LUDICIDADE E PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO APENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ/MS.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4368 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar a presença da ludicidade na prática docente na educação infantil e os significados atribuídos pelos professores ao conceito de lúdico. Ao brincar livremente ou mediado pelo professor, à criança têm oportunidade de conhecer o seu próprio corpo, o espaço físico e social, as pessoas com as quais ela convive, conquista a autonomia, a identidade e, as regras de convívio social. A partir dessas premissas surge o seguinte problema de pesquisa: “Qual o significado atribuído pelos professores da educação infantil, às brincadeiras, aos jogos e aos brinquedos no processo de ensino aprendizagem na educação infantil”? O trabalho surgiu a partir das inquietações em minha prática docente e das observações de colegas professores que tinham dificuldades em compreenderem a relevância das atividades lúdicas para o desenvolvimento criativo, afetivo, cognitivo e físico das crianças. Em primeiro momento da pesquisa, buscamos através do estado do conhecimento discutir dentre os assuntos estudados quais lacunas em relação a ludicidade precisavam ser aprofundadas. A pesquisa consistiu em um levantamento bibliográfico, documental, coleta e análise de dados empíricos. Os instrumentos utilizados para coleta e análise dos dados foram observações de aulas, registro em diário de bordo, questionário para identificar o perfil dos entrevistados e entrevista semiestruturada. Para a sistematização dos dados foi utilizada a metodologia núcleos de significação. Teve como viés teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvido por Vygotsky e seus colaboradores, a partir do método Materialismo Histórico-Dialético. A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil do município de Ponta Porã- MS, com duas professoras regentes que trabalham em salas na primeira etapa da Educação Básica, com crianças entre 4 e 5 anos de idade. A partir das discussões dos sujeitos de pesquisa os resultados apontam que as professoras possuem uma preocupação com a prática diária, em mostrar e utilizar o lúdico como ferramenta pedagógica importante e necessária para que a criança possa crescer e se desenvolver completamente, e que o brincar mediado ou livre faz-se necessário para o crescimento tanto físico, psicológico e motor nessa fase da infância. |
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O trabalho surgiu a partir das inquietações em minha prática docente e das observações de colegas professores que tinham dificuldades em compreenderem a relevância das atividades lúdicas para o desenvolvimento criativo, afetivo, cognitivo e físico das crianças. Em primeiro momento da pesquisa, buscamos através do estado do conhecimento discutir dentre os assuntos estudados quais lacunas em relação a ludicidade precisavam ser aprofundadas. A pesquisa consistiu em um levantamento bibliográfico, documental, coleta e análise de dados empíricos. Os instrumentos utilizados para coleta e análise dos dados foram observações de aulas, registro em diário de bordo, questionário para identificar o perfil dos entrevistados e entrevista semiestruturada. Para a sistematização dos dados foi utilizada a metodologia núcleos de significação. Teve como viés teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvido por Vygotsky e seus colaboradores, a partir do método Materialismo Histórico-Dialético. A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil do município de Ponta Porã- MS, com duas professoras regentes que trabalham em salas na primeira etapa da Educação Básica, com crianças entre 4 e 5 anos de idade. A partir das discussões dos sujeitos de pesquisa os resultados apontam que as professoras possuem uma preocupação com a prática diária, em mostrar e utilizar o lúdico como ferramenta pedagógica importante e necessária para que a criança possa crescer e se desenvolver completamente, e que o brincar mediado ou livre faz-se necessário para o crescimento tanto físico, psicológico e motor nessa fase da infância.The present study aimed to investigate the presence of playfulness in teaching practice in early childhood education and the meanings attributed by teachers to the concept of playfulness. By playing freely or mediated by the teacher, children have the opportunity to know their own body, the physical and social space, the people with whom they live, gain autonomy, identity and the rules of social life. The work emerged from concerns in my teaching practice and observations of fellow teachers who had difficulty understanding the relevance of playful activities for the creative, affective, cognitive and physical development of children. The research consisted of a bibliographic, documentary survey, collection and analysis of empirical data. The instruments used for data collection and analysis were class observations, logbook, questionnaire and semi-structured interviews. For the systematization of the data we used the core meaning methodology. Its theoretical-methodological bias was the Historical-Cultural Psychology, developed by Vygotsky and his collaborators, based on the Historical-Dialectical Materialism method. The research was conducted in a Center for Early Childhood Education in the city of Ponta Porã-MS, with two leading teachers who work in classrooms in the first stage of Basic Education, with children between 4 and 5 years old. From the discussions of the research subjects, the results indicate that the teachers have the discourse that the playful is an important and necessary pedagogical tool for the child to grow and develop completely, and that the mediated or free play is necessary to both physical, psychological and motor growth at this stage of childhood.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)UFMSBrasilFAEDAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoEducação infantil, Prática Docente, Ludicidade.Child Education, Teaching Practice, LudicityLUDICIDADE E PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO APENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ/MS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCINTRA, ROSANA CARLA GONÇALVES GOMEShttps://orcid.org/0000-0002-7387-7984http://lattes.cnpq.br/4667446959813860https://orcid.org/0000-0003-2925-0233http://lattes.cnpq.br/5998019534245666PIRES, Jucileia Obregonreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILJUCILEIA.pdf.jpgJUCILEIA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4368/5/JUCILEIA.pdf.jpg4efc40cce7a6f71f5fe80f555e7bd892MD55TEXTJUCILEIA.pdf.txtJUCILEIA.pdf.txtExtracted texttext/plain249391https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4368/4/JUCILEIA.pdf.txt12708a309e65a92257ca7371b14900fcMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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