Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana Rossi, Aline Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Beatriz Piatti, Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181
Resumo: O presente trabalho é fruto de nossa pesquisa a nível de doutorado que realizamos no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFMS em Campo Grande/MS e tem como objetivo apresentar parte de nossa investigação no que tange os vínculos que se estabelecem entre educação e ideologia no âmbito da formação de professores. O método é a ontologia marxiana e lukácsiana e a teoria educacional e pedagógica que trabalhamos é a Pedagogia Histórico-Crítica – PHC. Trazemos para o debate a resolução CNE/CP n. 02 de 20 de dezembro de 2019, que institui a BNC-Formação Inicial, no sentido de apreender a concepção de educação, de formação e os rudimentos ideológicos presentes neste documento. Para tanto, realizamos a metodologia estado do conhecimento e expomos nossos resultados, além da leitura imanente que possibilitou explicitar fundamentos das categorias aqui em debate. Entendemos que pesquisar a concepção de educação é uma empreitada importante em ser realizada em defesa da formação de professores e da educação escolar preocupada com a defesa da integridade humana.
id UFMS-5_fa9b7e83b1aec90154484ae4fcddaf3b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17181
network_acronym_str UFMS-5
network_name_str GESTO-Debate
repository_id_str
spelling Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir?O presente trabalho é fruto de nossa pesquisa a nível de doutorado que realizamos no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFMS em Campo Grande/MS e tem como objetivo apresentar parte de nossa investigação no que tange os vínculos que se estabelecem entre educação e ideologia no âmbito da formação de professores. O método é a ontologia marxiana e lukácsiana e a teoria educacional e pedagógica que trabalhamos é a Pedagogia Histórico-Crítica – PHC. Trazemos para o debate a resolução CNE/CP n. 02 de 20 de dezembro de 2019, que institui a BNC-Formação Inicial, no sentido de apreender a concepção de educação, de formação e os rudimentos ideológicos presentes neste documento. Para tanto, realizamos a metodologia estado do conhecimento e expomos nossos resultados, além da leitura imanente que possibilitou explicitar fundamentos das categorias aqui em debate. Entendemos que pesquisar a concepção de educação é uma empreitada importante em ser realizada em defesa da formação de professores e da educação escolar preocupada com a defesa da integridade humana.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1718110.55028/gd.v6i01-24.17181 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181/11392https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181/11517Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana Rossi, Aline CristinaBeatriz Piatti, Célia2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17181Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir?
title Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir?
spellingShingle Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir?
Santana Rossi, Aline Cristina
title_short Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir?
title_full Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir?
title_fullStr Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir?
title_full_unstemmed Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir?
title_sort Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir?
author Santana Rossi, Aline Cristina
author_facet Santana Rossi, Aline Cristina
Beatriz Piatti, Célia
author_role author
author2 Beatriz Piatti, Célia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana Rossi, Aline Cristina
Beatriz Piatti, Célia
description O presente trabalho é fruto de nossa pesquisa a nível de doutorado que realizamos no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFMS em Campo Grande/MS e tem como objetivo apresentar parte de nossa investigação no que tange os vínculos que se estabelecem entre educação e ideologia no âmbito da formação de professores. O método é a ontologia marxiana e lukácsiana e a teoria educacional e pedagógica que trabalhamos é a Pedagogia Histórico-Crítica – PHC. Trazemos para o debate a resolução CNE/CP n. 02 de 20 de dezembro de 2019, que institui a BNC-Formação Inicial, no sentido de apreender a concepção de educação, de formação e os rudimentos ideológicos presentes neste documento. Para tanto, realizamos a metodologia estado do conhecimento e expomos nossos resultados, além da leitura imanente que possibilitou explicitar fundamentos das categorias aqui em debate. Entendemos que pesquisar a concepção de educação é uma empreitada importante em ser realizada em defesa da formação de professores e da educação escolar preocupada com a defesa da integridade humana.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181
10.55028/gd.v6i01-24.17181
url https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181
identifier_str_mv 10.55028/gd.v6i01-24.17181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181/11392
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17181/11517
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/x-wav
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.
dc.source.none.fl_str_mv Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo
2595-3109
reponame:GESTO-Debate
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str GESTO-Debate
collection GESTO-Debate
repository.name.fl_str_mv GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com
_version_ 1797239857312956416