ESTUDO DE MERCADO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CASA DE ENTRETENIMENTO E CERVEJARIA ARTESANAL NA MESORREGIÃO DO VALE DO IVINHEMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5534 |
Resumo: | A região do Vale do Ivinhema/MS carece de espaços de entretenimento destinados à reunião de amigos e familiares. Assim sendo, este estudo tem como objetivo identificar a aceitação do mercado para abertura de uma casa de entretenimento e cervejas especiais na região do Vale de Ivinhema, MS. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de levantamento ou survey e análise quantitativa. A população definida nesta pesquisa aborda pessoas acima de 18 anos que residam em municípios da região do Vale do Ivinhema. A amostra se compõe de 125 respondentes, os quais responderam um questionário contendo 15 questões, que norteariam o resultado dessa pesquisa. Os resultados apontam que 52% dos respondentes não têm interesse no consumo de cervejas especiais, mas 73% apreciam a abertura de um estabelecimento de entretenimento na cidade de Nova Andradina. E um ponto motivador nesta pesquisa é que 33% têm interesse em experimentar cervejas especiais, e a oferta se torna uma opção para oferta. |
id |
UFMS_1b6cabedc9fa5fc32d8c90e4bce92684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/5534 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2023-01-17T14:33:40Z2023-12-302022-11-25https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5534A região do Vale do Ivinhema/MS carece de espaços de entretenimento destinados à reunião de amigos e familiares. Assim sendo, este estudo tem como objetivo identificar a aceitação do mercado para abertura de uma casa de entretenimento e cervejas especiais na região do Vale de Ivinhema, MS. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de levantamento ou survey e análise quantitativa. A população definida nesta pesquisa aborda pessoas acima de 18 anos que residam em municípios da região do Vale do Ivinhema. A amostra se compõe de 125 respondentes, os quais responderam um questionário contendo 15 questões, que norteariam o resultado dessa pesquisa. Os resultados apontam que 52% dos respondentes não têm interesse no consumo de cervejas especiais, mas 73% apreciam a abertura de um estabelecimento de entretenimento na cidade de Nova Andradina. E um ponto motivador nesta pesquisa é que 33% têm interesse em experimentar cervejas especiais, e a oferta se torna uma opção para oferta.The Vale do Ivinhema/MS region lacks entertainment spaces for friends and family to gather. Therefore, this study aims to identify market acceptance for opening an entertainment house and specialty beers in the region of Vale de Ivinhema, MS. It is a descriptive research, survey or survey and quantitative analysis. The population defined in this research covers people over 18 years of age who live in municipalities in the Vale do Ivinhema region. The sample is composed of 125 respondents, who answered a questionnaire containing 15 questions, which would guide the result of this research. The results indicate that 52% of the respondents are not interested in the consumption of special beers, but 73% appreciate the opening of an entertainment establishment in the city of Nova Andradina. And a motivating point in this survey is that 33% are interested in trying special beers, and the offer becomes an option for the offer.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilCPNACC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessCiências ContábeisEmpreendedorismo; estabelecimento noturno; Cervejarias; entretenimento.ESTUDO DE MERCADO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CASA DE ENTRETENIMENTO E CERVEJARIA ARTESANAL NA MESORREGIÃO DO VALE DO IVINHEMAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisZanin, Antôniohttp://lattes.cnpq.br/5826160717318135Kruger, Silvana DalmuttBernd, Daniele Cristinahttps://lattes.cnpq.brVieira e Souza, Beatriz Nunes; Rayssa Bonatti deALBORNOZ, Martin Escosteguy. Plano de negócio para implantação de um brewpub na cidade de Santana do Livramento. 2016. BRAZILIENSE, CORREIO et al. De cada 10 brasileiros, quatro possuem um negócio ou tentaram criar um: Pesquisa mostra que 82% querem ter o próprio empreendimento postado em 28/11/2016 11:19 Todos os direitos reservados.. CORREIO BRAZILIENSE, [S. l.], p. 1-1, 28 jun. 2016. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/especiais/empreendedorismo/2016/11/28/noticia-empreededorismo-correio-braziliense,558995/de-cada-10-brasileiros-quatro-possuem-um-negocio-ou-tentaram-criar-um.shtml. Acesso em: 28 nov. 2022. BRITO, Adão Ferreira A importância do empreendedorismo como estratégia de mercado. Campos Lindos: Faculdade Três Marias, 2020. CONTABILIDADECONTROLETOTAL. Consultor Contador Especializado em Bares - Contabilidade Controle Total. Disponível em: <https://contabilidadecontroletotal.com.br/blog/consultor-contador-especializado-em-bares/>. Acesso em: 29 nov. 2022. DA CRUZ, Bruna Carolina; DA SILVA, R. V. O. Plano de negócios e planejamento: sua importância para o empreendimento. Encontro Ciêntífico e Simpósio de Educação Unisalesiano, São Paulo, v. 5, p. 1-12, 2015.DIAS DUARTE , roberto. Mortalidade das empresas cresce 23% no brasil em 2021; saiba como evitar a falência do seu negócio. Empreendedorismo e gestão, [s. L.], p. 1-1, 21 out. 2021. