IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CAMPO GRANDE - MS CAMPO GRANDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THAIS NAYANA SANTOS DA COSTA
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6152
Resumo: Este trabalho, teve como objetivo, fazer uma descrição Referencial Curricular para a Educação Infantil no Município de Campo Grande, MS, para adequação à Base Nacional Comum Curricular. Para isso, foram feitos levantamentos qualitativos de publicações elaboradas para descrição da Base Nacional Comum Curricular, assim como as legislações que cooperaram para a criação da mesma, e os autores que discorreram sobre o tema e suas contextualizações. Observa-se que para se alcançar o detalhamento da descrição, especificamente na Rede Municipal de Ensino, foi necessária a ênfase no Referencial Curricular – REME, volume um, o qual englobou a redação da Base Nacional Comum Curricular, com modificações e recomendações especificas para o referido município. Dessa forma, pôde-se inferir a contribuição do material da Secretaria Municipal de Educação, por meio dos seis eixos norteadores, houve um amplo auxilio ao desenvolvimento dos direitos de aprendizagem para as crianças da educação infantil. Os eixos foram organizados em seis campos de experiência, além dos cinco pré-determinados pela BNCC, sendo acrescentado o: Mundo Social e Natural: Investigação, Relação, Transformação e preservação, e descritos para: bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.
id UFMS_29c0677e05d7485c056da7039e6739c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/6152
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2023-07-01T15:28:08Z2023-07-01T15:28:08Z2023https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6152Este trabalho, teve como objetivo, fazer uma descrição Referencial Curricular para a Educação Infantil no Município de Campo Grande, MS, para adequação à Base Nacional Comum Curricular. Para isso, foram feitos levantamentos qualitativos de publicações elaboradas para descrição da Base Nacional Comum Curricular, assim como as legislações que cooperaram para a criação da mesma, e os autores que discorreram sobre o tema e suas contextualizações. Observa-se que para se alcançar o detalhamento da descrição, especificamente na Rede Municipal de Ensino, foi necessária a ênfase no Referencial Curricular – REME, volume um, o qual englobou a redação da Base Nacional Comum Curricular, com modificações e recomendações especificas para o referido município. Dessa forma, pôde-se inferir a contribuição do material da Secretaria Municipal de Educação, por meio dos seis eixos norteadores, houve um amplo auxilio ao desenvolvimento dos direitos de aprendizagem para as crianças da educação infantil. Os eixos foram organizados em seis campos de experiência, além dos cinco pré-determinados pela BNCC, sendo acrescentado o: Mundo Social e Natural: Investigação, Relação, Transformação e preservação, e descritos para: bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.Este trabalho, teve como objetivo, fazer uma descrição Referencial Curricular para a Educação Infantil no Município de Campo Grande, MS, para adequação à Base Nacional Comum Curricular. Para isso, foram feitos levantamentos qualitativos de publicações elaboradas para descrição da Base Nacional Comum Curricular, assim como as legislações que cooperaram para a criação da mesma, e os autores que discorreram sobre o tema e suas contextualizações. Observa-se que para se alcançar o detalhamento da descrição, especificamente na Rede Municipal de Ensino, foi necessária a ênfase no Referencial Curricular – REME, volume um, o qual englobou a redação da Base Nacional Comum Curricular, com modificações e recomendações especificas para o referido município. Dessa forma, pôde-se inferir a contribuição do material da Secretaria Municipal de Educação, por meio dos seis eixos norteadores, houve um amplo auxilio ao desenvolvimento dos direitos de aprendizagem para as crianças da educação infantil. Os eixos foram organizados em seis campos de experiência, além dos cinco pré-determinados pela BNCC, sendo acrescentado o: Mundo Social e Natural: Investigação, Relação, Transformação e preservação, e descritos para: bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências HumanasBase Nacional Comum Curricular. Referencial Curricular para a Educação Infantil no município de Campo GrandeMS.IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CAMPO GRANDE - MS CAMPO GRANDEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOLANGE JARCEM FERNANDESTHAIS NAYANA SANTOS DA COSTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL921.pdf921.pdfapplication/pdf400115https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6152/-1/921.pdf84d459d9ac6ded29f7ddedf6551d7c56MD5-1123456789/61522023-07-01 11:28:09.55oai:repositorio.ufms.br:123456789/6152Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-07-01T15:28:09Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CAMPO GRANDE - MS CAMPO GRANDE
title IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CAMPO GRANDE - MS CAMPO GRANDE
spellingShingle IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CAMPO GRANDE - MS CAMPO GRANDE
THAIS NAYANA SANTOS DA COSTA
Base Nacional Comum Curricular. Referencial Curricular para a Educação Infantil no município de Campo Grande
MS.
Ciências Humanas
title_short IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CAMPO GRANDE - MS CAMPO GRANDE
title_full IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CAMPO GRANDE - MS CAMPO GRANDE
title_fullStr IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CAMPO GRANDE - MS CAMPO GRANDE
title_full_unstemmed IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CAMPO GRANDE - MS CAMPO GRANDE
title_sort IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CAMPO GRANDE - MS CAMPO GRANDE
author THAIS NAYANA SANTOS DA COSTA
author_facet THAIS NAYANA SANTOS DA COSTA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOLANGE JARCEM FERNANDES
dc.contributor.author.fl_str_mv THAIS NAYANA SANTOS DA COSTA
contributor_str_mv SOLANGE JARCEM FERNANDES
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular. Referencial Curricular para a Educação Infantil no município de Campo Grande
MS.
topic Base Nacional Comum Curricular. Referencial Curricular para a Educação Infantil no município de Campo Grande
MS.
Ciências Humanas
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Ciências Humanas
description Este trabalho, teve como objetivo, fazer uma descrição Referencial Curricular para a Educação Infantil no Município de Campo Grande, MS, para adequação à Base Nacional Comum Curricular. Para isso, foram feitos levantamentos qualitativos de publicações elaboradas para descrição da Base Nacional Comum Curricular, assim como as legislações que cooperaram para a criação da mesma, e os autores que discorreram sobre o tema e suas contextualizações. Observa-se que para se alcançar o detalhamento da descrição, especificamente na Rede Municipal de Ensino, foi necessária a ênfase no Referencial Curricular – REME, volume um, o qual englobou a redação da Base Nacional Comum Curricular, com modificações e recomendações especificas para o referido município. Dessa forma, pôde-se inferir a contribuição do material da Secretaria Municipal de Educação, por meio dos seis eixos norteadores, houve um amplo auxilio ao desenvolvimento dos direitos de aprendizagem para as crianças da educação infantil. Os eixos foram organizados em seis campos de experiência, além dos cinco pré-determinados pela BNCC, sendo acrescentado o: Mundo Social e Natural: Investigação, Relação, Transformação e preservação, e descritos para: bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-01T15:28:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-01T15:28:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6152
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6152/-1/921.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 84d459d9ac6ded29f7ddedf6551d7c56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1815448068150001664