e Adultos. Empregou-se a pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento. Foram analisadas 15 dissertações defendidas entre 2006 e 2019. Os resultados indicam que os trabalhos se apropriam da THC e PHC sem considerar a radicalidade epistemológica de suas formulações e mesclam seus conceitos com outras duas perspectivas – freiriana e cognitivista – de natureza filosófica distinta. O estudo indica para o campo da Educação em Ciências a necessidade de pesquisas fundamentadas nas teorias em tela, comprometidas com a tarefa histórica de transformação da realidade a partir do Materialismo Histórico-Dialético.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2023-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1772410.55028/gd.v7i01.17724 Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17724/12504https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17724/12507Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Avelar, Lucas MartinsParanhos, Rones de Deus 2024-01-28T21:22:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/17724Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2024-01-28T21:22:16GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv APROPRIAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title APROPRIAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle APROPRIAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
de Avelar, Lucas Martins
THC
PHC
Biological knowledge
EJA
State of knowledge
THC
PHC
Conhecimento biológico
EJA
Estado do Conhecimento
title_short APROPRIAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full APROPRIAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr APROPRIAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed APROPRIAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort APROPRIAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author de Avelar, Lucas Martins
author_facet de Avelar, Lucas Martins
Paranhos, Rones de Deus
author_role author
author2 Paranhos, Rones de Deus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Avelar, Lucas Martins
Paranhos, Rones de Deus
dc.subject.por.fl_str_mv THC
PHC
Biological knowledge
EJA
State of knowledge
THC
PHC
Conhecimento biológico
EJA
Estado do Conhecimento
topic THC
PHC
Biological knowledge
EJA
State of knowledge
THC
PHC
Conhecimento biológico
EJA
Estado do Conhecimento
description The study is part of a master's research and aims to analyze the appropriations of Historical-Cultural Theory (THC) and Historical-Critical Pedagogy (PHC) in investigations that problematize the teaching and learning of Biology in Youth and Adult Education. A bibliographic research of the State of Knowledge type was used. Fifteen dissertations defended between 2006 and 2019 were analyzed. The results indicate that the works appropriate THC and PHC without considering the epistemological radicality of their formulations and mix their concepts with two other perspectives – Freirean and cognitivist – of a different philosophical nature. The study indicates to the field of Science Education the need for research based on the theories in question, committed to the historical task of transforming reality from the Historical-Dialectical Materialism.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17724
10.55028/gd.v7i01.17724
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17724
identifier_str_mv 10.55028/gd.v7i01.17724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17724/12504
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17724/12507
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/mpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857341267968