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. FERREIRA, Lucas Inácio et al. Análise de implantação de um bar e choperia em toledo–paraná. GIMENES, Maria Henriqueta Sperandio Garcia. Bares e casas noturnas: um estudo exploratório sobre consumo e sociabilidade. Revista Turismo em Análise, v. 15, n. 1, p. 73-88, 2004. HIRSCHFELD, H. Engenharia Econômica e Análise de Custos. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2000. HISRICH, R. D; PETERS M. P; SHEPHERD D. A. Empreendedorismo -7. ed.- Porto Alegre: Boockman, 2009. MANZATO, Antonio José; SANTOS, Adriana Barbosa. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação e Estatística–IBILCE–UNESP, v. 17, 2012. MATTAR, Renato et al. Estudo da Viabilidade da Abertura de um Centro de Entretenimento Noturno. MELLO, Gian Augusto Batista de. Estudo de viabilidade econômico-financeira de uma cervejaria. 2018. Tese de Doutorado. RAYOL, Marcus Kleber Bentes; MOREIRA, Heber Lavor. A importância do plano de negócio para o sucesso do empreendimento. 2018. SAMPAIO, centro universitário doutor leão; de Sousa, Áquila Takira Lima. Análise de viabilidade da implantação de uma choperia na cidade de brejo santo-ce, 2018. SANTOS, PINHEIRO, Pedro Vieira Souza, Francisco Alves. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, [S. l.], p. 150-165, 1 jan. 2017sebrae: pequenos negócios têm maior taxa de mortalidade: Informação é da pesquisa Sobrevivência de Empresas 2020. [S. l.], 27 jun. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-06/sebrae-pequenos-negocios-tem-maior-taxa-de-mortalidade. Acesso em: 7 set. 2022. SILVA, Eduardo Sá; MONTEIRO, Fátima. Empreendedorismo e Plano de Negócios: 2ª edição revista e atualizada. Vida Economica Editorial, 2014. SIMONETTI, Susy Rodrigues. Lazer e entretenimento, 2016. TOMAINO, Bianca et al. Metodologia científica: fundamentos, métodos e técnicas. Freitas Bastos, 2016.reponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSCiências ContábeisLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5534/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5534/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52ORIGINALTCC Beatriz_Nunes_Vieira__Rayssa_Bonatti_de_Souza.pdfTCC Beatriz_Nunes_Vieira__Rayssa_Bonatti_de_Souza.pdfapplication/pdf229686https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5534/1/TCC%20Beatriz_Nunes_Vieira__Rayssa_Bonatti_de_Souza.pdfd3c8053900a472e4d7fb5762bb4c1f07MD51123456789/55342023-01-17 10:33:41.435oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242024-01-02T04:00Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ESTUDO DE MERCADO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CASA DE ENTRETENIMENTO E CERVEJARIA ARTESANAL NA MESORREGIÃO DO VALE DO IVINHEMA |
title |
ESTUDO DE MERCADO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CASA DE ENTRETENIMENTO E CERVEJARIA ARTESANAL NA MESORREGIÃO DO VALE DO IVINHEMA |
spellingShingle |
ESTUDO DE MERCADO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CASA DE ENTRETENIMENTO E CERVEJARIA ARTESANAL NA MESORREGIÃO DO VALE DO IVINHEMA Vieira e Souza, Beatriz Nunes; Rayssa Bonatti de Ciências Contábeis Empreendedorismo; estabelecimento noturno; Cervejarias; entretenimento. |
title_short |
ESTUDO DE MERCADO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CASA DE ENTRETENIMENTO E CERVEJARIA ARTESANAL NA MESORREGIÃO DO VALE DO IVINHEMA |
title_full |
ESTUDO DE MERCADO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CASA DE ENTRETENIMENTO E CERVEJARIA ARTESANAL NA MESORREGIÃO DO VALE DO IVINHEMA |
title_fullStr |
ESTUDO DE MERCADO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CASA DE ENTRETENIMENTO E CERVEJARIA ARTESANAL NA MESORREGIÃO DO VALE DO IVINHEMA |
title_full_unstemmed |
ESTUDO DE MERCADO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CASA DE ENTRETENIMENTO E CERVEJARIA ARTESANAL NA MESORREGIÃO DO VALE DO IVINHEMA |
title_sort |
ESTUDO DE MERCADO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CASA DE ENTRETENIMENTO E CERVEJARIA ARTESANAL NA MESORREGIÃO DO VALE DO IVINHEMA |
author |
Vieira e Souza, Beatriz Nunes; Rayssa Bonatti de |
author_facet |
Vieira e Souza, Beatriz Nunes; Rayssa Bonatti de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zanin, Antônio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5826160717318135 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Kruger, Silvana Dalmutt |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bernd, Daniele Cristina |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira e Souza, Beatriz Nunes; Rayssa Bonatti de |
contributor_str_mv |
Zanin, Antônio Kruger, Silvana Dalmutt Bernd, Daniele Cristina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Contábeis |
topic |
