O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Albuquerque (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5729 |
Resumo: | Resultado de um projeto maior intitulado ”Recuperação e Conservação de Acervos do Patrimônio Histórico e Cultural de Araraquara”. Nessa proposta estava previsto ações de curadoria e conservação com curso de capacitação técnica de agentes dos Museus de Araraquara e também um programa de Educação Patrimonial. As ações educativas foram desenvolvidas com alunos de uma escola pública e com os representantes do Conselho Municipal de Combate a Discriminação e o Racismo (COMCEDIR). O trabalho permitiu um diálogo entre educadores e agentes sociais a respeito das possíveis formas de se observar o passado tendo em vista possibilidades para se preservar e promover a sustentabilidade do patrimônio cultural, local e regional, a partir de estímulos da imaginação do público acerca de outros períodos históricos e a respeito de outras formas de se pensar os patrimônios existentes nos espaços museais. A metodologia utilizada foi colocar o público no centro da ação pedagógica, utilizando o patrimônio arqueológico e histórico-cultural musealizado do município. |
id |
UFMS-6_0f3fa41e304d16614408ae78c23b091c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/5729 |
network_acronym_str |
UFMS-6 |
network_name_str |
Albuquerque (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SPResultado de um projeto maior intitulado ”Recuperação e Conservação de Acervos do Patrimônio Histórico e Cultural de Araraquara”. Nessa proposta estava previsto ações de curadoria e conservação com curso de capacitação técnica de agentes dos Museus de Araraquara e também um programa de Educação Patrimonial. As ações educativas foram desenvolvidas com alunos de uma escola pública e com os representantes do Conselho Municipal de Combate a Discriminação e o Racismo (COMCEDIR). O trabalho permitiu um diálogo entre educadores e agentes sociais a respeito das possíveis formas de se observar o passado tendo em vista possibilidades para se preservar e promover a sustentabilidade do patrimônio cultural, local e regional, a partir de estímulos da imaginação do público acerca de outros períodos históricos e a respeito de outras formas de se pensar os patrimônios existentes nos espaços museais. A metodologia utilizada foi colocar o público no centro da ação pedagógica, utilizando o patrimônio arqueológico e histórico-cultural musealizado do município.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/572910.46401/ajh.2018.v10.5729albuquerque: journal of history; Vol 10 No 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivasalbuquerque: revista de historia; Vol. 10 Núm. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivasalbuquerque: revista de história; v. 10 n. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas2526-72801983-9472reponame:Albuquerque (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5729/5297Rodrigues, RobsonNishikawa, Dulcelaine LopesCatini, Talita MaraSilva, Ana Patrícia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T20:41:47Zoai:periodicos.ufms.br:article/5729Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHisPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/oairevista.albuquerque@ufms.br||revista.albuquerque@ufms.br1983-94722526-7280opendoar:2020-05-18T20:41:47Albuquerque (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP |
title |
O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP |
spellingShingle |
O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP Rodrigues, Robson |
title_short |
O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP |
title_full |
O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP |
title_fullStr |
O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP |
title_full_unstemmed |
O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP |
title_sort |
O papel da educação patrimonial no diálogo com os agentes sociais do conselho municipal de combate a discriminação e o racismo (COMCEDIR) de Araraquara: repensando representações sociais nos espaços museais de Araraquara-SP |
author |
Rodrigues, Robson |
author_facet |
Rodrigues, Robson Nishikawa, Dulcelaine Lopes Catini, Talita Mara Silva, Ana Patrícia Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Nishikawa, Dulcelaine Lopes Catini, Talita Mara Silva, Ana Patrícia Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Robson Nishikawa, Dulcelaine Lopes Catini, Talita Mara Silva, Ana Patrícia Ferreira |
description |
Resultado de um projeto maior intitulado ”Recuperação e Conservação de Acervos do Patrimônio Histórico e Cultural de Araraquara”. Nessa proposta estava previsto ações de curadoria e conservação com curso de capacitação técnica de agentes dos Museus de Araraquara e também um programa de Educação Patrimonial. As ações educativas foram desenvolvidas com alunos de uma escola pública e com os representantes do Conselho Municipal de Combate a Discriminação e o Racismo (COMCEDIR). O trabalho permitiu um diálogo entre educadores e agentes sociais a respeito das possíveis formas de se observar o passado tendo em vista possibilidades para se preservar e promover a sustentabilidade do patrimônio cultural, local e regional, a partir de estímulos da imaginação do público acerca de outros períodos históricos e a respeito de outras formas de se pensar os patrimônios existentes nos espaços museais. A metodologia utilizada foi colocar o público no centro da ação pedagógica, utilizando o patrimônio arqueológico e histórico-cultural musealizado do município. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5729 10.46401/ajh.2018.v10.5729 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5729 |
identifier_str_mv |
10.46401/ajh.2018.v10.5729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5729/5297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
albuquerque: journal of history; Vol 10 No 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas albuquerque: revista de historia; Vol. 10 Núm. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas albuquerque: revista de história; v. 10 n. 19 (2018): Dossiê: Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas 2526-7280 1983-9472 reponame:Albuquerque (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Albuquerque (Online) |
collection |
Albuquerque (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Albuquerque (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.albuquerque@ufms.br||revista.albuquerque@ufms.br |
_version_ |
1797068877191970816 |