A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Albuquerque (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5782 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar como a educação do campo está organizada para atender as necessidades dos estudantes. A pesquisa foi realizada com três professores e três alunos de uma instituição universitária da zona rural de Aquidauana – MS. Observamos que a instituição organizou seu currículo para oferecer formação adequada de acordo com os cursos que oferece, entretanto falta apoio do poder público para melhor aproveitamento de todos os espaços e recursos do campus. Percebemos ainda, que os professores têm consciência da utilização de práticas pedagógicas diferenciadas mas ainda existe a necessidade do uso de recursos mais atualizados, como a tecnologia. O que incentivou os alunos a buscar os cursos oferecidos pela instituição foi a perspectiva de adquirir uma profissão, aumentar a produtividade e consequentemente sua remuneração. |
id |
UFMS-6_ed96425d71b1e64ce25e7b56693417ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/5782 |
network_acronym_str |
UFMS-6 |
network_name_str |
Albuquerque (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades.Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar como a educação do campo está organizada para atender as necessidades dos estudantes. A pesquisa foi realizada com três professores e três alunos de uma instituição universitária da zona rural de Aquidauana – MS. Observamos que a instituição organizou seu currículo para oferecer formação adequada de acordo com os cursos que oferece, entretanto falta apoio do poder público para melhor aproveitamento de todos os espaços e recursos do campus. Percebemos ainda, que os professores têm consciência da utilização de práticas pedagógicas diferenciadas mas ainda existe a necessidade do uso de recursos mais atualizados, como a tecnologia. O que incentivou os alunos a buscar os cursos oferecidos pela instituição foi a perspectiva de adquirir uma profissão, aumentar a produtividade e consequentemente sua remuneração.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2018-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/578210.46401/ajh.2017.v9.5782albuquerque: journal of history; Vol 9 No 18 (2017): Dossiê: História Indígena: o campo interdisciplinar renovadoalbuquerque: revista de historia; Vol. 9 Núm. 18 (2017): Dossiê: História Indígena: o campo interdisciplinar renovadoalbuquerque: revista de história; v. 9 n. 18 (2017): Dossiê: História Indígena: o campo interdisciplinar renovado2526-72801983-9472reponame:Albuquerque (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5782/4274Gomes, Vera LuciaEleotério, Valdênia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T20:41:56Zoai:periodicos.ufms.br:article/5782Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHisPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/oairevista.albuquerque@ufms.br||revista.albuquerque@ufms.br1983-94722526-7280opendoar:2020-05-18T20:41:56Albuquerque (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades. |
title |
A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades. |
spellingShingle |
A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades. Gomes, Vera Lucia |
title_short |
A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades. |
title_full |
A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades. |
title_fullStr |
A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades. |
title_full_unstemmed |
A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades. |
title_sort |
A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades. |
author |
Gomes, Vera Lucia |
author_facet |
Gomes, Vera Lucia Eleotério, Valdênia Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Eleotério, Valdênia Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Vera Lucia Eleotério, Valdênia Fernandes |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar como a educação do campo está organizada para atender as necessidades dos estudantes. A pesquisa foi realizada com três professores e três alunos de uma instituição universitária da zona rural de Aquidauana – MS. Observamos que a instituição organizou seu currículo para oferecer formação adequada de acordo com os cursos que oferece, entretanto falta apoio do poder público para melhor aproveitamento de todos os espaços e recursos do campus. Percebemos ainda, que os professores têm consciência da utilização de práticas pedagógicas diferenciadas mas ainda existe a necessidade do uso de recursos mais atualizados, como a tecnologia. O que incentivou os alunos a buscar os cursos oferecidos pela instituição foi a perspectiva de adquirir uma profissão, aumentar a produtividade e consequentemente sua remuneração. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5782 10.46401/ajh.2017.v9.5782 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5782 |
identifier_str_mv |
10.46401/ajh.2017.v9.5782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5782/4274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
albuquerque: journal of history; Vol 9 No 18 (2017): Dossiê: História Indígena: o campo interdisciplinar renovado albuquerque: revista de historia; Vol. 9 Núm. 18 (2017): Dossiê: História Indígena: o campo interdisciplinar renovado albuquerque: revista de história; v. 9 n. 18 (2017): Dossiê: História Indígena: o campo interdisciplinar renovado 2526-7280 1983-9472 reponame:Albuquerque (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Albuquerque (Online) |
collection |
Albuquerque (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Albuquerque (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.albuquerque@ufms.br||revista.albuquerque@ufms.br |
_version_ |
1797068877486620672 |