Modelagem Matemática no Ensino de Função Afim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4253 |
Resumo: | The gift study aims to show how Mathematical Modeling, seen as an educational tool, can significantly contribute to the construction of mathematical knowledge of the concept of affine function. The development of the work goes through three stages: In the First, the concept of mathematical modeling It is treated as a possibility of methodology for teaching mathematics, in the Second, examples are presented of how mathematical modeling can be an essential tool in the teaching of mathematical concepts and, finally, your applicability to the concept of affine function is analyzed. |
id |
UFMS_00706a4d8e192c87bf850be301dd40ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/4253 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2022-01-05T17:54:18Z2022-01-05T17:54:18Z2021https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4253The gift study aims to show how Mathematical Modeling, seen as an educational tool, can significantly contribute to the construction of mathematical knowledge of the concept of affine function. The development of the work goes through three stages: In the First, the concept of mathematical modeling It is treated as a possibility of methodology for teaching mathematics, in the Second, examples are presented of how mathematical modeling can be an essential tool in the teaching of mathematical concepts and, finally, your applicability to the concept of affine function is analyzed.O presente estudo tem como objetivo mostrar como a Modelagem Matemática, vista como uma ferramenta educacional, pode contribuir de forma significativa na construção do conhecimento matemático do conceito função afim. O desenvolvimento do trabalho passa por três etapas: Na Primeira, o conceito de modelagem matemática é tratado como uma possibilidade de metodologia para o ensino de matemática. Na Segunda, são mostrados exemplos de como a modelagem matemática pode ser uma ferramenta imprescindível no ensino de conceitos matemáticos e, finalmente, sua aplicabilidade ao conceito de função afim é analisada.Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilMétodos e Técnicas de EnsinoMatemáticaModelagem MatemáticaMetodologias de EnsinoFunções MatemáticasDidáticaMétodos de Pesquisa em EducaçãoModelagem Matemática no Ensino de Função Afiminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCarvalho, Lilian Milena RamosRodrigues, Douglas Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILDissertação Mestrado.pdf.jpgDissertação Mestrado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4253/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado.pdf.jpgf8075f8e24625df30f9a2e5351f14f58MD53TEXTDissertação Mestrado.pdf.txtDissertação Mestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain63966https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4253/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado.pdf.txte8717be4d1a5722efbd0e034b43581acMD52ORIGINALDissertação Mestrado.pdfDissertação Mestrado.pdfapplication/pdf440178https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4253/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado.pdfb3feb6d48348d3725256463311da6015MD51123456789/42532023-07-25 10:15:17.712oai:repositorio.ufms.br:123456789/4253Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-07-25T14:15:17Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem Matemática no Ensino de Função Afim |
title |
Modelagem Matemática no Ensino de Função Afim |
spellingShingle |
Modelagem Matemática no Ensino de Função Afim Rodrigues, Douglas Fonseca Métodos e Técnicas de Ensino Matemática Modelagem Matemática Metodologias de Ensino Funções Matemáticas Didática Métodos de Pesquisa em Educação |
title_short |
Modelagem Matemática no Ensino de Função Afim |
title_full |
Modelagem Matemática no Ensino de Função Afim |
title_fullStr |
Modelagem Matemática no Ensino de Função Afim |
title_full_unstemmed |
Modelagem Matemática no Ensino de Função Afim |
title_sort |
Modelagem Matemática no Ensino de Função Afim |
author |
Rodrigues, Douglas Fonseca |
author_facet |
Rodrigues, Douglas Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Lilian Milena Ramos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Douglas Fonseca |
contributor_str_mv |
Carvalho, Lilian Milena Ramos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Métodos e Técnicas de Ensino Matemática |
topic |
Métodos e Técnicas de Ensino Matemática Modelagem Matemática Metodologias de Ensino Funções Matemáticas Didática Métodos de Pesquisa em Educação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Matemática Metodologias de Ensino Funções Matemáticas Didática Métodos de Pesquisa em Educação |
description |
The gift study aims to show how Mathematical Modeling, seen as an educational tool, can significantly contribute to the construction of mathematical knowledge of the concept of affine function. The development of the work goes through three stages: In the First, the concept of mathematical modeling It is treated as a possibility of methodology for teaching mathematics, in the Second, examples are presented of how mathematical modeling can be an essential tool in the teaching of mathematical concepts and, finally, your applicability to the concept of affine function is analyzed. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-05T17:54:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-05T17:54:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4253 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4253/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4253/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado.pdf.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4253/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f8075f8e24625df30f9a2e5351f14f58 e8717be4d1a5722efbd0e034b43581ac b3feb6d48348d3725256463311da6015 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1818603622618890240 |