COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luana Ayala Firmo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8451
Resumo: This article analyzes the importance of digital skills in initial teacher training, highlighting their relevance in the context of contemporary digital culture. Initially, the concept of digital skills in education and its importance for pedagogical practice are discussed. Next, the digital skills matrix from the Innovation Center for Brazilian Education (CIEB) is presented to understand what is expected in the development of digital skills in initial teacher training. Finally, an analysis of the pedagogical course project (PPC) of the Pedagogy course at the Faculty of Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul is carried out, with the aim of identifying how digital skills are integrated into initial teacher training. The results point to the need for discussion and collaborative restructuring of the curriculum, which allows transversal training for the development of digital skills in all areas of activity of the Pedagogy graduate.
id UFMS_0c20647365bca52c6fc387a520a58a11
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/8451
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2024-02-29T16:13:54Z2024-02-29T16:13:54Z2024https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8451This article analyzes the importance of digital skills in initial teacher training, highlighting their relevance in the context of contemporary digital culture. Initially, the concept of digital skills in education and its importance for pedagogical practice are discussed. Next, the digital skills matrix from the Innovation Center for Brazilian Education (CIEB) is presented to understand what is expected in the development of digital skills in initial teacher training. Finally, an analysis of the pedagogical course project (PPC) of the Pedagogy course at the Faculty of Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul is carried out, with the aim of identifying how digital skills are integrated into initial teacher training. The results point to the need for discussion and collaborative restructuring of the curriculum, which allows transversal training for the development of digital skills in all areas of activity of the Pedagogy graduate.Resumo: este artigo analisa a importância das competências digitais na formação inicial de professores, destacando sua relevância no contexto da cultura digital contemporânea. Inicialmente, discute-se o conceito de competências digitais na educação e sua importância para a prática pedagógica. Em seguida, é apresentada a matriz de competências digitais do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), para compreensão do que se espera no desenvolvimento de competências digitais na formação inicial de professores. Por fim, realiza-se uma análise do projeto pedagógico de curso (PPC) do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de identificar como as competências digitais estão integradas à formação inicial de professores. Os resultados apontam para a necessidade de discussão e reestruturação colaborativa do currículo, que possibilitem uma formação transversal para o desenvolvimento de competências digitais em todas as áreas de atuação do licenciado em Pedagogia.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências HumanasCompetências digitais. Formação inicial de professores. Cultura digital. Curso de Pedagogia.COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDAIANI DAMM TONETTO RIEDNERLuana Ayala Firmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL11729.pdf11729.pdfapplication/pdf1117858https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/8451/-1/11729.pdf0e7c92390d9a932938160bd559e8e182MD5-1123456789/84512024-02-29 12:13:54.601oai:repositorio.ufms.br:123456789/8451Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242024-02-29T16:13:54Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA
title COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA
spellingShingle COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA
Luana Ayala Firmo
Competências digitais. Formação inicial de professores. Cultura digital. Curso de Pedagogia.
Ciências Humanas
title_short COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA
title_full COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA
title_fullStr COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA
title_sort COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA
author Luana Ayala Firmo
author_facet Luana Ayala Firmo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv DAIANI DAMM TONETTO RIEDNER
dc.contributor.author.fl_str_mv Luana Ayala Firmo
contributor_str_mv DAIANI DAMM TONETTO RIEDNER
dc.subject.por.fl_str_mv Competências digitais. Formação inicial de professores. Cultura digital. Curso de Pedagogia.
topic Competências digitais. Formação inicial de professores. Cultura digital. Curso de Pedagogia.
Ciências Humanas
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Ciências Humanas
description This article analyzes the importance of digital skills in initial teacher training, highlighting their relevance in the context of contemporary digital culture. Initially, the concept of digital skills in education and its importance for pedagogical practice are discussed. Next, the digital skills matrix from the Innovation Center for Brazilian Education (CIEB) is presented to understand what is expected in the development of digital skills in initial teacher training. Finally, an analysis of the pedagogical course project (PPC) of the Pedagogy course at the Faculty of Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul is carried out, with the aim of identifying how digital skills are integrated into initial teacher training. The results point to the need for discussion and collaborative restructuring of the curriculum, which allows transversal training for the development of digital skills in all areas of activity of the Pedagogy graduate.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-29T16:13:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-29T16:13:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8451
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/8451/-1/11729.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e7c92390d9a932938160bd559e8e182
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1815448011866636288