MERCADO CONSUMIDOR PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE: um estudo nos supermercados de Naviraí-MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiz, Vanessa Mendes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5526
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a oferta de produtos para pessoas com intolerância à lactose em Naviraí-MS. Para tanto, a revisão da literatura apresenta discussões sobre o marketing e o mercado consumidor e sobre o mercado de produtos para pessoas com intolerância à lactose. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva por meio de observação sistemática em oito supermercados do município, além de entrevistas não estruturadas com os gerentes de cada supermercado. Como resultados, observa-se que os produtos encontrados em todos os supermercados são o leite e o iogurte. Dentro os oitos supermercados analisados, constatou-se que os preços são altos e possui bastante oscilação de um local para o outro. A maioria dos supermercados possui pouca quantidade de tipos de produtos e marcas, com exceção de S4, que tem uma gama um pouco maior e até uma prateleira separada com identificação. Destaca-se que falta uma identificação para que a visualização e divulgação dos produtos seja mais acertada, fato que pode ser uma das causas da menor saída desse tipo de produto. Diante disso, e considerando que esse mercado está em expansão, recomenda-se que os supermercados revejam a oferta desses produtos em termos de divulgação e visibilidade.
id UFMS_0832b7b3e9930007c2bbe08a6a12cc80
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/5526
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2023-01-10T20:28:16Z2023-01-102022-12-05https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5526O presente trabalho teve como objetivo analisar a oferta de produtos para pessoas com intolerância à lactose em Naviraí-MS. Para tanto, a revisão da literatura apresenta discussões sobre o marketing e o mercado consumidor e sobre o mercado de produtos para pessoas com intolerância à lactose. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva por meio de observação sistemática em oito supermercados do município, além de entrevistas não estruturadas com os gerentes de cada supermercado. Como resultados, observa-se que os produtos encontrados em todos os supermercados são o leite e o iogurte. Dentro os oitos supermercados analisados, constatou-se que os preços são altos e possui bastante oscilação de um local para o outro. A maioria dos supermercados possui pouca quantidade de tipos de produtos e marcas, com exceção de S4, que tem uma gama um pouco maior e até uma prateleira separada com identificação. Destaca-se que falta uma identificação para que a visualização e divulgação dos produtos seja mais acertada, fato que pode ser uma das causas da menor saída desse tipo de produto. Diante disso, e considerando que esse mercado está em expansão, recomenda-se que os supermercados revejam a oferta desses produtos em termos de divulgação e visibilidade.O presente trabalho teve como objetivo analisar a oferta de produtos para pessoas com intolerância à lactose em Naviraí-MS. Para tanto, a revisão da literatura apresenta discussões sobre o marketing e o mercado consumidor e sobre o mercado de produtos para pessoas com intolerância à lactose. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva por meio de observação sistemática em oito supermercados do município, além de entrevistas não estruturadas com os gerentes de cada supermercado. Como resultados, observa-se que os produtos encontrados em todos os supermercados são o leite e o iogurte. Dentro os oitos supermercados analisados, constatou-se que os preços são altos e possui bastante oscilação de um local para o outro. A maioria dos supermercados possui pouca quantidade de tipos de produtos e marcas, com exceção de S4, que tem uma gama um pouco maior e até uma prateleira separada com identificação. Destaca-se que falta uma identificação para que a visualização e divulgação dos produtos seja mais acertada, fato que pode ser uma das causas da menor saída desse tipo de produto. Diante disso, e considerando que esse mercado está em expansão, recomenda-se que os supermercados revejam a oferta desses produtos em termos de divulgação e visibilidade.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilCPNVAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdministraçãoIntolerância à lactoseSupermercadosZero lactoseConsumidoresMERCADO CONSUMIDOR PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE: um estudo nos supermercados de Naviraí-MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPereira, Jaiane Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/0000000000000http://lattes.cnpq.br/0000000000000Ortiz, Vanessa Mendesreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5526/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5526/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALVanessa Ortiz TCC.pdfVanessa Ortiz TCC.pdfapplication/pdf964366https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5526/1/Vanessa%20Ortiz%20TCC.pdf59f6d98b6582f1fc1596a7dfea7c3765MD51123456789/55262023-01-10 16:28:16.962oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-01-10T20:28:16Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv MERCADO CONSUMIDOR PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE: um estudo nos supermercados de Naviraí-MS
title MERCADO CONSUMIDOR PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE: um estudo nos supermercados de Naviraí-MS
spellingShingle MERCADO CONSUMIDOR PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE: um estudo nos supermercados de Naviraí-MS
Ortiz, Vanessa Mendes
Administração
Intolerância à lactose
Supermercados
Zero lactose
Consumidores
title_short MERCADO CONSUMIDOR PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE: um estudo nos supermercados de Naviraí-MS
title_full MERCADO CONSUMIDOR PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE: um estudo nos supermercados de Naviraí-MS
title_fullStr MERCADO CONSUMIDOR PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE: um estudo nos supermercados de Naviraí-MS
title_full_unstemmed MERCADO CONSUMIDOR PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE: um estudo nos supermercados de Naviraí-MS
title_sort MERCADO CONSUMIDOR PARA PESSOAS COM INTOLERÂNCIA À LACTOSE: um estudo nos supermercados de Naviraí-MS
author Ortiz, Vanessa Mendes
author_facet Ortiz, Vanessa Mendes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Jaiane Aparecida
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0000000000000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0000000000000
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortiz, Vanessa Mendes
contributor_str_mv Pereira, Jaiane Aparecida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Intolerância à lactose
Supermercados
Zero lactose
Consumidores
dc.subject.por.fl_str_mv Intolerância à lactose
Supermercados
Zero lactose
Consumidores
description O presente trabalho teve como objetivo analisar a oferta de produtos para pessoas com intolerância à lactose em Naviraí-MS. Para tanto, a revisão da literatura apresenta discussões sobre o marketing e o mercado consumidor e sobre o mercado de produtos para pessoas com intolerância à lactose. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva por meio de observação sistemática em oito supermercados do município, além de entrevistas não estruturadas com os gerentes de cada supermercado. Como resultados, observa-se que os produtos encontrados em todos os supermercados são o leite e o iogurte. Dentro os oitos supermercados analisados, constatou-se que os preços são altos e possui bastante oscilação de um local para o outro. A maioria dos supermercados possui pouca quantidade de tipos de produtos e marcas, com exceção de S4, que tem uma gama um pouco maior e até uma prateleira separada com identificação. Destaca-se que falta uma identificação para que a visualização e divulgação dos produtos seja mais acertada, fato que pode ser uma das causas da menor saída desse tipo de produto. Diante disso, e considerando que esse mercado está em expansão, recomenda-se que os supermercados revejam a oferta desses produtos em termos de divulgação e visibilidade.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-10T20:28:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5526
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv CPNV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5526/3/license.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5526/2/license_rdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5526/1/Vanessa%20Ortiz%20TCC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
59f6d98b6582f1fc1596a7dfea7c3765
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1801678579808862208