A Pedagogia Histórico-Crítica, o ensino de história e o combate ao negacionismo científico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6594 |
Resumo: | O negacionismo ganhou evidência na atualidade, com a disputa e ascensão de grupos de ultradireita ao poder político. Temas já superados nas análises pela comprovação historiográfica são postos em xeque; a verdade é relativizada em detrimento de um revisionismo histórico infundado, desprovido de sólidas bases teóricas e metodológicas. De forma evidente percebe-se o retorno ao passado, buscando reinterpretar episódios, o que implica em construções distorcidas carregadas de intencionalidades. E é nesse ínterim que a disciplina de história deve ser problematizada, assim como também a escola, situada em um ambiente perpassado por interesses e contradições. Esse artigo busca, através do debate teórico, realizar proposições acerca de como a Pedagogia Histórico-crítica fornece elementos para se pensar o ensino de história na educação básica no Brasil, destacando sua importância para a compreensão e busca da superação da realidade posta, na perspectiva de projeto societário contra hegemônico, e no veemente combate ao negacionismo científico. |
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A Pedagogia Histórico-Crítica, o ensino de história e o combate ao negacionismo científicoLa Pedagogía Histórico-Crítica, la enseñanza de la historia y la lucha contra la negación científicaHistorical-Critical Pedagogy, history education and combatting denialismPHC. Ensino de história. Negacionismo científico.EducaçãoPHC. La enseñanza de la historia. El negacionismo científico.HCP. History education. Scientific denialism.O negacionismo ganhou evidência na atualidade, com a disputa e ascensão de grupos de ultradireita ao poder político. Temas já superados nas análises pela comprovação historiográfica são postos em xeque; a verdade é relativizada em detrimento de um revisionismo histórico infundado, desprovido de sólidas bases teóricas e metodológicas. De forma evidente percebe-se o retorno ao passado, buscando reinterpretar episódios, o que implica em construções distorcidas carregadas de intencionalidades. E é nesse ínterim que a disciplina de história deve ser problematizada, assim como também a escola, situada em um ambiente perpassado por interesses e contradições. Esse artigo busca, através do debate teórico, realizar proposições acerca de como a Pedagogia Histórico-crítica fornece elementos para se pensar o ensino de história na educação básica no Brasil, destacando sua importância para a compreensão e busca da superação da realidade posta, na perspectiva de projeto societário contra hegemônico, e no veemente combate ao negacionismo científico.El negacionismo ha ganado en evidencia en la actualidad, con la disputa y el ascenso al poder político de los grupos de ultraderecha. Temas ya superados en el análisis por la prueba historiográfica son puestos en jaque; la verdad es relativizada en detrimento de un revisionismo histórico infundado, carente de bases teóricas y metodológicas sólidas. La vuelta al pasado es evidente, tratando de reinterpretar episodios, lo que implica en construcciones distorsionadas y cargadas de intencionalidades. Y es mientras tanto que la disciplina de la historia debe ser problematizada, así como la escuela, situada en un entorno permeado de intereses y contradicciones. Este artículo busca, a través del debate teórico, hacer propuestas sobre cómo la Pedagogía Histórico-Crítica aporta elementos para pensar la enseñanza de la historia en la educación básica en Brasil, destacando su importancia para la comprensión y la búsqueda de la superación de la realidad establecida, en la perspectiva de un proyecto de sociedad contrahegemónico, y en el combate vehemente al negacionismo científico.Denialism is currently in evidence, with ultra-right groups running for and achieving political power. Themes whose analysis for historiographic confirmation had already been resolved are questioned; truth is relativized in an unfounded historical revisionism, devoid of solid theoretical and methodological bases. A return to the past is easily noticed, seeking to reinterpret episodes, which results in distorted constructions loaded with intentionality. It is in this context that the subject of History should be discussed, as well as the school, located in an environment affected by interests and contradictions. This article aims, through theoretical debate, to make proposals concerning how Historical-Critical Pedagogy provides elements to consider History education in Brazil’s basic education, highlighting its importance to understand and attempt to overcome current reality, in the perspective of a societal counter-hegemonic project, and in emphatic combat against scientific denialism.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/659410.26568/2359-2087.2022.6594EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-152359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6594/4354Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessColares, Anselmo AlencarAlves de Matos, Duci2022-01-28T01:29:10Zoai:periodicos.unir.br:article/6594Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-28T01:29:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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