A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vera Lucia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Eleotério, Valdênia Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Albuquerque (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5782
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar como a educação do campo está organizada para atender as necessidades dos estudantes. A pesquisa foi realizada com três professores e três alunos de uma instituição universitária da zona rural de Aquidauana – MS. Observamos que a instituição organizou seu currículo para oferecer formação adequada de acordo com os cursos que oferece, entretanto falta apoio do poder público para melhor aproveitamento de todos os espaços e recursos do campus. Percebemos ainda, que os professores têm consciência da utilização de práticas pedagógicas diferenciadas mas ainda existe a necessidade do uso de recursos mais atualizados, como a tecnologia. O que incentivou os alunos a buscar os cursos oferecidos pela instituição foi a perspectiva de adquirir uma profissão, aumentar a produtividade e consequentemente sua remuneração.
id UFMS-6_ed96425d71b1e64ce25e7b56693417ab
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/5782
network_acronym_str UFMS-6
network_name_str Albuquerque (Online)
repository_id_str
spelling A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades.Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar como a educação do campo está organizada para atender as necessidades dos estudantes. A pesquisa foi realizada com três professores e três alunos de uma instituição universitária da zona rural de Aquidauana – MS. Observamos que a instituição organizou seu currículo para oferecer formação adequada de acordo com os cursos que oferece, entretanto falta apoio do poder público para melhor aproveitamento de todos os espaços e recursos do campus. Percebemos ainda, que os professores têm consciência da utilização de práticas pedagógicas diferenciadas mas ainda existe a necessidade do uso de recursos mais atualizados, como a tecnologia. O que incentivou os alunos a buscar os cursos oferecidos pela instituição foi a perspectiva de adquirir uma profissão, aumentar a produtividade e consequentemente sua remuneração.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2018-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/578210.46401/ajh.2017.v9.5782albuquerque: journal of history; Vol 9 No 18 (2017): Dossiê: História Indígena: o campo interdisciplinar renovadoalbuquerque: revista de historia; Vol. 9 Núm. 18 (2017): Dossiê: História Indígena: o campo interdisciplinar renovadoalbuquerque: revista de história; v. 9 n. 18 (2017): Dossiê: História Indígena: o campo interdisciplinar renovado2526-72801983-9472reponame:Albuquerque (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5782/4274Gomes, Vera LuciaEleotério, Valdênia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T20:41:56Zoai:periodicos.ufms.br:article/5782Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHisPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/oairevista.albuquerque@ufms.br||revista.albuquerque@ufms.br1983-94722526-7280opendoar:2020-05-18T20:41:56Albuquerque (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades.
title A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades.
spellingShingle A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades.
Gomes, Vera Lucia
title_short A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades.
title_full A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades.
title_fullStr A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades.
title_full_unstemmed A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades.
title_sort A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades.
author Gomes, Vera Lucia
author_facet Gomes, Vera Lucia
Eleotério, Valdênia Fernandes
author_role author
author2 Eleotério, Valdênia Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Vera Lucia
Eleotério, Valdênia Fernandes
description Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar como a educação do campo está organizada para atender as necessidades dos estudantes. A pesquisa foi realizada com três professores e três alunos de uma instituição universitária da zona rural de Aquidauana – MS. Observamos que a instituição organizou seu currículo para oferecer formação adequada de acordo com os cursos que oferece, entretanto falta apoio do poder público para melhor aproveitamento de todos os espaços e recursos do campus. Percebemos ainda, que os professores têm consciência da utilização de práticas pedagógicas diferenciadas mas ainda existe a necessidade do uso de recursos mais atualizados, como a tecnologia. O que incentivou os alunos a buscar os cursos oferecidos pela instituição foi a perspectiva de adquirir uma profissão, aumentar a produtividade e consequentemente sua remuneração.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5782
10.46401/ajh.2017.v9.5782
url https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5782
identifier_str_mv 10.46401/ajh.2017.v9.5782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5782/4274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv albuquerque: journal of history; Vol 9 No 18 (2017): Dossiê: História Indígena: o campo interdisciplinar renovado
albuquerque: revista de historia; Vol. 9 Núm. 18 (2017): Dossiê: História Indígena: o campo interdisciplinar renovado
albuquerque: revista de história; v. 9 n. 18 (2017): Dossiê: História Indígena: o campo interdisciplinar renovado
2526-7280
1983-9472
reponame:Albuquerque (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Albuquerque (Online)
collection Albuquerque (Online)
repository.name.fl_str_mv Albuquerque (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv revista.albuquerque@ufms.br||revista.albuquerque@ufms.br
_version_ 1797068877486620672