Ciências Contábeis Empreendedorismo; estabelecimento noturno; Cervejarias; entretenimento. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo; estabelecimento noturno; Cervejarias; entretenimento. |
description |
A região do Vale do Ivinhema/MS carece de espaços de entretenimento destinados à reunião de amigos e familiares. Assim sendo, este estudo tem como objetivo identificar a aceitação do mercado para abertura de uma casa de entretenimento e cervejas especiais na região do Vale de Ivinhema, MS. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de levantamento ou survey e análise quantitativa. A população definida nesta pesquisa aborda pessoas acima de 18 anos que residam em municípios da região do Vale do Ivinhema. A amostra se compõe de 125 respondentes, os quais responderam um questionário contendo 15 questões, que norteariam o resultado dessa pesquisa. Os resultados apontam que 52% dos respondentes não têm interesse no consumo de cervejas especiais, mas 73% apreciam a abertura de um estabelecimento de entretenimento na cidade de Nova Andradina. E um ponto motivador nesta pesquisa é que 33% têm interesse em experimentar cervejas especiais, e a oferta se torna uma opção para oferta. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-11-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-17T14:33:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5534 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
ALBORNOZ, Martin Escosteguy. Plano de negócio para implantação de um brewpub na cidade de Santana do Livramento. 2016. BRAZILIENSE, CORREIO et al. De cada 10 brasileiros, quatro possuem um negócio ou tentaram criar um: Pesquisa mostra que 82% querem ter o próprio empreendimento postado em 28/11/2016 11:19 Todos os direitos reservados.. CORREIO BRAZILIENSE, [S. l.], p. 1-1, 28 jun. 2016. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/especiais/empreendedorismo/2016/11/28/noticia-empreededorismo-correio-braziliense,558995/de-cada-10-brasileiros-quatro-possuem-um-negocio-ou-tentaram-criar-um.shtml. Acesso em: 28 nov. 2022. BRITO, Adão Ferreira A importância do empreendedorismo como estratégia de mercado. Campos Lindos: Faculdade Três Marias, 2020. CONTABILIDADECONTROLETOTAL. Consultor Contador Especializado em Bares - Contabilidade Controle Total. Disponível em: <https://contabilidadecontroletotal.com.br/blog/consultor-contador-especializado-em-bares/>. Acesso em: 29 nov. 2022. DA CRUZ, Bruna Carolina; DA SILVA, R. V. O. Plano de negócios e planejamento: sua importância para o empreendimento. Encontro Ciêntífico e Simpósio de Educação Unisalesiano, São Paulo, v. 5, p. 1-12, 2015.DIAS DUARTE , roberto. Mortalidade das empresas cresce 23% no brasil em 2021; saiba como evitar a falência do seu negócio. Empreendedorismo e gestão, [s. L.], p. 1-1, 21 out. 2021. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. FERREIRA, Lucas Inácio et al. Análise de implantação de um bar e choperia em toledo–paraná. GIMENES, Maria Henriqueta Sperandio Garcia. Bares e casas noturnas: um estudo exploratório sobre consumo e sociabilidade. Revista Turismo em Análise, v. 15, n. 1, p. 73-88, 2004. HIRSCHFELD, H. Engenharia Econômica e Análise de Custos. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2000. HISRICH, R. D; PETERS M. P; SHEPHERD D. A. Empreendedorismo -7. ed.- Porto Alegre: Boockman, 2009. MANZATO, Antonio José; SANTOS, Adriana Barbosa. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação e Estatística–IBILCE–UNESP, v. 17, 2012. MATTAR, Renato et al. Estudo da Viabilidade da Abertura de um Centro de Entretenimento Noturno. MELLO, Gian Augusto Batista de. Estudo de viabilidade econômico-financeira de uma cervejaria. 2018. Tese de Doutorado. RAYOL, Marcus Kleber Bentes; MOREIRA, Heber Lavor. A importância do plano de negócio para o sucesso do empreendimento. 2018. SAMPAIO, centro universitário doutor leão; de Sousa, Áquila Takira Lima. Análise de viabilidade da implantação de uma choperia na cidade de brejo santo-ce, 2018. SANTOS, PINHEIRO, Pedro Vieira Souza, Francisco Alves. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, [S. l.], p. 150-165, 1 jan. 2017sebrae: pequenos negócios têm maior taxa de mortalidade: Informação é da pesquisa Sobrevivência de Empresas 2020. [S. l.], 27 jun. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-06/sebrae-pequenos-negocios-tem-maior-taxa-de-mortalidade. Acesso em: 7 set. 2022. SILVA, Eduardo Sá; MONTEIRO, Fátima. Empreendedorismo e Plano de Negócios: 2ª edição revista e atualizada. Vida Economica Editorial, 2014. SIMONETTI, Susy Rodrigues. Lazer e entretenimento, 2016. TOMAINO, Bianca et al. Metodologia científica: fundamentos, métodos e técnicas. Freitas Bastos, 2016. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
CPNA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5534/3/license.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5534/2/license_rdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5534/1/TCC%20Beatriz_Nunes_Vieira__Rayssa_Bonatti_de_Souza.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c d3c8053900a472e4d7fb5762bb4c1f07 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1815448024060526592 |