Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181 |
Resumo: | O presente trabalho é fruto de nossa pesquisa a nível de doutorado que realizamos no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFMS em Campo Grande/MS e tem como objetivo apresentar parte de nossa investigação no que tange os vínculos que se estabelecem entre educação e ideologia no âmbito da formação de professores. O método é a ontologia marxiana e lukácsiana e a teoria educacional e pedagógica que trabalhamos é a Pedagogia Histórico-Crítica – PHC. Trazemos para o debate a resolução CNE/CP n. 02 de 20 de dezembro de 2019, que institui a BNC-Formação Inicial, no sentido de apreender a concepção de educação, de formação e os rudimentos ideológicos presentes neste documento. Para tanto, realizamos a metodologia estado do conhecimento e expomos nossos resultados, além da leitura imanente que possibilitou explicitar fundamentos das categorias aqui em debate. Entendemos que pesquisar a concepção de educação é uma empreitada importante em ser realizada em defesa da formação de professores e da educação escolar preocupada com a defesa da integridade humana. |
id |
UFMS-5_fa9b7e83b1aec90154484ae4fcddaf3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17181 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir?O presente trabalho é fruto de nossa pesquisa a nível de doutorado que realizamos no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFMS em Campo Grande/MS e tem como objetivo apresentar parte de nossa investigação no que tange os vínculos que se estabelecem entre educação e ideologia no âmbito da formação de professores. O método é a ontologia marxiana e lukácsiana e a teoria educacional e pedagógica que trabalhamos é a Pedagogia Histórico-Crítica – PHC. Trazemos para o debate a resolução CNE/CP n. 02 de 20 de dezembro de 2019, que institui a BNC-Formação Inicial, no sentido de apreender a concepção de educação, de formação e os rudimentos ideológicos presentes neste documento. Para tanto, realizamos a metodologia estado do conhecimento e expomos nossos resultados, além da leitura imanente que possibilitou explicitar fundamentos das categorias aqui em debate. Entendemos que pesquisar a concepção de educação é uma empreitada importante em ser realizada em defesa da formação de professores e da educação escolar preocupada com a defesa da integridade humana.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1718110.55028/gd.v6i01-24.17181 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181/11392https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181/11517Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana Rossi, Aline CristinaBeatriz Piatti, Célia2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17181Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir? |
title |
Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir? |
spellingShingle |
Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir? Santana Rossi, Aline Cristina |
title_short |
Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir? |
title_full |
Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir? |
title_fullStr |
Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir? |
title_full_unstemmed |
Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir? |
title_sort |
Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir? |
author |
Santana Rossi, Aline Cristina |
author_facet |
Santana Rossi, Aline Cristina Beatriz Piatti, Célia |
author_role |
author |
author2 |
Beatriz Piatti, Célia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana Rossi, Aline Cristina Beatriz Piatti, Célia |
description |
O presente trabalho é fruto de nossa pesquisa a nível de doutorado que realizamos no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFMS em Campo Grande/MS e tem como objetivo apresentar parte de nossa investigação no que tange os vínculos que se estabelecem entre educação e ideologia no âmbito da formação de professores. O método é a ontologia marxiana e lukácsiana e a teoria educacional e pedagógica que trabalhamos é a Pedagogia Histórico-Crítica – PHC. Trazemos para o debate a resolução CNE/CP n. 02 de 20 de dezembro de 2019, que institui a BNC-Formação Inicial, no sentido de apreender a concepção de educação, de formação e os rudimentos ideológicos presentes neste documento. Para tanto, realizamos a metodologia estado do conhecimento e expomos nossos resultados, além da leitura imanente que possibilitou explicitar fundamentos das categorias aqui em debate. Entendemos que pesquisar a concepção de educação é uma empreitada importante em ser realizada em defesa da formação de professores e da educação escolar preocupada com a defesa da integridade humana. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181 10.55028/gd.v6i01-24.17181 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181 |
identifier_str_mv |
10.55028/gd.v6i01-24.17181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181/11392 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181/11517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/x-wav |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857312956416 |