Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Torres, Josiane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pinheiro de Oliveira , Jáima, Martins da Rocha , Luiz Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre os dados de matrículas de estudantes do público-alvo da Educação Especial (PAEE), com ênfase no período da pandemia da Covid-19, eclodida, no Brasil, em março de 2020. De modo secundário, buscou-se relacionar esses dados com os contextos anteriores e atual, em relação ao processo de escolarização do PAEE na escola regular, em sala comum. Para isso, a fonte de dados foi a sinopse estatística da Educação Básica disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). Foram considerados os dados do período de seis anos (2016 a 2021). Os resultados apontam que houve aumento no total de matrículas desses estudantes na escola regular, conforme já era observado em anos anteriores. Entretanto, os dados evidenciam uma tendência decrescente desse aumento, mostrando que a inclusão escolar segue ameaçada no país.
id UFMS-5_e65894b1b0090897ae7f5aecf793ea4d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/19336
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS MATRÍCULAS DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIALEducação especialDireito à educaçãoEducação das pessoas com deficiênciaIndicadores educacionaisO objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre os dados de matrículas de estudantes do público-alvo da Educação Especial (PAEE), com ênfase no período da pandemia da Covid-19, eclodida, no Brasil, em março de 2020. De modo secundário, buscou-se relacionar esses dados com os contextos anteriores e atual, em relação ao processo de escolarização do PAEE na escola regular, em sala comum. Para isso, a fonte de dados foi a sinopse estatística da Educação Básica disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). Foram considerados os dados do período de seis anos (2016 a 2021). Os resultados apontam que houve aumento no total de matrículas desses estudantes na escola regular, conforme já era observado em anos anteriores. Entretanto, os dados evidenciam uma tendência decrescente desse aumento, mostrando que a inclusão escolar segue ameaçada no país.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1933610.55028/gd.v7i01.19336 Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336/13288https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336/13289Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Torres, JosianePinheiro de Oliveira , Jáima Martins da Rocha , Luiz Renato 2024-01-28T21:22:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/19336Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2024-01-28T21:22:16GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education
EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS MATRÍCULAS DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education
spellingShingle Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education
Pereira Torres, Josiane
Educação especial
Direito à educação
Educação das pessoas com deficiência
Indicadores educacionais
title_short Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education
title_full Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education
title_fullStr Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education
title_full_unstemmed Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education
title_sort Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education
author Pereira Torres, Josiane
author_facet Pereira Torres, Josiane
Pinheiro de Oliveira , Jáima
Martins da Rocha , Luiz Renato
author_role author
author2 Pinheiro de Oliveira , Jáima
Martins da Rocha , Luiz Renato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Torres, Josiane
Pinheiro de Oliveira , Jáima
Martins da Rocha , Luiz Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Direito à educação
Educação das pessoas com deficiência
Indicadores educacionais
topic Educação especial
Direito à educação
Educação das pessoas com deficiência
Indicadores educacionais
description O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre os dados de matrículas de estudantes do público-alvo da Educação Especial (PAEE), com ênfase no período da pandemia da Covid-19, eclodida, no Brasil, em março de 2020. De modo secundário, buscou-se relacionar esses dados com os contextos anteriores e atual, em relação ao processo de escolarização do PAEE na escola regular, em sala comum. Para isso, a fonte de dados foi a sinopse estatística da Educação Básica disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). Foram considerados os dados do período de seis anos (2016 a 2021). Os resultados apontam que houve aumento no total de matrículas desses estudantes na escola regular, conforme já era observado em anos anteriores. Entretanto, os dados evidenciam uma tendência decrescente desse aumento, mostrando que a inclusão escolar segue ameaçada no país.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336
10.55028/gd.v7i01.19336
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336
identifier_str_mv 10.55028/gd.v7i01.19336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336/13288
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336/13289
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/mpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857384259584