Arte, mercado e legitimação: a obra de Romero Britto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damus, Renata
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2103
Resumo: As diversas alterações sofridas pelo conceito de arte ao longo do último século, e intensificadas pelo aquecimento da economia mundial a partir dos anos 1980, transformaram, no limite, os modos de produção, venda e consumo de obras de arte. Tais modificações induzem a uma reflexão sobre o que está sendo feito e o que está sendo visto como arte hoje, principalmente no que diz respeito à produção de artistas que trabalham com objetos em larga escala para atender a uma demanda comercial, como é o caso do brasileiro Romero Britto, que, mesmo não sendo visto como artista pelo público iniciado, consegue ter sua produção legitimada pelas práticas do atual e complexo sistema de arte. O tipo de arte executado por Romero Britto só é passível de compreensão sob um ponto de vista mais amplo, que contemple não só as transformações estéticas provocadas pelo êxito tecnológico do início do século XIX e das novas tecnologias surgidas no final do século XX, como pelo âmbito da proliferação da mídia e da extensão das relações mercantis a novos domínios da vida e da sociedade.
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spelling 2014-11-27T13:56:32Z2021-09-30T19:57:57Z2014https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2103As diversas alterações sofridas pelo conceito de arte ao longo do último século, e intensificadas pelo aquecimento da economia mundial a partir dos anos 1980, transformaram, no limite, os modos de produção, venda e consumo de obras de arte. Tais modificações induzem a uma reflexão sobre o que está sendo feito e o que está sendo visto como arte hoje, principalmente no que diz respeito à produção de artistas que trabalham com objetos em larga escala para atender a uma demanda comercial, como é o caso do brasileiro Romero Britto, que, mesmo não sendo visto como artista pelo público iniciado, consegue ter sua produção legitimada pelas práticas do atual e complexo sistema de arte. O tipo de arte executado por Romero Britto só é passível de compreensão sob um ponto de vista mais amplo, que contemple não só as transformações estéticas provocadas pelo êxito tecnológico do início do século XIX e das novas tecnologias surgidas no final do século XX, como pelo âmbito da proliferação da mídia e da extensão das relações mercantis a novos domínios da vida e da sociedade.Diverse changes occurred in the concept of art over the last century. These changes intensified by the heating up of the world economy starting in 1980, transforming, to the limit, the production methods, sale and consumption of artworks. Such changes lead to a reflection on what is being done and what is being seen as art today, especially with regard to the production of artists working with objects on a large scale to meet a commercial demand. This is also the case with Brazilian artist Romero Britto, who, although not seen as an artist by some, can have his production legitimized by practices of the current and complex system of art. The kind of art executed by Romero Britto is only capable of understanding under a broader point of view, covering not only the aesthetic transformations caused by technological success of the early nineteenth century and of technological developments in the late twentieth century as the context of the proliferation of media and extension of market relations into new areas of life and society.porArte Moderna - Séc. XXArte Moderna - Séc. XXICultura PopularComunicação de Massa e CulturaConsumo (Economia)Art, ModernPopular CultureMass Media and CultureConsumption (Economics)Arte, mercado e legitimação: a obra de Romero Brittoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMenegazzo, Maria AdéliaDamus, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILRenata Damus.pdf.jpgRenata Damus.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2103/4/Renata%20Damus.pdf.jpgfaf95c703ff891a2daae76ce756d8273MD54ORIGINALRenata Damus.pdfRenata Damus.pdfapplication/pdf2646536https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2103/1/Renata%20Damus.pdfb9519bd980a40a18ba1271781ebef986MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2103/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTRenata Damus.pdf.txtRenata Damus.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2103/3/Renata%20Damus.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53123456789/21032021-09-30 15:57:57.386oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:57:57Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
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