Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre os dados de matrículas de estudantes do público-alvo da Educação Especial (PAEE), com ênfase no período da pandemia da Covid-19, eclodida, no Brasil, em março de 2020. De modo secundário, buscou-se relacionar esses dados com os contextos anteriores e atual, em relação ao processo de escolarização do PAEE na escola regular, em sala comum. Para isso, a fonte de dados foi a sinopse estatística da Educação Básica disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). Foram considerados os dados do período de seis anos (2016 a 2021). Os resultados apontam que houve aumento no total de matrículas desses estudantes na escola regular, conforme já era observado em anos anteriores. Entretanto, os dados evidenciam uma tendência decrescente desse aumento, mostrando que a inclusão escolar segue ameaçada no país. |
id |
UFMS-5_e65894b1b0090897ae7f5aecf793ea4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/19336 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS MATRÍCULAS DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIALEducação especialDireito à educaçãoEducação das pessoas com deficiênciaIndicadores educacionaisO objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre os dados de matrículas de estudantes do público-alvo da Educação Especial (PAEE), com ênfase no período da pandemia da Covid-19, eclodida, no Brasil, em março de 2020. De modo secundário, buscou-se relacionar esses dados com os contextos anteriores e atual, em relação ao processo de escolarização do PAEE na escola regular, em sala comum. Para isso, a fonte de dados foi a sinopse estatística da Educação Básica disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). Foram considerados os dados do período de seis anos (2016 a 2021). Os resultados apontam que houve aumento no total de matrículas desses estudantes na escola regular, conforme já era observado em anos anteriores. Entretanto, os dados evidenciam uma tendência decrescente desse aumento, mostrando que a inclusão escolar segue ameaçada no país.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1933610.55028/gd.v7i01.19336 Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336/13288https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336/13289Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Torres, JosianePinheiro de Oliveira , Jáima Martins da Rocha , Luiz Renato 2024-01-28T21:22:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/19336Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2024-01-28T21:22:16GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS MATRÍCULAS DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title |
Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education |
spellingShingle |
Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education Pereira Torres, Josiane Educação especial Direito à educação Educação das pessoas com deficiência Indicadores educacionais |
title_short |
Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education |
title_full |
Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education |
title_fullStr |
Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education |
title_full_unstemmed |
Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education |
title_sort |
Effects of the Covid-19 pandemic in the enrollment of target students of special education |
author |
Pereira Torres, Josiane |
author_facet |
Pereira Torres, Josiane Pinheiro de Oliveira , Jáima Martins da Rocha , Luiz Renato |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro de Oliveira , Jáima Martins da Rocha , Luiz Renato |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Torres, Josiane Pinheiro de Oliveira , Jáima Martins da Rocha , Luiz Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Direito à educação Educação das pessoas com deficiência Indicadores educacionais |
topic |
Educação especial Direito à educação Educação das pessoas com deficiência Indicadores educacionais |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre os dados de matrículas de estudantes do público-alvo da Educação Especial (PAEE), com ênfase no período da pandemia da Covid-19, eclodida, no Brasil, em março de 2020. De modo secundário, buscou-se relacionar esses dados com os contextos anteriores e atual, em relação ao processo de escolarização do PAEE na escola regular, em sala comum. Para isso, a fonte de dados foi a sinopse estatística da Educação Básica disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). Foram considerados os dados do período de seis anos (2016 a 2021). Os resultados apontam que houve aumento no total de matrículas desses estudantes na escola regular, conforme já era observado em anos anteriores. Entretanto, os dados evidenciam uma tendência decrescente desse aumento, mostrando que a inclusão escolar segue ameaçada no país. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336 10.55028/gd.v7i01.19336 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336 |
identifier_str_mv |
10.55028/gd.v7i01.19336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336/13288 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/19336/13289 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/mpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857384259584 |