O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Robson
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nishikawa, Dulcelaine Lopes, Catini, Talita Mara, Silva, Ana Patrícia Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Albuquerque (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5729
Resumo: Resultado de um projeto maior intitulado ”Recuperação e Conservação de Acervos do Patrimônio Histórico e Cultural de Araraquara”. Nessa proposta estava previsto ações de curadoria e conservação com curso de capacitação técnica de agentes dos Museus de Araraquara e também um programa de Educação Patrimonial. As ações educativas foram desenvolvidas com alunos de uma escola pública e com os representantes do Conselho Municipal de Combate a Discriminação e o Racismo (COMCEDIR). O trabalho permitiu um diálogo entre educadores e agentes sociais a respeito das possíveis formas de se observar o passado tendo em vista possibilidades para se preservar e promover a sustentabilidade do patrimônio cultural, local e regional, a partir de estímulos da imaginação do público acerca de outros períodos históricos e a respeito de outras formas de se pensar os patrimônios existentes nos espaços museais. A metodologia utilizada foi colocar o público no centro da ação pedagógica, utilizando o patrimônio arqueológico e histórico-cultural musealizado do município.
id UFMS-6_0f3fa41e304d16614408ae78c23b091c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/5729
network_acronym_str UFMS-6
network_name_str Albuquerque (Online)
repository_id_str
spelling O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SPResultado de um projeto maior intitulado ”Recuperação e Conservação de Acervos do Patrimônio Histórico e Cultural de Araraquara”. Nessa proposta estava previsto ações de curadoria e conservação com curso de capacitação técnica de agentes dos Museus de Araraquara e também um programa de Educação Patrimonial. As ações educativas foram desenvolvidas com alunos de uma escola pública e com os representantes do Conselho Municipal de Combate a Discriminação e o Racismo (COMCEDIR). O trabalho permitiu um diálogo entre educadores e agentes sociais a respeito das possíveis formas de se observar o passado tendo em vista possibilidades para se preservar e promover a sustentabilidade do patrimônio cultural, local e regional, a partir de estímulos da imaginação do público acerca de outros períodos históricos e a respeito de outras formas de se pensar os patrimônios existentes nos espaços museais. A metodologia utilizada foi colocar o público no centro da ação pedagógica, utilizando o patrimônio arqueológico e histórico-cultural musealizado do município.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/572910.46401/ajh.2018.v10.5729albuquerque: journal of history; Vol 10 No 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivasalbuquerque: revista de historia; Vol. 10 Núm. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivasalbuquerque: revista de história; v. 10 n. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas2526-72801983-9472reponame:Albuquerque (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5729/5297Rodrigues, RobsonNishikawa, Dulcelaine LopesCatini, Talita MaraSilva, Ana Patrícia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T20:41:47Zoai:periodicos.ufms.br:article/5729Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHisPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/oairevista.albuquerque@ufms.br||revista.albuquerque@ufms.br1983-94722526-7280opendoar:2020-05-18T20:41:47Albuquerque (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP
title O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP
spellingShingle O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP
Rodrigues, Robson
title_short O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP
title_full O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP
title_fullStr O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP
title_full_unstemmed O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP
title_sort O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP
author Rodrigues, Robson
author_facet Rodrigues, Robson
Nishikawa, Dulcelaine Lopes
Catini, Talita Mara
Silva, Ana Patrícia Ferreira
author_role author
author2 Nishikawa, Dulcelaine Lopes
Catini, Talita Mara
Silva, Ana Patrícia Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Robson
Nishikawa, Dulcelaine Lopes
Catini, Talita Mara
Silva, Ana Patrícia Ferreira
description Resultado de um projeto maior intitulado ”Recuperação e Conservação de Acervos do Patrimônio Histórico e Cultural de Araraquara”. Nessa proposta estava previsto ações de curadoria e conservação com curso de capacitação técnica de agentes dos Museus de Araraquara e também um programa de Educação Patrimonial. As ações educativas foram desenvolvidas com alunos de uma escola pública e com os representantes do Conselho Municipal de Combate a Discriminação e o Racismo (COMCEDIR). O trabalho permitiu um diálogo entre educadores e agentes sociais a respeito das possíveis formas de se observar o passado tendo em vista possibilidades para se preservar e promover a sustentabilidade do patrimônio cultural, local e regional, a partir de estímulos da imaginação do público acerca de outros períodos históricos e a respeito de outras formas de se pensar os patrimônios existentes nos espaços museais. A metodologia utilizada foi colocar o público no centro da ação pedagógica, utilizando o patrimônio arqueológico e histórico-cultural musealizado do município.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5729
10.46401/ajh.2018.v10.5729
url https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5729
identifier_str_mv 10.46401/ajh.2018.v10.5729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5729/5297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv albuquerque: journal of history; Vol 10 No 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas
albuquerque: revista de historia; Vol. 10 Núm. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas
albuquerque: revista de história; v. 10 n. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas
2526-7280
1983-9472
reponame:Albuquerque (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Albuquerque (Online)
collection Albuquerque (Online)
repository.name.fl_str_mv Albuquerque (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv revista.albuquerque@ufms.br||revista.albuquerque@ufms.br
_version_ 1797068877191970816