Contação de histórias: quais as orientações dos referencial curricular nacional para a educação infantil e da base nacional comum curricular?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Josilene Galdino de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27540
Resumo: A contação de histórias é uma prática pedagógica que deveria ser bastante explorada, principalmente na Educação Infantil, pois promove, de forma lúdica, bases para a construção da linguagem oral e escrita, leitura de mundo e aquisição de processos comunicativos dialógicos de reconhecimento de cada ser humano na sociedade. Contudo, o objetivo principal dessa prática é a experiência da arte literária através de sua vivência e experimentação, ou seja, trata- se de promover nas crianças, já na Educação Infantil, o contato e o gosto pela literatura enquanto uma arte. Essa prática deve se fazer presente na rotina de atividades da Educação Infantil, porém, para isso é preciso pensar em como ela pode favorecer o processo de aprendizagem e formação leitora das crianças. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral analisar como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compreendem e orientam o trabalho com contação de histórias na Educação Infantil. Para isso, procuramos teorizar sobre o que seja contação de histórias e como tal prática se caracteriza. Além disso, também procuramos em documentos oficiais e legislações sobre a Educação Infantil, compreender as especificidades e demandas próprias dessa etapa de ensino. Através de uma pesquisa qualitativa e interpretativa, desenvolvemos uma investigação documental, tendo dois documentos oficiais como fonte para coletarmos dados sobre a atividade de contação de histórias. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo e nos permitiram considerar que, embora seja uma prática que ocorra nas instituições de Educação Infantil, tais documentos não trazem explicitamente orientações nem considerações específicas sobre sua realização ou contribuições para essa etapa de ensino.
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Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral analisar como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compreendem e orientam o trabalho com contação de histórias na Educação Infantil. Para isso, procuramos teorizar sobre o que seja contação de histórias e como tal prática se caracteriza. Além disso, também procuramos em documentos oficiais e legislações sobre a Educação Infantil, compreender as especificidades e demandas próprias dessa etapa de ensino. Através de uma pesquisa qualitativa e interpretativa, desenvolvemos uma investigação documental, tendo dois documentos oficiais como fonte para coletarmos dados sobre a atividade de contação de histórias. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo e nos permitiram considerar que, embora seja uma prática que ocorra nas instituições de Educação Infantil, tais documentos não trazem explicitamente orientações nem considerações específicas sobre sua realização ou contribuições para essa etapa de ensino.Storytelling is a pedagogical practice that should be quite used, especially in Early Childhood Education, as it playfully promotes the foundations for the development of oral and written language, world reading, and the acquisition of dialogical communicative processes that recognize each individual in society. However, the main objective of this practice is the experience of literary art through immersion and experimentation. In other words, it aims to foster in children, even in Early Childhood Education, the exposure to and enjoyment of literature as an art form. This practice should be present in the daily activities of Early Childhood Education. However, in order to achieve this, it is necessary to think about how it can enhance the learning process and foster children's reading development. In this regard, the overall objective of this work is to analyze how the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (RCNEI) and the National Common Curricular Base (BNCC) understand and guide the practice of storytelling in Early Childhood Education. To accomplish this, we sought to theorize about the concept of storytelling and its characteristics. Furthermore, we also examined official documents and legislation regarding Early Childhood Education to understand the specificities and unique demands of this stage of education. Through qualitative and interpretive research, we conducted a documentary investigation, using two official documents as sources to collect data about the practice of storytelling. The collected data was analyzed through content analysis and led us to conclude that, although it is a practice that occurs in Early Childhood Education institutions, these documents do not explicitly provide guidance or specific considerations regarding its implementation or contributions to this stage of education.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-20T17:47:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JGO26062023.pdf: 549392 bytes, checksum: d32196acf750ddb06fc956ac38f8c74c (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-20T17:47:37Z (GMT). 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