A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4240 |
Resumo: | In this dissertation we seek to build a pedagogical and philosophical itinerary in the works of the so-called 'young-Nietzsche' whose objective is to diagnose and propose his way of philosophizing called genealogy as a possible teaching method for the philosophy teacher in public high school; we also critically compare the skill sets and competences required through official documents to this professional in contrast to the understanding of Education for Nietzsche expressed by the concept of Cultural Formation (Bildung). Thus, our interpretation based on literature review and document analysis identifies that such method in the 'young-Nietzsche' is structured along two paths: aesthetic education (sensitivity formation) and philosophical education (evaluation and critical interpretation of values). Keywords: young-Nietzsche; cultural formation; method; genealogy. |
id |
UFMS_06e69dc327f07e258f16407afa61c1eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/4240 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2021-12-29T14:59:01Z2021-12-29T14:59:01Z2021https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4240In this dissertation we seek to build a pedagogical and philosophical itinerary in the works of the so-called 'young-Nietzsche' whose objective is to diagnose and propose his way of philosophizing called genealogy as a possible teaching method for the philosophy teacher in public high school; we also critically compare the skill sets and competences required through official documents to this professional in contrast to the understanding of Education for Nietzsche expressed by the concept of Cultural Formation (Bildung). Thus, our interpretation based on literature review and document analysis identifies that such method in the 'young-Nietzsche' is structured along two paths: aesthetic education (sensitivity formation) and philosophical education (evaluation and critical interpretation of values). Keywords: young-Nietzsche; cultural formation; method; genealogy.Nessa dissertação buscamos construir um itinerário pedagógico e filosófico nas obras do chamado ‘jovem-Nietzsche’ cujo objetivo é diagnosticar e propor sua maneira de filosofar denominada genealógica enquanto possível método de ensino para o professor de filosofia no ensino médio de escola pública; também comparamos criticamente os conjuntos de habilidades e competências exigidos por meio de documentos oficiais a este profissional em contraste com o entendimento de Educação para Nietzsche expressado pelo conceito de Formação Cultural (Bildung). Desse modo, nossa interpretação fundamentada por revisão bibliográfica e análise documental identifica que tal método no ‘jovem-Nietzsche’ estrutura-se por dois caminhos: da educação estética (formação da sensibilidade) e da educação filosófica (avaliação e interpretação crítica de valores). Palavras-chave: jovem-Nietzsche; formação cultural; método; genealogia.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilEnsino de Filosofia, formação cultural, NietzcheA IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarta Rios Alves Nunes da CostaWellington dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILA ideia de formação cultural (bildung) no jovem-Nietsche enquanto prática didática para o filosofar.pdf.jpgA ideia de formação cultural (bildung) no jovem-Nietsche enquanto prática didática para o filosofar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4240/3/A%20ideia%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20%28bildung%29%20no%20jovem-Nietsche%20enquanto%20pr%c3%a1tica%20did%c3%a1tica%20para%20o%20filosofar.pdf.jpgf75abe6e98124c456d7f1a35f0e37365MD53TEXTA ideia de formação cultural (bildung) no jovem-Nietsche enquanto prática didática para o filosofar.pdf.txtA ideia de formação cultural (bildung) no jovem-Nietsche enquanto prática didática para o filosofar.pdf.txtExtracted texttext/plain278183https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4240/2/A%20ideia%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20%28bildung%29%20no%20jovem-Nietsche%20enquanto%20pr%c3%a1tica%20did%c3%a1tica%20para%20o%20filosofar.pdf.txt32a7d02f32178058dfefa0a17c453d39MD52ORIGINALA ideia de formação cultural (bildung) no jovem-Nietsche enquanto prática didática para o filosofar.pdfA ideia de formação cultural (bildung) no jovem-Nietsche enquanto prática didática para o filosofar.pdfapplication/pdf1331997https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4240/1/A%20ideia%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20%28bildung%29%20no%20jovem-Nietsche%20enquanto%20pr%c3%a1tica%20did%c3%a1tica%20para%20o%20filosofar.pdfe1186f807746f80bb8f8594e0888599aMD51123456789/42402021-12-30 03:02:03.686oai:repositorio.ufms.br:123456789/4240Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-12-30T07:02:03Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA |
title |
A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA |
spellingShingle |
A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA Wellington dos Santos Ensino de Filosofia, formação cultural, Nietzche |
title_short |
A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA |
title_full |
A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA |
title_fullStr |
A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA |
title_sort |
A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA |
author |
Wellington dos Santos |
author_facet |
Wellington dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marta Rios Alves Nunes da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wellington dos Santos |
contributor_str_mv |
Marta Rios Alves Nunes da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Filosofia, formação cultural, Nietzche |
topic |
Ensino de Filosofia, formação cultural, Nietzche |
description |
In this dissertation we seek to build a pedagogical and philosophical itinerary in the works of the so-called 'young-Nietzsche' whose objective is to diagnose and propose his way of philosophizing called genealogy as a possible teaching method for the philosophy teacher in public high school; we also critically compare the skill sets and competences required through official documents to this professional in contrast to the understanding of Education for Nietzsche expressed by the concept of Cultural Formation (Bildung). Thus, our interpretation based on literature review and document analysis identifies that such method in the 'young-Nietzsche' is structured along two paths: aesthetic education (sensitivity formation) and philosophical education (evaluation and critical interpretation of values). Keywords: young-Nietzsche; cultural formation; method; genealogy. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-29T14:59:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-29T14:59:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4240 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4240/3/A%20ideia%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20%28bildung%29%20no%20jovem-Nietsche%20enquanto%20pr%c3%a1tica%20did%c3%a1tica%20para%20o%20filosofar.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4240/2/A%20ideia%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20%28bildung%29%20no%20jovem-Nietsche%20enquanto%20pr%c3%a1tica%20did%c3%a1tica%20para%20o%20filosofar.pdf.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4240/1/A%20ideia%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20%28bildung%29%20no%20jovem-Nietsche%20enquanto%20pr%c3%a1tica%20did%c3%a1tica%20para%20o%20filosofar.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f75abe6e98124c456d7f1a35f0e37365 32a7d02f32178058dfefa0a17c453d39 e1186f807746f80bb8f8594e0888599a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1815448006739099648 |