As Contribuições da THC para Avançar as Concepções Biológicas e Psicologizantes nas Queixas Escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17186 |
Resumo: | Este texto aborda a problemática das queixas escolares baseadas em concepções naturalizantes e a-históricas acerca do desenvolvimento humano. Com este texto objetivou-se apresentar o estudo feito a partir da análise dos relatórios de encaminhamentos de estudantes realizados por professores da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP, ao Centro de Avaliação e Acompanhamento. A análise crítica baseou-se nos fundamentos da Teoria Histórico-cultural em intermediação com a Pedagogia Histórico-crítica, comparando os resultados aos dados encontrados por Souza (1997), o que apontou as tendências atuais, mudanças e similaridades nas concepções acerca das queixas escolares. |
id |
UFMS-5_dd947ca292a55d4c6f7e8acf9c68e0a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17186 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
As Contribuições da THC para Avançar as Concepções Biológicas e Psicologizantes nas Queixas EscolaresEste texto aborda a problemática das queixas escolares baseadas em concepções naturalizantes e a-históricas acerca do desenvolvimento humano. Com este texto objetivou-se apresentar o estudo feito a partir da análise dos relatórios de encaminhamentos de estudantes realizados por professores da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP, ao Centro de Avaliação e Acompanhamento. A análise crítica baseou-se nos fundamentos da Teoria Histórico-cultural em intermediação com a Pedagogia Histórico-crítica, comparando os resultados aos dados encontrados por Souza (1997), o que apontou as tendências atuais, mudanças e similaridades nas concepções acerca das queixas escolares.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1718610.55028/gd.v6i01-24.17186 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17186/11395https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17186/11520Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessFabiane Rizo SalomãoTuim Viotto Filho, Irineu AliprandoRodrigo Lima Nunes2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17186Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Contribuições da THC para Avançar as Concepções Biológicas e Psicologizantes nas Queixas Escolares |
title |
As Contribuições da THC para Avançar as Concepções Biológicas e Psicologizantes nas Queixas Escolares |
spellingShingle |
As Contribuições da THC para Avançar as Concepções Biológicas e Psicologizantes nas Queixas Escolares Fabiane Rizo Salomão |
title_short |
As Contribuições da THC para Avançar as Concepções Biológicas e Psicologizantes nas Queixas Escolares |
title_full |
As Contribuições da THC para Avançar as Concepções Biológicas e Psicologizantes nas Queixas Escolares |
title_fullStr |
As Contribuições da THC para Avançar as Concepções Biológicas e Psicologizantes nas Queixas Escolares |
title_full_unstemmed |
As Contribuições da THC para Avançar as Concepções Biológicas e Psicologizantes nas Queixas Escolares |
title_sort |
As Contribuições da THC para Avançar as Concepções Biológicas e Psicologizantes nas Queixas Escolares |
author |
Fabiane Rizo Salomão |
author_facet |
Fabiane Rizo Salomão Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando Rodrigo Lima Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando Rodrigo Lima Nunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabiane Rizo Salomão Tuim Viotto Filho, Irineu Aliprando Rodrigo Lima Nunes |
description |
Este texto aborda a problemática das queixas escolares baseadas em concepções naturalizantes e a-históricas acerca do desenvolvimento humano. Com este texto objetivou-se apresentar o estudo feito a partir da análise dos relatórios de encaminhamentos de estudantes realizados por professores da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP, ao Centro de Avaliação e Acompanhamento. A análise crítica baseou-se nos fundamentos da Teoria Histórico-cultural em intermediação com a Pedagogia Histórico-crítica, comparando os resultados aos dados encontrados por Souza (1997), o que apontou as tendências atuais, mudanças e similaridades nas concepções acerca das queixas escolares. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17186 10.55028/gd.v6i01-24.17186 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17186 |
identifier_str_mv |
10.55028/gd.v6i01-24.17186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17186/11395 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17186/11520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/x-wav |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857317150720 |